Home Vagas Concursos Norte e Nordeste lideram buscas por concursos públicos no Google, aponta Gran Cursos Online
Concursos

Norte e Nordeste lideram buscas por concursos públicos no Google, aponta Gran Cursos Online

Envie
Default Featured Image
Envie

A estabilidade financeira e benefícios vantajosos fazem com que a procura por cargos públicos continue em alta em algumas regiões do país

O Norte e o Nordeste do Brasil foram as regiões que mais buscaram por “concurso público” no Google no mês de outubro deste ano. É o que aponta um levantamento realizado pelo Gran Cursos Online, empresa especializada em educação e capacitação para concursos públicos, que considerou todo o mês para a análise. Um cargo público oferece a possibilidade de estabilidade financeira além de crescimento profissional.

O estado que mais buscou por concursos públicos foi o Acre, seguido por Rondônia, Paraíba, Roraima, Sergipe, Piauí, Pará e Ceará. No ano anterior, o Norte e o Nordeste também lideraram a lista, demonstrando uma tendência estável nessas regiões na procura por concursos públicos. A ordem dos estados mudou um pouco, mas o Norte e Nordeste continuam em peso no topo da lista. O Distrito Federal, na região Centro-Oeste do país, também aparece no ranking nos dois anos analisados. Confira a lista comparativa dos 10 primeiros estados: 

Estados que mais pesquisaram por concursos públicos no Google
outubro/2021 outubro/2020
Acre Sergipe
Rondônia Pará
Paraíba Paraíba
Roraima Rio Grande do Norte
Sergipe Rondônia
Piauí Acre
Pará Distrito Federal
Ceará Piauí
Distrito Federal Ceará
Amapá Roraima

(Fonte: Gran Cursos Online com dados de Google – análise de 01 a 31 de outubro de 2021)

“Muitos procuram concursos públicos pela estabilidade que um cargo ou emprego público pode dar. A pandemia impactou os brasileiros com uma grande crise econômica. Milhares de pessoas perderam seus empregos e entenderam que trabalhar para empresas privadas, muitas vezes, não oferece a estabilidade desejada”, explica Gabriel Granjeiro, diretor-presidente do Gran Cursos Online.

Já um profissional concursado só pode ser dispensado por causas graves. É possível então alcançar uma estabilidade financeira e ter certeza que o dinheiro vai chegar no final do mês. Assim, quem conquistou um cargo público pode fazer planos com mais segurança, como investir nas viagens dos sonhos ou até mesmo na compra de um imóvel.

De acordo com um relatório do Banco Mundial, os funcionários públicos chegam a ganhar salários até 70% superiores do que funcionários que atuam no setor privado. Outro diferencial é não precisar de indicação ou contatos para um cargo. No concurso público, todos os candidatos têm chances iguais e dependem do seu próprio desempenho nas provas e preparação para o cargo. Também não é necessário comprovar experiência prévia. O funcionário público conta com os direitos previstos na CLT bem como reajuste salarial garantido.

Além dos benefícios financeiros, um cargo público apresenta a possibilidade de crescimento profissional muitos cargos oferecem plano de carreira. Também é possível prestar novo concurso público para um melhor cargo no futuro. Um profissional concursado ainda conta com condições especiais de aposentadoria. Para os que se empolgaram com a possibilidade ou os que já estão procurando por concursos públicos, o ideal é encontrar uma vaga que encaixe nas aspirações profissionais. É importante ler o edital e ficar atento às datas de inscrição e provas. Para o estudo, é sempre importante verificar como foram as provas passadas para se ter uma ideia da abrangência do conhecimento requerido.

Envie
Artigos Relacionados
Default Featured Image
ConcursosEstágioVagas

Setor público: como dar início à carreira pública?

Além de concursos públicos, existem outras formas de ingressar no setor Muitos...

Default Featured Image
Concursos

Concursos jurídicos mais cobiçados para 2022, segundo Gran Cursos Online

Com remunerações de até R$35 mil, certame do Senado Federal é um...

Default Featured Image
Concursos

Com prova prevista para janeiro de 2022, buscas pelo concurso IBGE crescem mais de 3.800% em outubro

Um cronograma extraoficial aponta inscrições em dezembro, provas em janeiro, contratação em...