Conecte-se conosco

BA

Monitores do Mais Estudo mobilizam colegas para participação nas provas do SAEB 2021

Publicado

em

Monitores do Mais Estudo mobilizam colegas para participação nas provas do SAEB 2021

Os estudantes monitores do Programa Mais Estudo estão mobilizando os colegas, por meio de uma campanha de conscientização, para que participem das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2021 que podem ser aplicadas nas escolas até o dia 10 de dezembro.

Além da divulgação nas salas de aula e em grupos de WhatsApp das turmas, os estudantes estão mobilizando os professores neste engajamento. A ação consiste em um conjunto de testes e questionários, com a finalidade de avaliar a qualidade da Educação Básica do país; contribuir para a sua melhoria; e monitorar as políticas públicas educacionais. Participam estudantes do 5º e 9º no do Ensino Fundamental e 3° ano do Ensino Médio.

No Colégio Estadual Rotary, localizado em Salvador, é grande o engajamento dos monitores. Segundo a estudante e monitora de Português, Maria Caroline Oliveira, 3º ano, as provas do SAEB são de extrema importância não só para os estudantes, como também para os cidadãos. “As avaliações medem o grau de ensino das escolas e as informações obtidas são imprescindíveis para a avaliação da qualidade e dos planos de ensino de uma instituição para o futuro. Para divulgar a prova, o colégio tem feito cartazes, divulgado fotos e cards com as informações da prova entre os alunos, além de contar com o apoio de nós, monitores do Mais Estudo, para auxiliar e fomentar a importância da realização desta avaliação”, afirmou.

Também envolvido na mobilização, o estudante Robert Nunes Lima, 3º ano, é monitor de Matemática do Mais Estudo, no Rotary. “É de suma importância a realização de avaliações sobre o nível de conhecimento dos alunos de uma instituição educacional, baseando-se na premissa de quais medidas devem ser baseadas para a melhoria do sistema educacional, principalmente neste nível de conhecimento. Sendo assim, tornam-se indispensáveis avaliações como as do SAEB”, disse.

O superintendente de Gestão da Informação da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Rainer Wendell Guimarães, ressaltou a importância dos estudantes fazerem as provas do SAEB. “É fundamental que os estudantes compareçam no dia da prova com todo o entusiasmo e compromisso. É, de certa forma, um reconhecimento ao papel que a escola teve em sua formação e na preparação para a vida”.

Municípios

Com o objetivo de ampliar a participação das escolas públicas, as redes municipais também estão se mobilizando. Para a secretária municipal de Educação de Amargosa, Márcia Batista, este movimento de mobilização e participação dos estudantes também é fundamental para as redes municipais de ensino.

“Entendemos essa avaliação externa como um importante instrumento de diagnóstico, que nos ajuda a promover uma  educação de qualidade, voltada a atender os anseios dos filhos e filhas da classe trabalhadora, que tem o direito a uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade. Uma educação de qualidade é aquela que garante o direito à aprendizagem”, salientou.



Fonte

Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *