Siga-nos nas Redes Sociais

PET

O que é tacrolimus e como ele funciona?

Publicado

em

O que é tacrolimus e como ele funciona?
https://br.freepik.com/fotos-gratis/close-up-de-um-olho-verde-de-um-gato-preto-e-branco_16226451.htm

A pupila dilatada em pets pode ser um problema causado por doenças como catarata ou glaucoma, e o uso de tacrolimus tende a auxiliar na redução do desconforto, pois a sua ação é rápida e funciona para melhorar os olhos dos bichinhos de estimação. Por se tratar de um medicamento, seu uso deve ser feito somente sob orientação profissional para evitar aplicações acidentais em excesso.

É importante saber para que serve tacrolimus e como ele pode auxiliar nos cuidados com os gatos e cachorros, sem causar nenhum problema adverso, como alergias. Com o tratamento certo, o seu amigo vai se recuperar prontamente, e vai estar preparado para se divertir ao seu lado.

O que é tacrolimus e como ele funciona?

O tacrolimus é um colírio indicado por veterinário aos tutores, que devem aplicar o medicamento para tratar do pet. Seu funcionamento ocorre direto no sistema imunológico, e auxilia na produção lacrimal para manter a região ocular devidamente hidratada e sem o risco de securas.

Diversos animais de estimação podem ter problemas oculares, principalmente no envelhecimento, e podem precisar de cuidados especiais. Por isso, pode ser indicado por um profissional o uso do colírio para amenizar sintomas e melhorar a qualidade de vida de cães e gatos.

Para que serve o tacrolimus?

Ele serve para tratar de doenças oculares em pets, ao agir no sistema imune. Por ter ação anti-inflamatória, pode proteger os olhos dos bichinhos. Isto impede a perda parcial ou integral da visão, e pode tornar a rotina do seu amigo ainda mais agradável, saudável e segura.

Pode ser recomendado aplicar o colírio em casos de glaucoma ou conjuntivite, que são alguns dos casos mais comuns. Os sintomas como vermelhidão, pupila dilatada, córnea com mancha e olho inchado podem ser analisados pelos tutores para levar o amigo ao veterinário o mais rápido possível.

Como o tacrolimus é administrado?

A administração do tacrolimus é feita conforme orientação de um veterinário, que, além de explicar o que deve ser feito, vai prescrever a receita para o medicamento ser adquirido. Neste caso, você tem a oportunidade de conversar com a DrogaVET e solicitar a manipulação dos compostos da fórmula.

Não indicamos a aplicação sem antes conversar com um profissional em saúde animal, pois pode ocorrer acidentalmente uma superdosagem. Para evitar isso, recomendamos que o seu amigo seja avaliado primeiro. Dessa forma, o veterinário descobre o que o seu cachorro ou gatinho tem, para o melhor tratamento ser realizado.

Efeitos colaterais do tacrolimus

Além de se preocupar com pupila dilatada em pets, o tacrolimus em excesso causa ardência, desconforto e sensação de calor nos olhos. O colírio não gera nenhum malefício, desde que a utilização seja feita conforme as recomendações. Caso você note algum sintoma estranho, volte ao veterinário imediatamente, porque o seu amigo pode ter algum tipo de sensibilidade aos compostos da fórmula.

Interações medicamentosas com tacrolimus

O tacrolimus não deve interagir com medicamentos para tratar de problemas renais em animais, pois pode agravar os sintomas. Portanto, quando você conversar com um especialista em saúde animal, sugerimos que mencione sobre o cachorro já usar outros remédios e há quanto tempo, pois isto evita a recomendação de um composto que possa fazer mal.

Saber para que serve tacrolimus é importante, pois te auxilia a cuidar cada vez mais do seu amigo e proporcionar uma rotina agradável e divertida. Sempre leve o pet para consultas regulares com o veterinário, pois é por meio deste profissional que problemas visuais vão ser diagnosticados com mais agilidade e os tratamentos vão ser recomendados.

No momento em que você receber a receita com a quantidade ideal de tacrolimus, entre em contato com a DrogaVET para solicitar a manipulação da fórmula. Atuamos com uma equipe especializada e que vai te auxiliar da melhor maneira possível, para resolver o problema de pupila dilatada em pets!

Matt Nelson/Unsplash Leia Mais

Estresse e ansiedade ocorrem com frequência cada vez maior nos cães. Cuidar da saúde emocional dos animais é um desafio crescente para os tutores

Mesmo após outubro, a prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas deve continuar — alerta a Dra. Kimberly Ramos Leia Mais

Mesmo após outubro, a prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas deve continuar — alerta a Dra. Kimberly Ramos

Elias Maurer/Unsplash Leia Mais

Veterinárias obtêm sucesso com fotobiomodulação no tratamento de lesões de pele em felinos

Feira de Adoção Pet movimenta o Multicenter Itaipu em parceria com o grupo Adotar é o Bicho Leia Mais

Feira de Adoção Pet movimenta o Multicenter Itaipu em parceria com o grupo Adotar é o Bicho

Matt Nelson/Unsplash Leia Mais

Estresse e ansiedade ocorrem com frequência cada vez maior nos cães. Cuidar da saúde emocional dos animais é um desafio crescente para os tutores

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.