Home Entretenimento Teatro Núcleo Atômico estreia espetáculo infantojuvenil “A Máquina do Mundo” no Teatro Arthur Azevedo
Teatro

Núcleo Atômico estreia espetáculo infantojuvenil “A Máquina do Mundo” no Teatro Arthur Azevedo

Envie
Default Featured Image
Envie

De 03 à 25 de setembro de 2022, sábados e domingos às 16 horas, com entrada gratuita, o Núcleo Atômico estreia seu novo espetáculo infantojuvenil “A Máquina do Mundo (Abeni e o mistério que veio do espaço)”, no Teatro Arthur Azevedo, que fica na Avenida Paes de Barros, 955, no Alto da Mooca, Zona Leste de São Paulo – SP. E nas quartas-feiras, dias 14 e 21 de setembro, às 10h e 14h30, haverá apresentações gratuitas, seguidas de rodas de conversa

O espetáculo convida crianças e jovens a se conectarem com a Ciência, valorizando o protagonismo de mulheres cientistas, e com os saberes ancestrais dos povos originários, como uma forma de encontrar caminhos que ajudem a preservar o Planeta para as futuras gerações.

Em “A Máquina do Mundo” um pedaço de lixo espacial cai no riozinho do bairro e faz com que a menina Abeni, que também anda perdendo alguns parafusos, se questione porque ela e o planeta estão se desmontando. Ao tentar descobrir sobre as transformações que estão acontecendo, ela acaba transitando por outras histórias como a de Nia, a dona do sebo e professora, e a de seu próprio pai, um grande contador de histórias que deixou o Pará para viver em São Paulo.

Personagens de gerações diferentes que têm em comum a ludicidade da infância, o olhar de descoberta vivo no coração e uma forte ligação com o Planeta. Narrativas ligadas de alguma forma à natureza, que se encontram como se fossem rios e, ao se tocar, seguem em comunhão rumo ao mar.

Em “A Máquina do Mundo”, o Núcleo Atômico reflete sobre temas relacionados à eco-ansiedade, que é quando as pessoas se sentem inseguras com relação ao futuro do planeta. Um misto de sensações causadas por questões climáticas que tem atingido pessoas em todo mundo, principalmente crianças e jovens, gerando impactos psicológicos significativos.

“Para os povos originários, nós somos o planeta. Portanto, se o planeta não está bem, nós também não estamos. E diante do atual contexto em que vivemos, como lidar com esse misto de sentimentos, muitas vezes ligados a uma sensação de impotência em relação aos caminhos que o mundo contemporâneo escolhe? Como agir? Quais conhecimentos e parcerias temos para nos acompanhar nessa trajetória?”, comenta o Núcleo Atômico.

Trazendo a Ciência como uma dessas parceiras, o projeto reflete sobre o espaço deste tipo de conhecimento em nossa vida, principalmente no que se refere às pesquisas feitas por mulheres. E ressalta a importância de inspirar as crianças, acima de tudo as periféricas, a acreditar que ser cientista pode ser possível, independente de gênero, etnia/raça ou classe social.

“É um convite para as crianças se aventurarem em seus questionamentos. Pensar se a Terra é um organismo vivo, se a água que corre na Amazônia é a mesma de São Paulo, onde estão os rios e até se tecnologia é o mesmo que ciência. Queremos inspirar as crianças a manterem esse olhar curioso na vida adulta e seguir em descobertas que podem mudar o mundo”, finaliza o Núcleo Atômico.

Sobre o Núcleo Atômico

O Núcleo Atômico foi criado em 2017 por artistas que se reuniram para atuar na intersecção de diferentes linguagens e na arte-educação. Desde a sua criação o grupo já foi premiado com o edital Territórios de Cultura, da Secretaria de Cultura de Santo André, realizou apresentações em parceria com a Casa do Povo, SESC Bom Retiro, EMIA Aron Feldman, Festival Bike Arte Gira, entre outros.

Com o projeto ARte pARa ter AR, promove oficina de escrita criativa, compartilhamento de poemas de autoras contemporâneas e leituras de peças teatrais.

Em 2021, o grupo realizou “Disseram que eu (não) podia”, uma série de narrativas orais sobre mulheres do mundo que mudaram a história. E em novembro do mesmo ano, lançou o projeto “Parafusos”, uma peça-filme infantojuvenil transmitida, em formato de websérie, em parceria com o Centro Cultural São Paulo, e posteriormente, realizou exibições em espaços culturais do ABCDMRR para crianças e jovens.

As ações fazem parte do projeto “Das Encruzilhadas”, contemplado no 14º Prêmio Zé Renato.

Mais informações: www.facebook.com/nucleoatomicoarte e www.instagram.com/nucleo.atomico

FICHA TÉCNICA – Elenco: Audrey Bessa, Beth Castro, Bruno Lourenço, Kenan Bernardes e Marina Esteves | Texto: Cristina Santos e Tadeu Renato | Direção: Valéria Rocha | Assistência de Direção: Tadeu Renato | Preparação Vocal e Direção Musical: Bel Borges | Cenografia: Lívia Loureiro | Figurino: Thaís Dias | Desenho de Luz: Fe_menino | Preparação Corporal e Máscaras: Cleydson Catarina | Designer Gráfico: Murilo Thaveira | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini |Material Pedagógico: Cintia Martinelli, Juliana Martins e Valéria Rocha | Produção geral do projeto: Núcleo Atômico: Audrey Bessa, Tadeu

Renato e Valéria Rocha | Assistente de produção: Talitha Senna

SERVIÇO: “A Máquina do Mundo (Abeni e o mistério que veio do espaço)”

Com Núcleo Atômico

Classificação Livre – Gratuito

Gênero: Teatro infantojuvenil

Sinopse: Um pedaço de lixo espacial cai no riozinho do bairro e faz com que a menina Abeni, que também anda perdendo alguns parafusos, se questione porque ela e o planeta estão se desmontando. Curiosa e imaginativa, ela tenta descobrir como mulheres cientistas trabalham. Nesta jornada de descobertas, ela encontra as águas da história de Nia, a dona do sebo, que quando criança descobriu as letras e o prazer de ensinar a própria mãe a ler, e hoje dança com os livros, com as crianças e com a árvore-memória que mora em seu quintal. As águas desse enredo também recebem outro afluente: Jorge, o pai de Abeni, um grande contador de histórias que deixou o Pará e veio para São Paulo viver uma aventura de seguir caminhos de rios até encontrar o mar. Três rios de histórias que se apertam e se afrouxam na fluência da vida. Duração: 60 minutos

Quando: 03 a 25 de setembro de 2022 – Horários: sábados e domingos, às 16h

E nas quartas-feiras, dias 14 e 21 de setembro, as apresentações serão às 10h e 14h30, seguidas de rodas de conversa

Onde:  Teatro Arthur Azevedo na Mooca – Endereço: Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca, São Paulo – SP, 03115-020 – Telefone: (11) 2604-5558

Inscreva-se para receber notícias sobre Teatro

Envie

RBN Stories