Siga-nos nas Redes Sociais

Notícias

Ondas de calor: Energia Solar ganha destaque como solução sustentável e econômica

Publicado

em

Por

Img 20231129 Wa0001
Foto: Divulgação

A instalação de sistemas fotovoltaicos é uma opção financeiramente viável para lidar com o aumento expressivo nas contas de luz e caminho sustentável para enfrentar a crise climática mundial

Nos últimos seis meses, quatro ondas de calor diferentes atingiram o Brasil. A última delas, em novembro, foi considerada a mais forte e registrou novos recordes de temperaturas em diversos estados do país. Já em dezembro, especialistas indicam que as altas temperaturas devem persistir diante da chegada do El Niño e os efeitos do aquecimento global. Esse fenômeno levanta o alerta para o agravamento da crise climática e quais as alternativas economicamente viáveis e sustentáveis para lidar com o calor a longo prazo, afinal, o aumento no consumo de energia elétrica irá impactar no bolso da maioria dos brasileiros.

Diante do aumento expressivo nas contas de luz, a busca por soluções sustentáveis, como a instalação de sistemas fotovoltaicos, torna-se uma possibilidade ainda mais relevante para mitigar tanto o desconforto térmico quanto os impactos financeiros decorrentes do aumento no uso de energia elétrica.

A energia solar, destacada como uma opção sustentável e economicamente viável, apresenta-se como uma resposta direta a esse desafio, afirma Lucas Macedo, CEO da SDB Energia Solar. “Os painéis fotovoltaicos, ao converterem eficientemente a luz solar em energia elétrica, reduzem a dependência de fontes convencionais de energia. Além disso, a energia solar desempenha um papel crucial na redução das emissões de carbono, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável e resiliente diante dos desafios climáticos em curso”.

No cenário de uso generalizado de ar-condicionado e ventiladores, que durante as ondas de calor impõem pressão adicional na infraestrutura elétrica, a energia solar atua descentralizando a produção de eletricidade. Essa descentralização não apenas reduz a carga sobre as redes elétricas, mas também minimiza os riscos de sobrecarga. É nesse sentido que Lucas destaca a adoção de sistemas fotovoltaicos e enfatiza que tanto indivíduos quanto empresas podem conquistar uma maior autossuficiência energética. “Dessa forma, torna-se possível gerar eletricidade internamente para alimentar sistemas de resfriamento e outros dispositivos essenciais durante as ondas de calor”, ressalta.

Vale lembrar que a energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, o que significa que sua utilização contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa. “Em contraste com fontes de energia tradicionais, a energia solar não emite poluentes atmosféricos e ajuda a mitigar os impactos ambientais associados ao aumento na demanda energética e aos efeitos da crise climática”, explica Lucas.

#BrazilsBest Institute /divulgação Leia Mais

Astronauta Brasileiro, Marcos Pontes recebe troféu #BrazilsBest Peace Award

Marina Silva é convidada da estreia de Brasil no Mundo, na TV Brasil Leia Mais

Marina Silva é convidada da estreia de Brasil no Mundo, na TV Brasil

Divulgação Leia Mais

SETCESP anuncia os vencedores da 11ª edição do Prêmio de Sustentabilidade e reforça o compromisso do transporte de cargas com a agenda ESG

diploma Leia Mais

O diploma que muda vidas: como a educação superior transforma futuro, salário e oportunidades no Brasil

Imprensa Leia Mais

Glauber Machado Neves: A Força Aérea Que Garante os Serviços na Amazônia

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.