Siga-nos nas Redes Sociais

Esportes

Nos pênaltis, Trem fatura bi no Amapaense, último estadual de 2022

Publicado

em

Por

Default Featured Image

Os 27 campeões estaduais de 2022 já são conhecidos no futebol brasileiro. O último a integrar a relação foi o Trem, ao conquistar o título amapaense na noite da última segunda-feira (26), ao derrotar o Independente nos pênaltis, por 9 a 8, após empate por 1 a 1 no tempo normal no Zerão, em Macapá.

A Locomotiva passa a integrar um grupo de 15 clubes brasileiros que levantaram o troféu estadual de forma consecutiva neste ano. Foi o segundo título seguido da equipe rubro-negra, que chegou a sete na história do Amapaense, sendo o quinto na era profissional do campeonato, iniciada em 1991 – entre 1944 e 1990, o torneio era considerado amador.

O título credencia o Trem às disputas das Copas Verde e do Brasil, além da Série D do Campeonato Brasileiro de 2023. Será o segundo ano consecutivo da equipe rubro-negra como representante do Estado nos torneios nacionais. Em 2022, os amapaenses caíram na primeira fase da Copa do Brasil e da Série D. Ainda não há definição sobre a realização da Copa Verde neste ano.

O Trem saiu na frente aos 18 minutos do primeiro tempo, com o meia Tharcio cobrando falta. Antes do intervalo, a partida ficou quase 40 minutos paralisada, devido à forte chuva que desabou em Macapá e encheu o Zerão de poças. Na etapa final, aos 22 minutos, o atacante Joilson Lukaku, de cabeça, empatou para o Independente. A decisão foi para os pênaltis. Coube aos goleiros decidirem, após a igualdade em por 8 a 8. Dida, da Locomotiva, converteu a cobrança e defendeu o chute de Lucas Diniz, assegurando a taça aos rubro-negros.

Além do Trem, outros nove times foram bicampeões estaduais em 2022: Manaus (Amazonense), Atlético-BA (Baiano), Brasiliense (Brasiliense), Real Noroeste (Capixaba), Cuiabá (Mato-Grossense), Campinense (Paraibano), Náutico (Pernambucano), Sergipe (Sergipano) e Tocantinópolis (Tocantinense). O Sampaio Corrêa e o Atlético-MG levaram as taças maranhense e mineira, respectivamente, pelo terceiro ano consecutivo. O Fortaleza conquistou o Cearense pelo quarto ano seguido, enquanto o Grêmio foi penta no Gaúcho. A maior dinastia, no entanto, é a do São Raimundo em Roraima: sete títulos em sequência.

Ag. Brasil

Ismael Marques / Divulgação Leia Mais

Atleta da APA Petrolina conquista ouro no salto em distância nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens no Chile

Luiz Doro / @dorofoto / HT Sports Leia Mais

Inscrições para o Circuito de Corridas CAIXA Vitória terminam nesta terça-feira (4)

Foto: E-Vibe Rush/Divulgação Leia Mais

Rush, a nova e-bike da Caloi chega para conquistar as cidades e transformar a mobilidade urbana

Bruno Farias / Cross Urbano CAIXA Leia Mais

Cross Urbano CAIXA encerra temporada com campeões e 1.000 atletas no Parque Olímpico, no Rio

Luiz Doro / @dorofoto / HT Sports Leia Mais

Atleta da APA Petrolina é campeão do Circuito CAIXA em Fortaleza

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.