Siga-nos nas Redes Sociais

Notícias

Missão da ONU encerra visita à estrutura para a COP30 em Belém

Publicado

em

Por

Missão da ONU encerra visita à estrutura para a COP30 em Belém
© Roni Moreira/Ag Pará

Após cinco dias de missão, a equipe da Secretaria das Nações Unidas para a Mudança do Clima (UNFCCC, sigla em inglês) encerrou a visita a Belém nesta sexta-feira (24), para acompanhar as ações e conhecer os planos de trabalho para 30ª Conferência sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro.

O grupo visitou os espaços da COP, as obras em andamento, como o Parque da Cidade, hotéis, espaços que serão transformados em acomodações, como escolas públicas e o Porto de Outeiro, que será adaptado para receber dois transatlânticos com 4,5 mil leitos. Também foram apresentadas as condições de transporte, saúde e segurança.

Segundo a secretária-executiva adjunta da UNFCCC (sigla em inglês para Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), Noura Hamladji, que coordenou a missão, o principal objetivo da visita foi de apoiar as equipes que trabalham nos preparativos da conferência.

“O mais importante é mesmo partilhar a experiência. Temos especialistas que trabalham, fazem COP há anos e podem compartilhar conselhos preciosos sobre esse ponto, porque o nosso objetivo comum a todos é tornar a COP uma conferência de sucesso. Uma COP única”, diz.

No último dia da missão, a representante da ONU; o presidente da COP 30 Amazônia, embaixador André Corrêa do Lago; Miriam Belchior, secretária-executiva da Casa Civil da Presidência da República; Helder Barbalho, governador do estado do Pará; e Valter Correia, secretário extraordinário para a COP 30, apresentaram um balanço das atividades e o plano de trabalho durante entrevista à imprensa na sede do governo do Pará, em Belém.

Noura destacou ainda que a preparação da COP é um desafio para qualquer país. “É um desafio primeiro político e também um desafio logístico para todas a cidades do mundo que acolhem a COP, porque é a maior Conferência das Nações Unidas, com mais de 50 mil pessoas, até 60 mil pessoas. Segundo, é muito longa. São três semanas. Uma semana de preparação de coordenação dos negociadores e duas semanas inteiras de negociação”, explicou.

No balanço, a coordenadora da missão considerou que houve muitos avanços desde a primeira visita da ONU à cidade. “Essa missão que fizemos agora não é a primeira, tivemos uma missão em outubro de 2023, então podemos fazer uma comparação. Desde 2023 temos muito trabalho que foi feito, muito progresso e ficamos muito impressionados de forma positiva”, afirmou.

Noura agradeceu a hospitalidade da cidade de Belém e o acolhimento da COP30 no coração da Amazônia, o que chamou de “símbolo muito poderoso” para os debates das urgências climáticas. “Essa experiência na Amazônia, da hospitalidade do povo daqui é também uma experiência humana de cultura, de gastronomia e de história”, destacou.

Segundo o site Agenciabrasil.ebc,

Com informações: Agenciabrasil.ebc

Música autoral niteroiense floresce com o novo EP “A Semente”, da banda Sta Planta Leia Mais

Música autoral niteroiense floresce com o novo EP “A Semente”, da banda Sta Planta

divulgação - Leia Mais

Papai Noel chega ao Shopping Jardim Oriente neste sábado (8/11)

Titan Leia Mais

Durabilidade dos pneus é decisivo para eficiência do transporte de cargas

divulgação Leia Mais

Beti Rozen será uma das representantes da literatura brasileira na 7ª edição do Focus Brasil

Frigelar Leia Mais

As cidades mais quentes do Brasil: calor impulsiona demanda por climatização

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.