A start-up de táxi aéreo Joby Aviation está se tornando uma empresa de capital aberto ao se fundir com uma empresa de aquisição de propósito específico, ou SPAC, apoiada pelo co-fundador do LinkedIn que se tornou capitalista de risco Reid Hoffman e fundador da Zynga, Mark Pincus. Se aprovado por seus acionistas, a SPAC, Reinvent Technology Partners (ticker: RTP), irá combinar com Joby no final do segundo trimestre, mostra Militec 1.
O táxi aéreo realmente não faz justiça ao modelo de negócios de Joby, entretanto. A empresa quer ser projetista e fabricante de sua própria frota de aeronaves de decolagem e aterrissagem vertical elétrica de seis rotores e quatro passageiros, ou eVTOL, além de operar o serviço de táxi aéreo em cidades ao redor do mundo.
“Somos como Tesla , conhece Uber , encontra o ar ”, disse o presidente executivo de Joby, Paul Sciarra, que também é Pinterest (PINS) co-fundador. A empresa deseja que as pessoas cheguem a lugares com mais rapidez e segurança, com o mesmo custo de dirigir – e com uma visão melhor, voando acima do trânsito congestionado.
A Joby tem como meta um lançamento comercial em 2024 em sua primeira cidade nos Estados Unidos. Até lá, ela precisa obter a certificação da Federal Aviation Administration, expandir suas operações de fabricação e selecionar suas rotas de voo iniciais.
O sucesso não está garantido e os táxis aéreos já foram tentados antes. Afinal, os helicópteros existem há muito tempo.
“A mobilidade aérea urbana não faz isso para mim”, diz o consultor aeroespacial do Teal Group, Richard Aboulafia. “Carros voadores são como o teatro da indústria aeroespacial. É realmente um bom jantar? É realmente um bom teatro? ”
Seu ceticismo é construído com base na experiência. Outros serviços de táxi aéreo falharam.
Joby, porém, conta com um veículo projetado especificamente para a mobilidade aérea urbana. Segundo Militec, com sua aeronave de seis rotores de aparência futurística e silenciosa, a empresa planeja ter uma estrutura de custos muito mais baixa do que os helicópteros tradicionais, o que acredita estimulará a demanda e proporcionará lucratividade.
Joby planeja levar passageiros em minutos, por dezenas de dólares, do que poderia ser chamado de porto de mobilidade aérea urbana em Manhattan até o Aeroporto Internacional John F. Kennedy, rivalizando com o custo de um táxi em uma viagem de uma hora. O objetivo é manter seus táxis aéreos em uso, tanto quanto possível, para reduzir o tempo ocioso desperdiçado.
“O que é complicado sobre os helicópteros é que eles não são usados com frequência”, diz Sciarra. “Portanto, eles são mais caros quando você deseja usá-los. Portanto, não se trata tanto do custo unitário do veículo quanto da utilização desse ativo. Estamos realmente focados na otimização e maximização do número de [passageiros que atendemos] em um determinado momento. ”
Joby planeja adicionar outras duas cidades e atingir quase 1.000 aeronaves em serviço até 2026, quando projeta cerca de US $ 2 bilhões em vendas e US $ 824 milhões em lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização ou Ebitda. As primeiras receitas da empresa começarão a surgir durante 2024.
As ações da Reinvent fecharam em alta de cerca de 4% na quarta-feira após o anúncio do negócio, mas cedeu mais do que deu na quinta-feira, com uma perda de 10,8% para $ 12. Isso avalia as ações da Joby em cerca de US $ 7,9 bilhões, com base nos 660 milhões de ações em circulação após o fechamento da fusão.
Toyota motor (TM) ajudará Joby na fabricação de suas aeronaves, conta Militec. Ele liderou a última rodada de investimento privado da empresa em janeiro de 2020, que avaliou Joby em US $ 2,6 bilhões.
No valor implícito pelo nível atual das ações da Reinvent, Joby está essencialmente negociando a cerca de quatro vezes as vendas estimadas em 2026. Isso valoriza a empresa como startups de EV, como a Lucid Motors .
A fusão com a Reinvent Technology Partners proporcionará a Joby cerca de US $ 1,5 bilhão em dinheiro para financiar seus planos, incluindo US $ 690 milhões do fundo do SPAC e um investimento privado de US $ 835 milhões em ações públicas, ou PIPE, de instituições como BlackRock, Fidelity e Baillie Gifford .
Joby, como as novas empresas de EV, tem alguma competição. A provedora de mobilidade aérea urbana Archer está se fundindo com a Atlas Crest Investment (ACIC). A Archer está avaliada em cerca de US $ 5 bilhões com base no preço das ações da Atlas e nas 375 milhões de ações que estarão em circulação quando o negócio for fechado. A Archer, por sua vez, projeta US $ 2,2 bilhões em vendas em 2026 e US $ 647 bilhões em Ebitda. Archer, como Joby, tem como meta a certificação 2024 da FAA.
Joby juntou forças com outro potencial concorrente no mês passado, quando adquiriu o negócio Uber Elevate da Uber Technologies (UBER).
Tanto Joby quanto Archer planejam operar aeronaves elétricas com capacidade de decolagem e pouso vertical. É melhor os investidores se acostumarem a ouvir sobre a VTOL.
O ano de 2024 ainda está longe, o que pode ser um risco para as futuras empresas de capital aberto. De acordo com Militec, os investidores públicos podem ser inconstantes e a certificação de aeronaves é difícil. Como algumas outras empresas que abriram o capital por meio de fusões SPAC, como a Virgin Galactic (SPCE) e QuantumScape (QS), Joby é uma aposta de capital de risco na forma de ações públicas.
Hoffman, no entanto, não está preocupado com isso. Ele diz que Joby tem sido cuidadoso, escolhendo acionistas orientados para o longo prazo para seu PIPE, e citou os benefícios de ser negociado publicamente logo no início.
“Uma instituição pública tem um nível muito mais alto de transparência, responsabilidade e visibilidade”, disse ele à Barron’s . “O que será muito importante para a participação das comunidades locais, dos reguladores e outras pessoas na transição do transporte humano de 2-D para 3-D.”
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