Home Estados Bahia Número de leitos para Covid-19 é ampliado em Lauro de Freitas; média de ocupação é de 97% no município
Bahia

Número de leitos para Covid-19 é ampliado em Lauro de Freitas; média de ocupação é de 97% no município

Envie
Default Featured Image
Envie

Com o aumento de casos da Covid-19, a Prefeitura de Lauro de Freitas ampliou o número de leitos das salas amarelas e vermelhas nas unidades de atendimento de urgência e emergência Santo Amaro de Ipitanga (PASAI), no Centro, e UPA de Itinga. Apesar disso, a taxa de ocupação no município atingiu nesta quinta-feira (11), 97% de sua capacidade, com 30 pacientes aguardando regulação para unidades de suporte avançado.

De acordo com a superintendente da atenção especializada da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Allinne Kelly, a ampliação dos leitos faz parte dos esforços da gestão municipal em mitigar os impactos do coronavírus em Lauro de Freitas.

“Na UPA passamos a atender pacientes com Covid-19 e ampliamos  de 16 para 22 leitos. Atualmente, são quatro leitos na sala vermelha e 14 na sala amarela, além de quatro leitos extras. Já no PASAI o acréscimo foi de dez para 18 leitos. A unidade conta com quatro leitos na sala vermelha e sete leitos na sala amarela e mais sete leitos extras”, informou. Allinne acrescenta ainda que os equipamentos são referenciados para atender pacientes com quadros mais graves da Covid-19.

Diante do momento crítico da pandemia do coronavírus, outra medida foi a suspensão dos atendimentos a pacientes com sintomas gripais e respiratórios no Pronto Atendimento Nelson Barros, no Centro. “A unidade foi direcionada a pacientes com sintomas de outras patologias como, por exemplo, crises hipertensivas e diabetes. Devem procurar a unidade Nelson Barros, pacientes acometidos por causas externas, lesões ou outros agravos de baixa complexidade”, disse.

Allinne explica que as medidas são formas estratégicas para tentar conter o avanço da curva de contaminação. “A intenção é separar os pacientes com sintomas de outras doenças não relacionadas à Covid-19 para que não haja contaminação dentro das unidades. Com esses esforços, aliados a outras medidas tomadas pela gestão como à restrição de circulação noturna e de suspensão de atividades não essenciais, devemos baixar a taxa de ocupação dos leitos em nossa cidade. Isso é fundamental porque a reabertura das atividades, enquanto a vacina não chega em quantidade suficiente pra imunizar a maioria da população, fica ligada à taxa de ocupação dos leitos”, ressaltou.

Cinco gripários reforçam atendimentos à Covid-19

Desde o início da pandemia, em março de 2020, Lauro de Freitas destinou cinco Unidades de Saúde da Família (USF) para serem referências no atendimento a pacientes com síndromes gripais e respiratórias com sintomatologias leves.

As USF Chafariz, no Centro; Espaço Cidadão e São Judas Tadeu, na Itinga; Irmã Dulce, em Portão; e a USF Caji/Vida Nova funcionam de segunda a sexta-feira das 7h às 16h, oferecendo a população suporte clínico.

“Essas unidades estão prontas para atendimento a pacientes com sintomas leves da Covid-19. Orientamos que as pessoas continuem usando máscaras e intensificando a higienização das mãos para evitar o contágio’, destacou Allinne.

Em breve o Hospital Metropolitano e o Costa dos Coqueiros serão abertos para ampliar a quantidade de leitos clínicos e de UTI no município.

Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Leia Mais
Prefeita assina ordem de serviço para requalificação do Hospital Jorge Novis

Prefeita assina ordem de serviço para requalificação do Hospital Jorge Novis

Leia Mais

Prefeitura realiza ação de limpeza de rio em Vilas do Atlântico

Leia Mais
Mais de 200 artistas se preparam para apresentar a Paixão de Cristo da Bahia, em Lauro de Freitas

Mais de 200 artistas se preparam para apresentar a Paixão de Cristo da Bahia, em Lauro de Freitas

Leia Mais
Prefeitura dialoga com comissão de pastores de Itinga

Prefeitura dialoga com comissão de pastores de Itinga

Leia Mais
Envie