Home Entretenimento Cultura Museu das Culturas Indígenas promove programação especial em março com encontros, vivências e instalação fotográfica
Cultura

Museu das Culturas Indígenas promove programação especial em março com encontros, vivências e instalação fotográfica

Envie
Envie

Encontro com representantes da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) é uma das atividades deste fim de semana. (Foto: Leandro Karaí Mirim/Acervo MCI)

Para participar dos encontros gratuitos, basta retirar os ingressos no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/ 

Neste mês, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) promoverá uma série de encontros virtuais e presenciais gratuitos. Na agenda cultural estão previstas uma live em parceria com a Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) e uma vivência no Museu Worikg, na Aldeia Índia Vanuíre. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, representantes da ANMIGA para uma conversa no YouTube do MCI. Com mediação de Paula Guajajara e participação de Joziléia Daniza Kaingang e Sônia Ara Mirim, o encontro abordará a atuação das mulheres indígenas em defesa aos biomas brasileiros, no fomento de políticas públicas para o combate e a erradicação das violências de gênero, além de mostrar a importância da Bancada do Cocar, que centraliza as demandas do direito indígena no poder público. A transmissão ao vivo acontecerá nesta sexta-feira (14/03), às 15h.

A Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) conta com a participação de mulheres indígenas de todos os biomas do Brasil, com diferentes saberes, tradições e lutas que se somam na mobilização pela garantia dos direitos indígenas e da vida dos povos originários.

FORMAÇÃO NOS TERRITÓRIOS

Em parceria com o Museu Worikg, o MCI promoverá uma vivência na Aldeia Índia Vanuíre (Arco Íris/SP), nos dias 15 e 16 de março (sábado e domingo). A experiência de formação para o público será inspirada na frase: “o museu é tudo aquilo que vivemos no nosso território”.

No local, os participantes terão a oportunidade de ouvir histórias, conhecer saberes e vivenciar práticas tradicionais, em um roteiro especial que contará com recepção e almoço típico, visita à mata nativa, exibição de dança ancestral, fogueira sagrada, pernoite e muito mais. A visita será conduzida por Kujã Dirce Jorge Lipu Pereira, Kitche-rã Kaingang e Awa Djerowewedju.

E MAIS

 Até 30 de março, o público poderá conferir a instalação fotográfica “Representatividade x Representação: é só uma homenagem?”. O acervo apresenta desfiles com temáticas indígenas, a repercussão na imprensa e trechos de sambas-enredo no sétimo andar do MCI. A ação mostra a diferença entre representatividade e representação no Carnaval, a fim de conscientizar e endossar a inclusão de povos originários em posições de destaques na festa tradicional brasileira, como ao ocupar espaços nos desfiles, na confecção de fantasias e na composição de músicas.

A visita é conduzida pelos mestres de saberes, indígenas do programa educativo, que compartilham tradições ancestrais e como as representações carnavalescas podem reforçam estereótipos racistas de “selvagem, folclórico e não pertencente à sociedade”. A visitação pode ser conferida gratuitamente das 9h às 18h (às quintas, até às 20h).

FEIRA DE ARTESÃOS

Artesãs e artesãos dos povos Bororo, Guarani, Huni Kuin, Pataxó, Fulni-ô, Guajajara, Terena, entre outros, comercializam uma grande diversidade artefatos tradicionais na Feira de Artes Manuais Indígenas em exposição na área externa no MCI. Entre 9h e 18h, o espaço promove artistas a fim de incentivar, auxiliar e ampliar as oportunidades socioprodutivas e econômicas de pessoas indígenas.

SERVIÇO

8 de Março – Dia Internacional das Mulheres

Data e horário: 14/03/2025, das 15h às 17h

No YouTube do Museu das Culturas Indígenas: https://www.youtube.com/@museudasculturasindigenas

Formação nos Territórios: vivência no Museu Worikg, Terra Indígena Vanuíre

Data e horário: de 15/03, às 11h; até 16/03/2025, às 09h

Local: Museu Worikg (Aldeia Índia Vanuíre, s/nº – Terra Indígena Vanuíre) | Arco-Íris/SP

Informações disponíveis no site

 Representatividade x Representação: é só uma homenagem?

Data e horário: até 30 de março, das 9h às 18h (às quintas até às 20h)

Ingressos no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/

Feira de Artes Manuais Indígenas

Horário: das 9h às 18h

 Museu das Culturas Indígenas

Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP

Telefone: (11) 3873-1541

E-mail: contato@museudasculturasindigenas.org.br 

Site: www.museudasculturasindigenas.org.br

Redes sociais

Instagram (@museudasculturasindigenas)

Facebook (/museudasculturasindigenas)

Twitter (@mcindigenas)

YouTube (@museudasculturasindigenas)

De Sacoleira à Empresária: Uma Jornada de Sucesso

De Sacoleira à Empresária: Uma Jornada de Sucesso

Leia Mais
Junior Rostirola, autor de Café com Deus pai, estará em Macaé neste sábado (5)

Junior Rostirola, autor de Café com Deus pai, estará em Macaé neste sábado (5)

Leia Mais
Livro publicado há 40 anos terá seu primeiro lançamento público no dia 12 de julho no Memorial da Resistência de São Paulo.

Livro publicado há 40 anos terá seu primeiro lançamento público no dia 12 de julho no Memorial da Resistência de São Paulo.

Leia Mais
Programa Qualifica SP inicia mais de 20 turmas de capacitação profissional na capital e interior

Programa Qualifica SP inicia mais de 20 turmas de capacitação profissional na capital e interior

Leia Mais
Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana

Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana

Leia Mais
Envie