Agenda Músical
O que os brasileiros querem presentear em 2025: buscas por vale-presente somam mais de 260 mil e revelam preferências
A praticidade do comércio online e a diversidade de produtos e valores são atrativos que cativam consumidores durante o planejamento para as festas de fim de ano
Segundo a pesquisa, o termo vale-presente registrou um total de 261.600 buscas nos últimos 12 meses, tendo pico de procura em dezembro, com 49.500 buscas. Esse interesse dos usuários conversa com a projeção da GMI, Global Market Insights, organização especializada em pesquisa de mercado e consultoria de gestão, de que até 2034 o mercado de vale-presente cresça anualmente 12,5%, alcançando 2,39 trilhões de dólares.
Como funciona um vale-presente?
Por definição, o vale-presente, ou gift-card, se caracteriza como a opção de dar a uma pessoa a oportunidade de escolher o que quer, dentro de um limite financeiro definido previamente em um cartão. Mas, com o mercado digital, as alternativas extrapolam a transação de compra e venda do comércio tradicional, alcançando o setor de serviços.
Embora o streaming e o transporte sejam variações amplamente conhecidas para uso desse tipo de cartão-presente, existem outras opções diretamente relacionadas a lazer e bem-estar. Entre elas, as viagens, incluindo aluguel de carros e hospedagem, além, ainda, das opções de SPA, com massagens e cuidados de beleza.
Quem presenteia tem a comodidade de analisar com calma e negociar todas as etapas sem sair de casa. Além disso, as chances de investir em algo que desagrade o presenteado são consideravelmente menores. Outra vantagem é que o vale-presente pode ser adquirido através de voucher de programas de pontos ou programas de fidelidade, ampliando as possibilidades de quem presenteia.
Por sua vez, quem ganha o presente precisa registrar o vale com a empresa ligada ao cartão, conferir a validade e se organizar para aproveitar o agrado recebido. Em resumo, é uma modalidade flexível e moderna, entrando como uma das possíveis ideias de presente de natal, excelente para diferentes níveis de relacionamento e ocasiões.
Intenções do consumidor brasileiro
Diante dos eventos sociais típicos nos meses de novembro e dezembro, surgem diferentes oportunidades de presentear. E espera-se que essa troca de presentes seja capaz de proporcionar níveis elevados de bem-estar, visto que, na pesquisa da Esfera, as categorias de praticidade, autocuidado e tecnologia aparecem em posições de liderança.
A concentração nessas frações do mercado reforça a dimensão da intenção das compras online. Não por acaso, o comércio eletrônico representa 44% do total das buscas, sobretudo pela facilidade em procurar, analisar e comparar as opções de produtos. Mesmo assim, é significativa a parcela de outros setores.
- Beleza e cosméticos
Embora apareça na segunda posição do ranking, com 18% do percentual das buscas, esse segmento ostenta uma performance positiva na maior parte das datas comemorativas. Nas confraternizações do final do ano, sua presença se sustenta com força e indica um caminho seguro para quem vai presentear.
- Tecnologia e aplicativos digitais
Retratado por 16%, o nível do interesse em agradar alguém com produtos ou serviços tecnológicos simboliza o equilíbrio entre a praticidade e a funcionalidade do item dado. Até porque, dentro desse universo, pode-se ter acesso a formas de entretenimento e lazer.
- Moda e vestuário
Roupas, bolsas e calçados continuam em alta, e na pesquisa, alcançam 15% das procuras. Grande parte de lojas de departamento e empresas com vitrine online possuem a modalidade de gift-card, sendo bastante atrativas para os consumidores.
- Alimentação e gastronomia
Seja para pedidos em aplicativo, delivery ou consumo para experiência gastronômica em restaurantes, a comida se sobressai como uma cortesia gentil. Reunindo 8% das intenções, lidera a preferência entre aqueles que priorizam a vivência e os sentidos mais do que um objeto.
- Esportes e lazer
Também na sequência de experiências, buscados por 4% dos brasileiros, os presentes relacionados a esportes e lazer combinam os universos físico e digital. Afinal, mesmo quando se trata de um jogo eletrônico, a sensação vivida é única e intransferível.
- Turismo e hospedagem
Por fim, ao menos 2% pesquisaram no Google formas de presentear com uma viagem, seja buscando lugares para passar o ano novo ou por turismo, uma vez que o período coincide com as férias e o recesso de fim de ano. Nesses casos, pontos acumulados e milhas podem ser utilizados para encerrar o ano com momentos de descanso.
O fato é que a variedade disponível no comércio eletrônico e a modalidade de vale-presente facilitam a vida de quem tem muitos compromissos e eventos sociais neste final de 2025, especialmente para quem pretende participar ativamente de atividades como a festa da “firma” ou até o amigo-secreto entre familiares.




