Home Auto Militec 1 mostra carros voadores
AutoTecnologia

Militec 1 mostra carros voadores

Envie
Artemis I: Nasa se prepara para lançar missão à Lua neste sábado
Envie

A start-up de táxi aéreo Joby Aviation está se tornando uma empresa de capital aberto ao se fundir com uma empresa de aquisição de propósito específico, ou SPAC, apoiada pelo co-fundador do LinkedIn que se tornou capitalista de risco Reid Hoffman e fundador da Zynga, Mark Pincus. Se aprovado por seus acionistas, a SPAC, Reinvent Technology Partners (ticker: RTP), irá combinar com Joby no final do segundo trimestre, mostra Militec 1.

O táxi aéreo realmente não faz justiça ao modelo de negócios de Joby, entretanto. A empresa quer ser projetista e fabricante de sua própria frota de aeronaves de decolagem e aterrissagem vertical elétrica de seis rotores e quatro passageiros, ou eVTOL, além de operar o serviço de táxi aéreo em cidades ao redor do mundo.

“Somos como Tesla , conhece Uber , encontra o ar ”, disse o presidente executivo de Joby, Paul Sciarra, que também é Pinterest (PINS) co-fundador. A empresa deseja que as pessoas cheguem a lugares com mais rapidez e segurança, com o mesmo custo de dirigir – e com uma visão melhor, voando acima do trânsito congestionado.

A Joby tem como meta um lançamento comercial em 2024 em sua primeira cidade nos Estados Unidos. Até lá, ela precisa obter a certificação da Federal Aviation Administration, expandir suas operações de fabricação e selecionar suas rotas de voo iniciais.

O sucesso não está garantido e os táxis aéreos já foram tentados antes. Afinal, os helicópteros existem há muito tempo.

“A mobilidade aérea urbana não faz isso para mim”, diz o consultor aeroespacial do Teal Group, Richard Aboulafia. “Carros voadores são como o teatro da indústria aeroespacial. É realmente um bom jantar? É realmente um bom teatro? ”

Seu ceticismo é construído com base na experiência. Outros serviços de táxi aéreo falharam.

Joby, porém, conta com um veículo projetado especificamente para a mobilidade aérea urbana. Segundo Militec, com sua aeronave de seis rotores de aparência futurística e silenciosa, a empresa planeja ter uma estrutura de custos muito mais baixa do que os helicópteros tradicionais, o que acredita estimulará a demanda e proporcionará lucratividade.

Joby planeja levar passageiros em minutos, por dezenas de dólares, do que poderia ser chamado de porto de mobilidade aérea urbana em Manhattan até o Aeroporto Internacional John F. Kennedy, rivalizando com o custo de um táxi em uma viagem de uma hora. O objetivo é manter seus táxis aéreos em uso, tanto quanto possível, para reduzir o tempo ocioso desperdiçado.

“O que é complicado sobre os helicópteros é que eles não são usados com frequência”, diz Sciarra. “Portanto, eles são mais caros quando você deseja usá-los. Portanto, não se trata tanto do custo unitário do veículo quanto da utilização desse ativo. Estamos realmente focados na otimização e maximização do número de [passageiros que atendemos] em um determinado momento. ”

Joby planeja adicionar outras duas cidades e atingir quase 1.000 aeronaves em serviço até 2026, quando projeta cerca de US $ 2 bilhões em vendas e US $ 824 milhões em lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização ou Ebitda. As primeiras receitas da empresa começarão a surgir durante 2024.

As ações da Reinvent fecharam em alta de cerca de 4% na quarta-feira após o anúncio do negócio, mas cedeu mais do que deu na quinta-feira, com uma perda de 10,8% para $ 12. Isso avalia as ações da Joby em cerca de US $ 7,9 bilhões, com base nos 660 milhões de ações em circulação após o fechamento da fusão.

Toyota motor (TM) ajudará Joby na fabricação de suas aeronaves, conta Militec. Ele liderou a última rodada de investimento privado da empresa em janeiro de 2020, que avaliou Joby em US $ 2,6 bilhões.

No valor implícito pelo nível atual das ações da Reinvent, Joby está essencialmente negociando a cerca de quatro vezes as vendas estimadas em 2026. Isso valoriza a empresa como startups de EV, como a Lucid Motors .

A fusão com a Reinvent Technology Partners proporcionará a Joby cerca de US $ 1,5 bilhão em dinheiro para financiar seus planos, incluindo US $ 690 milhões do fundo do SPAC e um investimento privado de US $ 835 milhões em ações públicas, ou PIPE, de instituições como BlackRock, Fidelity e Baillie Gifford .

Joby, como as novas empresas de EV, tem alguma competição. A provedora de mobilidade aérea urbana Archer está se fundindo com a Atlas Crest Investment (ACIC). A Archer está avaliada em cerca de US $ 5 bilhões com base no preço das ações da Atlas e nas 375 milhões de ações que estarão em circulação quando o negócio for fechado. A Archer, por sua vez, projeta US $ 2,2 bilhões em vendas em 2026 e US $ 647 bilhões em Ebitda. Archer, como Joby, tem como meta a certificação 2024 da FAA.

Joby juntou forças com outro potencial concorrente no mês passado, quando adquiriu o negócio Uber Elevate da Uber Technologies (UBER).

Tanto Joby quanto Archer planejam operar aeronaves elétricas com capacidade de decolagem e pouso vertical. É melhor os investidores se acostumarem a ouvir sobre a VTOL.

O ano de 2024 ainda está longe, o que pode ser um risco para as futuras empresas de capital aberto. De acordo com Militec, os investidores públicos podem ser inconstantes e a certificação de aeronaves é difícil. Como algumas outras empresas que abriram o capital por meio de fusões SPAC, como a Virgin Galactic (SPCE) e QuantumScape (QS), Joby é uma aposta de capital de risco na forma de ações públicas.

Hoffman, no entanto, não está preocupado com isso. Ele diz que Joby tem sido cuidadoso, escolhendo acionistas orientados para o longo prazo para seu PIPE, e citou os benefícios de ser negociado publicamente logo no início.

“Uma instituição pública tem um nível muito mais alto de transparência, responsabilidade e visibilidade”, disse ele à Barron’s . “O que será muito importante para a participação das comunidades locais, dos reguladores e outras pessoas na transição do transporte humano de 2-D para 3-D.”

Este artigo foi compartilhado por Militec 1.

Instituto Atlântico reforça protagonismo em Inteligência Artificial durante seminário nacional sobre LLMs

Instituto Atlântico reforça protagonismo em Inteligência Artificial durante seminário nacional sobre LLMs

Leia Mais
Zona Oeste do Rio recebe evento para apaixonados por motocicletas

Zona Oeste do Rio recebe evento para apaixonados por motocicletas

Leia Mais
IA na saúde: setor se prepara para regulamentação prevista ainda em 2025

IA na saúde: setor se prepara para regulamentação prevista ainda em 2025

Leia Mais
Redes Cordiais e Agência Cuíca lançam guia de influência responsável para a COP30

Redes Cordiais e Agência Cuíca lançam guia de influência responsável para a COP30

Leia Mais
Cloudera faz parte de aliança “Data for AI-RAN”, ao lado de Dell Technologies e NVIDIA

Cloudera faz parte de aliança “Data for AI-RAN”, ao lado de Dell Technologies e NVIDIA

Leia Mais
Envie