Conecte-se conosco

Saúde

Não tenha mais dúvidas: entenda a diferença entre calorias e kcal

Publicado

em

Nutricionista ortomolecular ressalta as principais diferenças entre os termos

Muito se questiona sobre a diferença entre kcal e calorias, bem como suas utilidades e como se complementam. Calorias, especificamente, são uma medida de energia, referindo-se à quantidade existente em bebidas e alimentos, assim como a quantidade de energia queimada na prática de exercícios, por exemplo. Essa energia, contudo, também pode ser medida em quilocalorias (kcal) e quilojoules (kj), podendo criar uma certa confusão caso você esteja contando calorias ou comparando o conteúdo calórico de bebidas e alimentos.

A nutricionista Luciana Harfenist (@lucianaharfenist)referência em Nutrição Ortomolecular/Funcional, gastronomia e pioneira na área de cursos e congressos nutricionais, explicou com detalhes o que são calorias e como elas se comparam com kcal e kj, assim como a forma ideal de conversão entre as duas.

De acordo com a nutricionista, tratando-se de calorias, elas variam em pequenas ou grandes: A caloria (“c” minúsculo é denominado por caloria-grama), que seria a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura em 1 grama de água em 1° C, visto que essa unidade é muito pequena quando nos referimos a energia corporal. A Caloria (“C” maiúsculo é denominado por quilocaloria) seria o equivalente a 1.000 calorias, sendo usada ordinariamente no metabolismo energético.

Ela explica que o calor é um produto de quase toda a energia liberada pelo corpo, e a taxa metabólica é normalmente expressa em taxa de liberação de calor durante as reações químicas. Para isso, utiliza-se uma unidade responsável por expressar a quantidade de energia liberada pelos alimentos. “Nos rótulos de alimento e nas dietas, por exemplo, é comum nos referirmos como “calorias”, mas o correto deveria ser “quilocalorias””, ressalta.

Para cessar esta confusão, por uma convenção, ao invés de falar que uma pessoa precisa de 2.500.000 calorias/dia (2.500 x 1000 quilocalorias ou Calorias) é preferível dizer que seriam 2.500 quilocalorias/dia. Na nutrição não há necessidade de convertê-los, já que 1 quilocaloria (1.000 calorias) é igual à 1 Caloria na nutrição (Kcal).

As calorias também podem ser representadas em quilojoules (kJ), considerando que uma caloria (kcal) é igual a 4,18 kJ ou 4.184 joules (J). A conversão de calorias em kJ, por sua vez, é feita pela sua multiplicação em 4,18.

“É recomendável atentar-se nos rótulos de alimentos, que trazem de forma correta os conteúdos energéticos dos alimentos em kcal ou kJ, mesmo que em pequenos casos estejam sinalizadas como “Caloria Nutricional – Cal”, apesar de o termo ser utilizado apenas por alguns profissionais da saúde e gerar mais confusão”, finaliza Dra. Luciana.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA