Oficina gratuita de zine em Vila Velha valoriza a expressão criativa e a autopublicação

Oficina gratuita de zine em Vila Velha valoriza a expressão criativa e a autopublicação

Redação RBN
3 min p/ ler 4.1k já leram
Reya Perovano - Credito DivulgaçãoReya Perovano - Credito Divulgação

A produção de zines — pequenas publicações manuais e criativas — será tema de uma oficina gratuita ministrada pela artista Reya Perovano, no próximo dia 14 de junho (sábado), das 15h às 17h, na Biblioteca Cine Por Elas, localizada em Cristóvão Colombo, Vila Velha. A atividade propõe um mergulho na liberdade de expressão e na autonomia criativa por meio da arte impressa, com foco no público jovem, mas aberta a todas as idades.

Voltada especialmente para jovens leitoras e escritoras da região, a oficina oferece um espaço de criação coletiva, onde participantes podem produzir suas próprias publicações com textos, colagens, quadrinhos, ilustrações e o que mais couber na imaginação. A prática dos zines está profundamente ligada à cultura do “faça você mesmo” e é reconhecida como uma ferramenta acessível e potente de comunicação artística e política.

“Uma oficina de zine serve para ensinar e incentivar a criação de zines, que são pequenas publicações artesanais, muitas vezes feitas à mão, com conteúdos variados como textos, ilustrações, colagens, poesia, quadrinhos, ou qualquer outro formato criativo. Estas oficinas são muito comuns em ambientes educativos, culturais e comunitários. No fim, você pode distribuir seus contos e poemas através de zines, sem ter que publicar um livro”, explica Reya Perovano, oficineira responsável.

Durante a oficina, Reya compartilha técnicas simples de escrita, edição e encadernação, além de fomentar a troca de experiências entre os participantes. A proposta reforça a importância dos espaços de criação coletiva e do acesso democrático à arte, sobretudo em territórios periféricos.

Reya é uma artista não-binária nascida em Vitória e residente em Cariacica. Mestre em Artes pela Ufes, com formação em Artes Visuais e especializações em Arteterapia e Teatro, ela pesquisa as intersecções entre arte, gênero, sexualidade, raça e classe. Já conhecida pelo público do Cine Por Elas, ela retorna à biblioteca comunitária com uma proposta que incentiva a autopublicação como gesto político e criativo.

A ação integra a programação do projeto Biblioteca Cine Por Elas, iniciativa voltada para meninas e mulheres entre 10 e 29 anos da região, com oficinas presenciais, rodas de conversa e encontros literários. O projeto é uma realização do coletivo Cine Por Elas, com recursos do Funcultura e da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult-ES), por meio do edital Diversidade Cultural – Territórios Criativos.

“O coletivo diversificou as opções de atividades para que possa ter mais de uma forma de interessar uma possível leitora ou escritora, seja pela contação de histórias, pela roda de conversa com outras escritoras capixabas, pela oficina de escrita criativa ou pela oficina prática de zine. Todas elas têm um objetivo simples, introduzir essas jovens em um mundo novo em que pode se expressar”, afirma Fabíola Mozine, uma das organizadoras do projeto.

Serviço
Oficina de Zine com Reya Perovano
Data: 14/06/2024 (sábado)
Horário: 15h às 17h
Local: Biblioteca Cine Por Elas
Endereço: Rua Anhanguera, nº 16 – Cristóvão Colombo – Vila Velha (ES)
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScO2p6SO28sCR8pOddBeSmKmESWpzT1_SkCKY59E1cffkDqjg/viewform
Classificação etária: A partir de 16 anos
Vagas limitadas: 20 participantes

Gostou? Compartilhe com amigos!

O que você achou?

Amei 54
Kkkk 19
Triste 11
Raiva 9

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.