Siga-nos nas Redes Sociais

Educação

Novo Ensino Médio entra em vigor a partir de 2022

Publicado

em

Default Featured Image

Ministério da Educação divulgou o cronograma, que se estende até 2024

A área da educação foi duramente desafiada durante o auge da pandemia. De uma hora para outra, as escolas de ensino médio e ensino fundamental precisaram migrar para o mundo virtual e adaptar as aulas. Professores e alunos aprenderam aos poucos a lidar com os desafios do chamado “novo normal”. Agora, com o avanço da imunização em todo o país, algumas instituições começam a receber de volta os alunos, que terão de encarar outra grande mudança: o novo ensino médio.

Em julho deste ano, o Ministério da Educação divulgou no Diário Oficial da União (DOU), através da Portaria Nº 521, o cronograma para a implementação do Novo Ensino Médio. A partir de 2022, escolas das redes pública e privada do país já funcionarão conforme o novo modelo proposto. A ideia é que seja uma transição gradual, que iniciará com a primeira série do ensino médio já no ano que vem, a segunda série, em 2023, e a terceira série, em 2024.

Entenda as mudanças

Através de uma nova organização curricular, respeitando o que consta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que rege as normas para as redes de ensino, o Novo Ensino Médio dará ao aluno a oportunidade de escolher, a partir de itinerários formativos, as matérias do ensino médio com que mais se identifica, podendo se aprofundar em determinada área do conhecimento. São eles: Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional (FTP).

A carga horária mínima também mudou. Das atuais 800 horas, os estudantes terão de cumprir, a partir do ano que vem, mil horas anuais. Aliás, a implementação de escolas em tempo integral também é um projeto do Ministério da Educação desde 2017 (Portaria Nº 727/13 de junho de 2017). Embora o Novo Ensino Médio não estabeleça que as instituições de ensino passem a adotar o ensino médio integral, indica que essas matrículas sejam ampliadas.

As mudanças previstas atendem a uma demanda antiga e visam promover uma educação de qualidade, que leve em conta a realidade do aluno fora da escola. A ideia é que os estudantes ganhem autonomia para trilhar um caminho profissional desde o ensino médio. Para o ministro da Educação Milton Ribeiro, “precisamos dar uma resposta aos nossos jovens do presente para o futuro. O que fizemos agora vai refletir lá no futuro”.

Veículos da EBC fazem cobertura especial do Enem 2025 neste domingo Leia Mais

Veículos da EBC fazem cobertura especial do Enem 2025 neste domingo

CurtaENEM encerra ciclo 2025 com evento no MAR Leia Mais

CurtaENEM encerra ciclo 2025 com evento no MAR

Crédito:narith_2527/iStock Leia Mais

Quais os temas de redação mais pesquisados no Google para o Enem 2025?

Sistema Nacional de Educação: Lula sanciona lei e meta é universalizar ensino Leia Mais

Sistema Nacional de Educação: Lula sanciona lei e meta é universalizar ensino

Divulgação Leia Mais

Parceria entre MB e PUC Paraná aprimora plataforma de biblioteca digital

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.