Home Tecnologia Nova obrigatoriedade na entrega de mercadorias: entenda as mudanças do CTe
Tecnologia

Nova obrigatoriedade na entrega de mercadorias: entenda as mudanças do CTe

Envie
Img 20231025 Wa0092
Foto: Divulgação
Envie

Com a chegada do CTe 4.00 (Conhecimento de Transporte Eletrônico) pelo Conselho Nacional de Política Fazendária acontecerão mudanças no transporte de mercadorias. A versão 4.00 conta, agora, com uma obrigatoriedade fiscal em caso de insucesso da entrega de itens e mercadorias ao destinatário, com novos eventos a serem registrados e entregues à Receita Federal. A versão está disponível desde fevereiro de 2023 e, a partir de fevereiro de 2024, com o encerramento da versão 3.00, será obrigatória a todos os contribuintes.

Segundo Rosivani Coffani, consultora de impostos da IOB, smart tech que entrega conteúdo de legislação e sistemas de gestão contábil e empresarial, foi criado o registro de Insucesso na Entrega do CT-e, realizado pelo transportador.

“Na prática, ele substitui a indicação de retorno no verso do conhecimento de transporte por meio do DACTE. Agora, será realizado de forma digital, garantindo maior segurança ao destinatário e transportador”, explica a consultora de impostos da IOB.

O novo evento é válido somente para Conhecimento de Transporte de Cargas, no qual o transportador será o autor responsável pelo evento. A novidade refere-se ao retorno de mercadoria não entregue ao destinatário por diversos motivos, como a recusa no recebimento do item, dificuldade de acesso ao local de entrega ou ausência de destinatário.

Com a mudança, os contribuintes de ICMS (Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços) deverão se adaptar ao novo formato para estar em conformidade com a legislação. Em fevereiro de 2024, somente serão aceitos as operações realizadas por meio dos eventos criados para o registro de insucesso na entrega, declarando os motivos que impediram a conclusão do serviço de transporte e a entrega da mercadoria.

O IOB Emissor, solução de emissão de documentos eletrônicos, já adaptado a versão 4.00 do CT-e, registra o insucesso na entrega em poucos cliques, declarando os motivos que impediram a conclusão do serviço de transporte e o transmite para o ambiente próprio da Sefaz (Secretaria da Fazenda e Planejamento), facilitando que o item seja retornado com segurança.

Coffani também destaca que, além do evento de insucesso na entrega do CT-e, outros foram criados para contemplar os procedimentos seguintes ao insucesso, são eles:

1. Insucesso na Entrega da NF-e: Registro da impossibilidade da entrega da mercadoria, pelo remetente, mediante a declaração dos motivos que impediram a conclusão do serviço de transporte. Inciso XXIV do §1º da cláusula Décima Quinta-A, ao Ajuste 07/05, na redação do Ajuste 58/222.

2. Cancelamento do Insucesso na Entrega da NF-e: Registro de que houve o cancelamento do registro de insucesso na entrega da mercadoria pelo remetente. Inciso XXV do §1º da cláusula Décima Quinta-A ao Ajuste 07/05, na redação do Ajuste 58/222.

3. Insucesso na Entrega do CT-e: Registro da impossibilidade da entrega da mercadoria, pelo transportador, mediante a declaração dos motivos que impediram a conclusão do serviço de transporte. Inciso XXIII do §1º da cláusula Décima Oitava-A do Ajuste 09/2007, na redação do Ajuste 50/222. Inciso XXVI do §1º da cláusula Décima Quinta-A, ao Ajuste 07/05, na redação do Ajuste 58/222.

4. Cancelamento do Insucesso na Entrega do CT-e: Registro de que houve o cancelamento do registro de insucesso na entrega da mercadoria pelo transportador. Inciso XXIV do §1º da cláusula Décima Oitava-A do Ajuste 09/2007, na redação do Ajuste 50/222. Inciso XXVII do §1º da cláusula Décima Quinta-A, ao Ajuste 07/05, na redação do Ajuste 58/222.

IOB. Poder para transformar
A IOB é uma smart tech que reúne o melhor de dois mundos: conhecimento e tecnologia. Um universo de possibilidades construído por mais de 1 mil colaboradores, que potencializam o dia a dia de mais de 130 mil clientes entre micro, pequenas, médias e grandes empresas de diversos setores econômicos e empresas de contabilidade. Referência nas áreas fiscal, contábil, tributária, trabalhista, previdenciária e jurídica, se destaca pela credibilidade e tradição aliadas a soluções tecnológicas, humanizadas e centradas individualmente em cada um de nossos clientes. A marca também é dona do IOB 360, que transforma o dia a dia dos contadores por meio de experiências completas.

Capacitação em IA dispara e universidades brasileiras se adaptam a nova realidade

Capacitação em IA dispara e universidades brasileiras se adaptam a nova realidade

Leia Mais
Social media: principais novidades do Instagram para 2025

Social media: principais novidades do Instagram para 2025

Leia Mais
Instituto Atlântico reforça protagonismo em Inteligência Artificial durante seminário nacional sobre LLMs

Instituto Atlântico reforça protagonismo em Inteligência Artificial durante seminário nacional sobre LLMs

Leia Mais
IA na saúde: setor se prepara para regulamentação prevista ainda em 2025

IA na saúde: setor se prepara para regulamentação prevista ainda em 2025

Leia Mais
Redes Cordiais e Agência Cuíca lançam guia de influência responsável para a COP30

Redes Cordiais e Agência Cuíca lançam guia de influência responsável para a COP30

Leia Mais
Envie