O histórico do desmatamento e a produção agrícola na Amazônia em debate

É possível produzir e respeitar a floresta ao mesmo tempo? No próximo dia 13 de abril, às 17h a consultoria socioambiental Synergia promove uma live com especialistas e um agricultor local para discutir o histórico do desmatamento e mostrar a realidade de quem vive e produz na região da maior floresta tropical do mundo.

A live tem por base o recém-lançado Volume 2 da série de livros digitais gratuitos, “Amazônia Brasileira: perspectivas territoriais integradas e visão de futuro”, criados pela consultoria socioambiental Synergia e desenvolvidos pelo Centro de Estudos Synergia. No volume 2 de 7 que serão lançados em 2022, os leitores e leitoras são levados a uma reflexão sobre as realidades amazônicas, observando continuidades e descontinuidades entre quatro diferentes tipologias territoriais na região: áreas com ocupação consolidada, áreas sob pressão/arco do desmatamento, áreas conservadas e metrópoles da floresta. O volume aborda também os vetores centrais que vêm direcionando os processos de alteração nas dinâmicas territoriais amazônicas – como o incremento da pecuária, a abertura de estradas, a criação de assentamentos, a grilagem e o avanço do garimpo ilegal, que resultaram no trágico cenário de 20% desse bioma desmatado.

E para comentar essas realidades, nada melhor do quem vive no local o cotidiano amazônico. O agricultor Elido Trevisan, morador de Medicilândia – PA é o convidado principal para o painel e irá compartilhar os seus mais de 50 anos vivendo na maior floresta tropical do mundo (Ele se mudou do Rio Grande do Sul para a região em 1972). Elido irá contar sob seu ponto de vista como a região se modificou nesses anos e o que ele espera para o futuro e como é viver da agricultura no local respeitando a floresta.

Participam da live Terezinha Perna Silva, engenheira agrônoma consultora em atividades agroprodutivas da Synergia e Elisangela Trzeciak, pedagoga, coordenadora de projetos da Synergia, ambas diretamente de Altamira – PA. Também fazem parte da mesa, Mario Vasconcellos, antropólogo, coordenador de projetos e líder do Centro de Estudos Synergia, Gabriela Goulart, MSc em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável especialista em gestão socioambiental da Synergia e Daniel Santos, engenheiro ambiental, consultor da Synergia, diretamente de Belém do Pará.

Para acompanhar a live gratuita, basta acessar o canal da Synergia no Youtube pelo link: https://www.youtube.com/c/Synergiasocioambiental. Para baixar os volumes 1 e 2 da Série Amazônia Brasileira acesse –  https://materiais.synergiaconsultoria.com.br/serie-amazonia-brasileira-todos-os-volumes-inscricao