O maior país da América Latina em extensão territorial e um dos maiores do mundo nesse mesmo aspecto, o Brasil tem mostrado um potencial bastante relevante no campo da tecnologia, impulsionado principalmente por uma combinação certeira de recursos humanos qualificados, um mercado em expansão e uma crescente abertura para inovações e iniciativas digitais. Logo, enquanto o mundo segue avançando na tecnologia, o Brasil tem tentado se posicionar para abraçar tendências emergentes que estão moldando o futuro nestes aspectos. A seguir, entenda alguns dos motivos que levam o Brasil a ocupar seu espaço no segmento da tecnologia.
Transformação Digital
Certamente a transformação digital é um dos pontos que sustentará o futuro tecnológico no Brasil. As indústrias brasileiras estão se adaptando cada vez mais as novas tecnologias, atendendo as novas demandas do mercado com recursos atuais e atualizados. A incorporação da internet das coisas é um exemplo disso, assim como o uso cada vez mais frequente da Inteligência Artificial. Essa transição e mudança no modelo dos negócios não só aumenta a excelência operacional, mas também possibilita a criação de cada vez mais espaços para a inovação.
O setor agrícola, um dos mais rentáveis do Brasil, é um exemplo claro do uso da tecnologia a seu favor. O setor está se modernizando, usando a tecnologia a seu favor e tendo resultados cada vez mais satisfatórios do ponto de vista financeiro – ainda que o país encontre uma série de situações climáticas que podem prejudicar este crescimento. Isso demonstra que a transformação digital veio para ficar e para contribuir para o futuro econômico do país.
Inovação e empresas especializadas
No Brasil, um segmento do mercado tem ganhado cada vez mais espaço nos últimos anos: as Startups. Essas empresas têm foco na inovação e no lançamento de soluções para o mercado – nas mais diversas frentes e áreas. Normalmente possuem poucas pessoas nas equipes e costumam fomentar a criação de produtos especialmente nas áreas de fintechs e healthtechs. No Brasil, cidades como São Paulo, Florianópolis e Recife têm se destacado neste universo.
Além das Startups, outra área que têm se beneficiado da incorporação da tecnologia no mundo dos negócios é a área da sustentabilidade. Com as crescentes preocupações sobre as mudanças climáticas, o Brasil tem se voltado cada vez mais para soluções e propostas ecológicas, para produtos considerados “eco-friendly” e, também, para empresas que demonstram sua preocupação com o meio-ambiente. A tecnologia contribui neste meio por meio da gestão de resíduos, da conscientização popular e, é claro, do mapeamento das áreas desmatadas ou impactadas por algum viés ambiental.
No ramo do entretenimento, a tecnologia também tem impactos diretos. No Brasil, as redes sociais têm ganhado cada vez mais espaço, tornando-se um verdadeiro fenômeno. O Tiktok é um exemplo claro disso, assim como o Instagram, mas estes pontos não são exclusividade do Brasil, Estados Unidos e Indonésia também têm enxergado um crescimento exponencial no número de usuários assíduos das Redes Sociais. Outros países, por sua vez, têm visto um crescimento em outras frentes, como Moçambique, que tem enxergado um crescimento nas casas de apostas e nos Virtuals, como o premier bet moçambique, por exemplo. O mesmo movimento também é visto no Brasil e este segmento tem se tornado cada vez mais comum.
Educação, futuro e cuidados necessários
O futuro da tecnologia no Brasil também depende do quanto o país investirá na educação e na formação de novos talentos. Programas educacionais que reforcem práticas tecnológicas estão surgindo cada vez mais, além é claro da popularização de cursos online com foco em inovação, negócios e tecnologia. Quanto mais profissionais capacitados o Brasil conseguir formar, mais talentos poderá contar no futuro – e certamente cada talento retido no segmento da tecnologia será importante.
Um ponto de atenção para toda a transformação digital que o Brasil tem passado é a segurança da informação. À medida que a tecnologia avança, consequentemente as práticas maliciosas tão crescem e, por isso, o Brasil tem assistido a um crescimento bastante expressivo nas tentativas de golpes, muitos deles pautados no vazamento de dados e informações sensíveis. Por isso, as autoridades e a sociedade de forma geral têm trabalhado em torno de temas importantes, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que objetiva garantir a privacidade e a segurança dos dados. No entanto, para além disso, os usuários de canais digitais possuem uma responsabilidade importante no cuidado de seus dados e informações também no ambiente online.
Conclusão
É inegável que o futuro da tecnologia no Brasil é bastante promissor, repleto de espaço e oportunidades que ainda podem impactar diversos outros setores. Com uma base de talentos considerável, um território gigantesco e cheio de cultura, o Brasil pode e deve seguir investindo em pautas relacionadas à tecnologia, especialmente naquelas que trarão impactos diretos para sua população, como a economia e a sustentabilidade. Governo, setor privado e a população como um todo precisam dar as mãos e caminharem juntos para que o Brasil possa prosperar e assumir cada vez mais um protagonismo quando o assunto é a transformação tecnológica.