Home Notícias Negócios O que é uma incorporadora? Entenda seu papel no mercado imobiliário
Negócios

O que é uma incorporadora? Entenda seu papel no mercado imobiliário

Envie
Incorporadora De Imóveis
Pixabay
Envie

Você sabe o que é uma incorporadora e como ela atua no mercado imobiliário? Entender o papel desse tipo de empresa será fundamental. E isso principalmente para quem está em busca da realização de um sonho: a casa própria! 

Seja para morar ou investir no mercado imobiliário, ficar por dentro das funções e de como atua uma incorporadora vai proporcionar uma negociação mais segura. Então responda: você está pensando em adquirir um imóvel na planta ou pronto? Se sim, preste atenção nas informações que iremos dar a seguir. 

Além do mais, continue a leitura e veja onde encontrar uma incorporadora em São Paulo para ser mais assertivo no seu investimento. 

Afinal, o que é uma incorporadora? 

Em suma, a incorporadora fica responsável pelo planejamento da construção de empreendimentos imobiliários. Assim sendo, ela vai cuidar de questões super importantes. Isso inclui a escolha do tipo de imóvel, terreno, tamanho das unidades e captação de recursos para viabilizar a obra. 

Dessa forma, a incorporadora pode fazer parcerias com outras empresas, como construtoras e imobiliárias. Ou seja, essa empresa está presente desde a concepção do projeto até o momento da venda dos imóveis. 

Nesse sentido, ela se diferencia das construtoras e imobiliárias. A construtora, por exemplo, fica responsável apenas pela construção do empreendimento. Já a imobiliária tem o foco em vender as unidades. 

Com isso, a incorporadora agrega um conjunto mais amplo de atuação, sendo responsável pela viabilização do projeto. Resumindo, temos o seguinte cenário:

  1. A incorporadora PLANEJA o empreendimento e acompanha até as etapas que envolvem a venda das unidades;
  2. A construtora fica responsável por EXECUTAR a obra. Ela coloca em prática aquilo que foi determinado no projeto viabilizado pela incorporadora;
  3. A imobiliária atua no segmento de VENDA das unidades. Este processo que é feito em parceria ou com acompanhamento da incorporadora. 

Funções de uma incorporadora 

Agora que você já sabe o que é uma incorporadora e, levando em conta o tópico anterior, vamos elencar as funções desse tipo de empresa. 

Planejamento

Questões como qual o tipo de empreendimento e como ele será lançado faz parte das atribuições da incorporadora de imóveis. Assim, a empresa fica responsável por fazer uma análise completa do mercado. Para isso, ela leva em conta as projeções e o público-alvo. 

Dessa forma, ela vai determinar as características básicas do projeto e, a partir daí, desenvolvê-lo da melhor forma possível. A incorporadora também visa atender as exigências mínimas de cada edificação. 

Por exemplo, para um condomínio de luxo, a incorporadora vai determinar o que será necessário para a construção de um imóvel de alto padrão. Depois, o projeto é colocado em prática em parceria com construtoras e imobiliárias, como destacamos anteriormente. 

Administração da obra

A questão orçamentária também fica a cargo da incorporadora de imóveis. Ela vai definir o orçamento e administrar a execução da obra, para ela ser entregue no prazo previsto em contrato. 

Na prática, a incorporadora vai supervisionar a execução do projeto. Nesse caso, algumas incorporadoras ficam responsáveis por essa função, pois também são construtoras. Ou seja, elas planejam e executam o projeto, sem a necessidade de contar com uma construtora “de fora”. Isso agiliza o empreendimento de maneira geral. 

Vender unidades 

Por fim, uma incorporadora pode ficar responsável pela venda das unidades e isso geralmente é feito por meio de parcerias com imobiliárias. Além do mais, a incorporadora atua diretamente na venda quando ela ocorre na planta, ou seja, antes de os imóveis ficarem prontos. Então, agora você já sabe o que é uma incorporadora, mas ainda queremos destacar outros pontos. 

Relação da incorporadora com os clientes

Uma incorporadora em São Paulo ou em qualquer outro estado do Brasil também exerce um papel no que diz respeito à relação com o cliente. 

Na venda de imóveis na planta, ela vai se comprometer com o cumprimento do que foi estabelecido em contrato. Isso envolve, por exemplo, os prazos de entrega e as características dos imóveis. 

Mas a incorporadora também vai verificar se os compradores estão cumprindo com suas obrigações. Ao mesmo tempo, ela obtém capital para a realização do projeto e parcerias nesse sentido são corriqueiras. 

Diante de algum problema, o cliente entrará em contato com a incorporadora e não com a construtora. Assim, ela mantém uma relação mais próxima e baseada na confiança de seus cliente.

Incorporadora em São Paulo: como escolher a melhor?

Então, se você está à procura de uma incorporadora em São Paulo, preze pela experiência e reputação da empresa nesse mercado. Por isso, pode contar com a Setin Incorporadora, atuante há mais de 45 anos nesse segmento. 

Converse com a equipe da Setin, veja as melhores opções de imóveis em São Paulo e como realizar seu sonho de forma eficiente e segura!

A Revolução dos Chatbots e o Papel de Líderes como Amanda Guboglo na Transformação Digital

A Revolução dos Chatbots e o Papel de Líderes como Amanda Guboglo na Transformação Digital

Leia Mais
O Nº1 voltou: Brahma retoma parceria com Ronaldo Fenômeno e relembra conexão da marca com a comemoração mais icônica do futebol

O Nº1 voltou: Brahma retoma parceria com Ronaldo Fenômeno e relembra conexão da marca com a comemoração mais icônica do futebol

Leia Mais
Kdea Construtora entrega mais de 140 salas com excelência

Kdea Construtora entrega mais de 140 salas com excelência

Leia Mais
Transação tributária: um novo tempo entre Fisco e contribuinte

Transação tributária: um novo tempo entre Fisco e contribuinte

Leia Mais
Gileno Leão impulsiona o plano de expansão da Cicopal como Head Comercial

Gileno Leão impulsiona o plano de expansão da Cicopal como Head Comercial

Leia Mais
Envie