Em operação de ordenamento realizada nos bairros da Federação e Doron, em Salvador, a Neoenergia Coelba removeu mais de duas toneladas de fios de telefonia e internet que estavam instalados de forma irregular nos postes da concessionária. Somente nesta ação, os técnicos da distribuidora percorreram cinco ruas e fiscalizaram 37 postes nas localidades. Os cabos retirados representavam risco à segurança da população e ao fornecimento de energia da região.
Na Federação, as equipes da distribuidora contaram com o apoio da Prefeitura de Salvador e vistoriaram as estruturas das ruas Engenheiro Jaime Zaverucha, Engenheiro Almiro Queiroz e Engenheiro Rubens Pires Ferreira. Somente no bairro, aproximadamente 1,5 tonelada de cabos foram removidos. Já em Doron, os técnicos fiscalizaram as ruas Eugênio Ribeiro e Tidália Menezes, removendo mais de 600 quilos de fios irregulares.
Informada com antecedência para as empresas de telefonia e internet, a ação foi necessária para garantir que os fios de telecomunicações instalados nos postes não representem risco de segurança para a população e prejuízo ao fornecimento de energia elétrica dos bairros. Os provedores de internet e telefonia tiveram um prazo estipulado para realizarem as adequações e as empresas que não cumpriram tiveram as redes irregulares removidas.
Além dos fios instalados de forma irregular pelas empresas que possuem cadastro com a Neoenergia Coelba, existiram, ainda, situações de clandestinidade, quando provedores de internet instalam a fiação à revelia da distribuidora, sem qualquer comunicação e fora de todos os padrões técnicos de segurança.
Regularização
A Neoenergia Coelba disponibiliza um canal de atendimento direto para que empresas de telefonia e internet que atuam, ainda, de forma irregular, possam se regularizar junto à distribuidora. O processo de regularização – que se inicia com a declaração de todos os postes já utilizados, é realizado online através do Geos, plataforma disponibilizada temporariamente para as empresas de telefonia e internet em regularização.
Caso as operadoras tenham alguma dúvida sobre o processo, a Neoenergia Coelba disponibilizou em seu site (www.neoenergiacoelba.com.br), na aba Atendimento -> Compartilhamento de Postes, uma página com as informações necessárias para a regularização das empresas.
A Neoenergia Coelba ressalta que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas 001/1999 e 002/2001, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP), 004/2014 da Aneel e Anatel e 797/2017, da Aneel. De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas e atender às normas técnicas e comerciais específicas.