conecte-se conosco

Estilo e Vida

“Não se preocupe, o que é seu está guardado.”

Avatar

Publicado

em

Tal expressão é corriqueira usada quando se refere ao desejo e a angústia nutrida pela pessoa quando alimenta o desejo de conquistar algo ou alguém. O neurocientista e filósofo Fabiano de Abreu mostra que é possível ter o que se idealiza, mas isso não demanda tanta força para acontecer como se imagina.

Em um planeta com mais de sete bilhões de pessoas, é até difícil entender como em meio a tanta gente a solidão ainda se faz presente de modo tão intenso. Se for analisar bem o que rege o ser humano, basta entender que não é necessário gastar muita energia para encontrar a “cara-metade”, afinal, como destaca o neurocientista e filósofo Fabiano de Abreu, “quando as pessoas têm afinidades verdadeiras, elas se unem sem esforço. As conexões se fortalecem. E o ‘destino’ se cumpre”, destaca.

É interessante observar que mesmo que o ser humano passe por diversas experiências que o levam a vivências em lugares diferentes, ele nunca estará sozinho. Afinal, como explica Abreu, “os relacionamentos e situações que precisam ficar, sempre ficam, e não há a necessidade de forçar amores, trabalhos, e caminhos, tudo acontece e se encaixa naturalmente”.

Com o passar do tempo, a experiência se soma a algo tão valorizado e essencial, que é a maturidade. “E com ela, passamos a deixar ir o que não serve mais, e a nos abrir a tudo o que é verdadeiro”, orienta o também psicanalista.

Mas, como usar a maturidade para estabelecer os relacionamentos? Simples, destaca Fabiano: “Essa tal maturidade consiste em utilizar a inteligência como uma habilidade mental para aprender com a experiência. Aprendemos a nos adaptar a novas situações, compreendemos e gerenciamos conceitos antigos e um tanto quanto abstratos para usarmos o conhecimento adquirido e as lições da vida para nos autoconhecer e aceitar a vida como ela é”.

Quando estamos prontos para uma nova relação, seja sujeito x objeto, ou sujeito x sujeito, é o momento da vida em que tudo conspira a favor desta união ser estabelecida, acredita Fabiano de Abreu. “O grande caleidoscópio da vida colabora para o encaixe perfeito das figuras em ação, nesse grande quebra cabeça que é a vida. E estamos sujeitos a ação e reação”.

Vale lembrar que os relacionamentos afetam diretamente a saúde mental, e cada um deles traz um crescimento a mais quando se fala no desenvolvimento da maturidade emocional, detalha o neurocientista. “Tudo nessa vida está intrinsecamente ligado aos relacionamentos que travamos e suas qualidades, o que nos leva a uma saúde integral ou a um adoecimento generalizado”.

Mas por que isso acontece? A razão, de acordo com o neurocientista, é que “Somos todos seres de afetos, o quanto você afeta e quanto é afetado pelo círculo relacional, construindo o grande comboio social da corrente humana. O que tem que ser seu, lhe chega e se apresenta em forma de potencial, cabe a você colaborar com a sorte fazendo desse encontro algo profícuo”, salienta.

Diante disso, um conselho para viver plenamente os melhores momentos da vida é abraçar o acaso e ser feliz, completa Abreu. “Se você estiver no lugar certo, com a pessoa certa, não deixe fechar a janela da oportunidade, fale a coisa certa, pois ouvirá certamente também, a coisa certa”.

Além disso, é natural do ser humano nutrir o desejo de receber algo em troca quando faz ou idealiza um sentimento positivo. É como se fosse uma moeda de troca “dando que se recebe”, como define o neurocientista. Afinal, como ele completa, “O que queremos e merecemos chegará junto com a nossa própria evolução”.

E quando isso vai chegar? A resposta é simples e direta: “O que é seu, conhece o seu endereço, mas para que você o receba, você precisará ser e se tornar merecedor”, finaliza Fabiano.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Rio começa a vacinar hoje crianças e gestantes contra gripe

Redação

Publicado

em

Por

O estado do Rio de Janeiro inicia hoje (19) a imunização de crianças, gestantes, puérperas e indígenas contra a gripe. A campanha começou na última quarta-feira (14), com a vacinação de profissionais que atuam em unidades de saúde. A previsão da Secretaria Estadual de Saúde é, até julho, imunizar 6,8 milhões de pessoas ou 90% dos grupos prioritários. A campanha é dividida em três etapas.

A segunda etapa, que se estende de 11 de maio a 8 de junho, focará em idosos com 60 anos ou mais e professores. Já a última etapa, de 9 de junho a 9 de julho, será voltada a pessoas com comorbidades e profissionais como caminhoneiros, rodoviários, profissionais de segurança etc.

