Siga-nos nas Redes Sociais

Bahia

Nadadores baianos disputam competição na Bolívia com apoio da Sudesb

Publicado

em

Por

Nadadores baianos disputam competição na Bolívia com apoio da Sudesb

Da esquerda para direita, Victoria Beatriz, Dan Spínola, João Pedro Afonso e o técnico Rafael Spínola – Foto: Divulgação/FBDA

Na cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra, a Seleção Brasileira de Natação contará com quatro atletas baianos na Copa Pacífico de Natação 2022. Entre eles, Dan Spinola, 17, e Victoria Rosário, 14, viajaram com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), através da concessão de passagens aéreas para o país sul-americano. 

Com as provas começando nesta quarta-feira (23), a delegação baiana, composta por quatro atletas e dois técnicos, já se encontra no local da prova e compete até o sábado (26), ao longo das manhãs e tardes. Os quatro nadadores baianos, com as presenças de João Pedro Afonso e Amanda Moreno, também são contemplados pelo Governo do Estado, através dos programas de apoio ao esporte promovidos pela Sudesb.  

Dan, que acumula apoio de dois projetos estaduais, o Bolsa Esporte e o FazAtleta, já garantiu o título dos 100 m peito no início da tarde de hoje, prova que, junto com a de 50 m peito, garantiu ao atleta duas medalhas de ouro no Jogos da Juventude deste ano. Ele ainda compete na prova de 200 m nado peito até o final da competição.  

O campeão brasileiro na prova de 1500 m livres, João Pedro, irá competir na mesma prova que lhe rendeu o título. Ele também já estreou no primeiro dia com um 5° lugar nos 50 m livre. Além delas, ele ainda entra na piscina para as provas de 100 m e 200 m borboleta e 200 m e 400 m medley. Como o baiano que mais disputa provas nessa competição, João faz parte do grupo de atletas do programa de incentivo ao esporte FazAtleta. 

No feminino, as nadadoras agraciadas pelo Bolsa Esporte, Victoria e Amanda, disputam as provas de 400 m, 800 m e 1500 m livres. Amanda, inclusive, foi campeã norte-nordeste de 400 m e 800 m neste ano. Já Victoria soma essa participação na Seleção Brasileira à sua convocação para a disputa do Campeonato Mundial Junior de Águas Abertas, disputada, neste ano, em Seychelles, na África, em que alcançou a 9ª colocação. 

A Copa Pacífico é uma competição disputada pelos países banhados pelo oceano, tendo o Brasil como convidado. Como forma de desenvolver a modalidade nas variadas regiões brasileiras, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) convocou apenas atletas das regiões Norte e Nordeste. Os representantes da seleção também possuem entre 14 e 18 anos para desenvolver a natação juvenil do país ao dar experiência de participação em competições internacionais. 

Fonte: Ascom Sudesb 

Gov. Bahia

Governo da Bahia anuncia novas ações de infraestrutura, habitação e inclusão socioprodutiva para povos indígenas Leia Mais

Governo da Bahia anuncia novas ações de infraestrutura, habitação e inclusão socioprodutiva para povos indígenas

Visita técnica à Central de Jacobina fortalece implantação do Modelo de Gestão Compartilhada da Água em Ribeira do Pombal Leia Mais

Visita técnica à Central de Jacobina fortalece implantação do Modelo de Gestão Compartilhada da Água em Ribeira do Pombal

Divulgação Leia Mais

4ª Pescaria das Mulheres movimenta a Baía de Camamu com foco em sustentabilidade e protagonismo feminino

Foto: Carlos Alberto Leia Mais

Vice-governador Geraldo Júnior destaca importância do II Fórum Internacional de Ciências Policiais

Imprensa Leia Mais

Republica: Mais do que um conceito, uma prática necessária Significado nos sistemas constitucionais dos EUA e do Brasil

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.