Siga-nos nas Redes Sociais

Notícias

ONG encaminha email a ministro Zanin pedindo retorno de julgamento da revisão do Fundo de Garantia em 2023

Publicado

em

Por

Img 20231201 Wa0000
Mario Avelino - Presidente do Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador

O Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador pede que o Ministro não demore na entrega do seu voto, para que seja encerrada a ação que já dura 10 anos

Nesta semana, o Presidente do Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador, Mario Avelino, enviou e-mail ao Ministro do STF Cristiano Zanin pedindo que ele dê o seu voto o mais breve possível, para que ainda em 2023, seja concluído o julgamento da ADI 5090/2014, que pede a inconstitucionalidade da TR como índice de Atualização Monetária do Fundo de Garantia. No início de novembro, o Ministro solicitou vista de processo.

Avelino encaminhou também, algumas considerações que já haviam sido feitas ao Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, com um estudo detalhado sobre o processo de revisão. Para Mario Avelino, não justifica tanta demora, pois a ADI 5090/2014, está há quase 10 anos no STF, tendo sido marcado é retirado de pauta por três vezes, entre 2019 a 2021, e esse ano suspenso por 2 pedidos de vista. Reforça ainda, que existem quase 1.4 milhão de ações entre individuais e coletivas, representando aproximadamente 5 milhões de trabalhadores, aguardando a decisão final do STF.

“Na nossa avaliação, acreditamos, que para a decisão final do Supremo Tribunal Federal seja a mais justa e imparcial para os trabalhadores, para os mutuários do Sistema Financeiro da Habitação, para as prefeituras que tem o Fundo de Garantia como uma fonte mais barata para obras de saneamento básico e infraestrutura urbana e para a economia brasileira, é preciso que a TR seja declarada inconstitucional, assim como foi em 2013 para os precatórios e em 2020 para as ações trabalhistas” afirma Avelino no ofício.

Para Mario Avelino, apesar da melhoria do rendimento do Fundo de Garantia a partir de 2025, igualando a Taxa de Juros do Fundo ao da Caderneta de Poupança, o que seria justo, é que pelo menos os trabalhadores que entraram com uma ação até o dia 20/4/2023, recuperem suas perdas. “Trabalhamos para que a decisão do STF seja a mais justa e se conclua o mais rápido possível, para que os trabalhadores que entraram com uma ação na justiça recuperem as perdas do confisco da TR e ao mesmo tempo acabar com o confisco da TR que continua” afirma Avelino, acrescentando que no e-mail enviado pediu que o Ministro não demorasse na entrega do seu voto para que seja encerrada esta ação, para o bem dos trabalhadores e do Brasil.

Ciclone causa danos em dez municípios gaúchos e 200 mil ficam sem luz Leia Mais

Ciclone causa danos em dez municípios gaúchos e 200 mil ficam sem luz

Tornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever Leia Mais

Tornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever

Lista de mortos em operação no RJ evidencia letalidade de jovens Leia Mais

Lista de mortos em operação no RJ evidencia letalidade de jovens

Governo trabalha para liberar FGTS de atingidos por tornado no PR Leia Mais

Governo trabalha para liberar FGTS de atingidos por tornado no PR

#BrazilsBest Institute /divulgação Leia Mais

Astronauta Brasileiro, Marcos Pontes recebe troféu #BrazilsBest Peace Award

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.