Quem tomou a vacina contra a covid-19 precisa ficar atento ao intervalo entre as duas vacinas. Os imunizados com a CoronaVac podem tomar a vacina contra a gripe 15 dias depois da segunda dose. Já quem foi imunizado com a Oxford/AstraZeneca pode tomar a vacina contra gripe 15 dias depois da primeira dose.

Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil

Link

Continue lendo

Saúde

SP abre vacinação dos profissionais de saúde a partir de 47 anos

Redação

Publicado

em

Por

Começa nesta segunda-feira (19) a vacinação do grupo prioritário formado por trabalhadores dos serviços da área de saúde com 47, 48 e 49 anos na capital paulista. O público-alvo é de cerca de 40 mil pessoas.

Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. 

O grupo inclui os profissionais de saúde, com prioridade neste momento a médicos; enfermeiros/técnicos e auxiliares; nutricionistas; fisioterapeutas/ terapeutas ocupacionais; biólogos; biomédicos/técnicos de laboratório que façam coleta de RT-PCR SARS CoV2 e análise de amostra de covid-19; farmacêuticos/técnico de farmácia; odontólogos/ASB (auxiliar de saúde bucal) e TSB (técnico de saúde bucal; fonoaudiólogos; psicólogos; assistentes sociais; profissionais da educação física e médicos veterinários.

Toda a rede de vacinação da cidade – inclusive as 468 unidades básicas de Saúde (UBS) – está disponível aos públicos elegíveis da campanha, o que inclui pessoas de grupos prioritários anteriores que ainda não iniciaram ou completaram o esquema vacinal.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que, mesmo após a vacinação, as pessoas devem manter as regras de distanciamento social, o uso de máscaras e a lavagem constante das mãos. O uso de álcool em gel também segue indispensável.

A secretaria recomenda ainda que as pessoas busquem a vacina de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos da capital e preenchendo o pré-cadastro no site Vacina Já, a fim de agilizar o tempo de atendimento para imunização.

Informações também podem ser obtidas acessando o link Vacina Sampa.

Ludmilla Souza – Repórter da Agência Brasil

Link

Continue lendo

Receitas

Como fazer Crumble de Maçã? Piraquê ensina truques para obter a crocância perfeita

Avatar

Publicado

em

O Crumble é um prato doce de origem britânica, feito com frutas picadas cobertas com uma massa especial, que é assada até que a cobertura fique crocante, resultando em uma experiência única de sabor. Aproveitando o período da safra da maça, que se estende até o mês de maio no Sul e Sudeste do Brasil, a Piraquê, marca premium de biscoitos, massas e torradas da M. Dias Branco, ensina como fazer um Crumble de Maçã.

O segredo do crumble, a farofinha usada na cobertura do doce, está no Biscoito Maizena Piraquê, que fará toda a diferença. O prato é servido quente, portanto, pode acompanhar uma bola de sorvete de baunilha, criando uma experiência sensorial diferente.

Gostou da dica? Confira abaixo a receita completa e saboreie com quem ama.

 

Crumble de Maçã

 

Ingredientes:
Para a massa:
200 g de Biscoito Maizena Piraquê triturado
150 g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher de (chá) de canela em pó

Para o recheio:
1 colher (sopa) de amido de milho
Suco de 1 limão
5 maçãs sem casca, cortadas em cubos médios
½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó

Para o crumble:
100 g de Biscoito Maizena Piraquê
50 g de açúcar
100 g de manteiga fria cortada em cubos
50 g de amêndoas cruas picadas grosseiramente


Modo de Preparo
Para a massa:
– Em um recipiente, misture o biscoito, a manteiga e a canela até obter uma massa úmida.
– Forre o fundo e as laterais de uma forma redonda, de fundo removível, de 22,5 cm de diâmetro e refrigere.

Para o recheio:
– Dissolva o amido em 3/4 de xícara (chá) de água e limão.
– Em uma panela, leve os demais ingredientes para cozinhar, junto com o amido diluído por cerca de 10 minutos. Espere esfriar por completo.

Para o crumble:
– Reserve 5 biscoitos e pique grosseiramente. O restante processe até formar uma farinha grossa.
– Misture a farinha de biscoito e o açúcar em uma tigela. Acrescente a manteiga e misture com as mãos até obter uma massa arenosa. Coloque as amêndoas e o restante do biscoito.

Para a montagem:
– Com a base fria, recheie a torta com o recheio já frio e cubra com a farofa.
– Asse a 180 °C por cerca de 25 minutos até que o crumble fique crocante.


Rendimento:
 8 porções
Tempo de preparo: 60 minutos

Continue lendo

TENDÊNCIA