Home Notícias Jurídico e Direito Moraes pede que AGU tome providências para extradição de Zambelli
Jurídico e Direito

Moraes pede que AGU tome providências para extradição de Zambelli

Envie
© Lula Marques/ Agência Brasil
Envie

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (31) que a Advocacia-Geral da União (AGU) tome providências para garantir a extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

A medida foi tomada após o Supremo ser comunicado oficialmente sobre a prisão da parlamentar. “Oficie-se à Advocacia-Geral da União para que acompanhe e adote as providências cabíveis e necessárias relacionadas ao processo de extradição da ré”, determinou o ministro.

Na terça-feira (29), Zambelli foi presa em Roma, na Itália, onde tentava escapar do cumprimento de um mandado de prisão emitido por Moraes.

Por ter dupla cidadania, Zambelli deixou o Brasil em busca de asilo político em terras italianas após ser condenada pelo STF a dez anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrida em 2023. A deputada também terá que pegar R$ 2 milhões em danos coletivos.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

De acordo com as investigações, Zambelli foi a autora intelectual da invasão para emissão de um mandato falso de prisão contra Alexandre de Moraes. Segundo as investigações, o hackeamento foi executado por Walter Delgatti, que também foi condenado e confirmou ter realizado o trabalho a mando da parlamentar.

Após a fuga para a Itália, o governo brasileiro solicitou a extradição da deputada para o Brasil.

Extradição

O pedido de extradição de Carla Zambelli foi oficializado no dia 11 de junho pelo ministro Alexandre de Moraes. Em seguida, o pedido foi enviado pelo Itamaraty ao governo italiano.

O documento contém a cópia da deliberação que condenou a parlamentar e os artigos do Código Penal que fundamentaram a decisão.

“A Sra. Carla Zambelli Salgado de Oliveira, de maneira livre, consciente e voluntária, comandou a invasão a sistemas institucionais utilizados pelo Poder Judiciário, mediante planejamento, arregimentação e comando de pessoa com aptidão técnica e meios necessários ao cumprimento de tal mister, com o fim de adulterar informações, sem autorização expressa ou tácita de quem de direito”, diz o texto.

Moraes também indicou as garantias que o Brasil vai dar para Carla Zambelli se a Itália autorizar a extradição.

O ministro se comprometeu a não submeter Zambelli a prisão ou processo por fato anterior ao pedido de extradição; não impor pena perpétua; não agravar a pena por motivos políticos e não submeter a parlamentar a tortura ou a tratamentos desumanos ou degradantes.

Fonte

Barroso diz que atuação de Moraes evitou grave erosão democrática

Barroso diz que atuação de Moraes evitou grave erosão democrática

Leia Mais
STF retoma sessões após recesso e fará defesa de Moraes

STF retoma sessões após recesso e fará defesa de Moraes

Leia Mais
Lula recebe ministros do STF em jantar após sanção dos EUA

Lula recebe ministros do STF em jantar após sanção dos EUA

Leia Mais
Caso Mariana: escritório londrino processa mineradoras por conspiração

Caso Mariana: escritório londrino processa mineradoras por conspiração

Leia Mais
Juristas pedem ao STF responsabilização civil de Eduardo Bolsonaro

Juristas pedem ao STF responsabilização civil de Eduardo Bolsonaro

Leia Mais
Envie