Home Estilo e Vida Menopausa causa constrangimentos e falta de produtividade
Estilo e Vida

Menopausa causa constrangimentos e falta de produtividade

Envie
Menopausa causa constrangimentos e falta de produtividade
Envie

Uma em cada cinco mulheres, já passaram por algum tipo de constrangimento em público por causa dos sintomas da menopausa. Também já se sentiram menos produtivas durante o período. É o que revela o recente Pesquisa Global de Higiene e Saúde 2022, realizado, bianualmente pela Essity, líder global em higiene e saúde, que escutou mais de 15 mil pessoas, em 15 mercados.

Com intuito de entender a visão dos consumidores em diversas partes do mundo sobre tópicos que ainda são considerados tabus, como incontinência urinária, menstruação e menopausa, a pesquisa revelou outros dados importantes. Quando perguntados sobre o nível de conhecimento sobre esses temas, 64% dos brasileiros revelaram ter um bom conhecimento sobre menstruação e 48% sobre menopausa, o que coloca o Brasil entre os cinco países mais bem informados, juntamente com Índia, Colômbia, México e África do Sul, e acima da média global.

Estima-se que, até 2025, mais de um bilhão de pessoas vivencie uma das fases associadas com a menopausa. Embora a menopausa seja uma parte natural da vida, ainda é percebida como sendo um assunto tabu com muitos preconceitos relacionados à fertilidade, sexualidade e envelhecimento. Em algumas partes do mundo, a menopausa está associada a doenças ou problemas e é, muitas vezes, referida de forma sarcástica.

Apesar de se declararem com alto grau de entendimento, ainda há uma grande discrepância de conhecimento entre homens e mulheres quando o assunto está relacionado à cuidados femininos. 86% das mulheres se sentem mais bem informadas sobre menstruação, contra 42% dos homens. Com relação a menopausa, 58% das mulheres têm conhecimento sobre o assunto, frente a 37% dos homens.

E, mesmo com esse conhecimento acima da média, esses assuntos ainda causam um desconforto. A pesquisa mostrou que os brasileiros são mais propensos, do que a média global, em evitar falar sobre menstruação. O Brasil aparece com 16%, enquanto a média global está em 13%. Os indianos são os que mais evitam falar, seguido pelos americanos. Já quando o tema é menopausa, o índice caiu para 9% e a China lidera esse indicador, com 19%, seguida por Índia e Austrália, ambas com 14%.

“Essa pesquisa faz parte de um grande esforço da Essity em romper barreiras pelo bem-estar, desmistificando tabus ainda presentes na sociedade. Entender a percepção dos consumidores ao redor do mundo nos possibilita trazer soluções e produtos para as necessidades diárias em higiene e saúde, claro, mas nos faz ir além, promovendo discussões sobre esses temas, incluindo menopausa, que, sendo bem aclarados, podem impactar positivamente a vida de milhares de pessoas”, afirma Victor Hernández Albiter, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Essity para o South LATAM.

Inspirada no luxo artesanal de Loro Piana e Chloé, marca brasileira cria campanha digital para valorizar o feito à mão

Inspirada no luxo artesanal de Loro Piana e Chloé, marca brasileira cria campanha digital para valorizar o feito à mão

Leia Mais
Fim do ensino noturno em escola estadual impacta 900 alunos em São Paulo

Fim do ensino noturno em escola estadual impacta 900 alunos em São Paulo

Leia Mais
Como usar o Dia das Crianças para despertar interesse por atividades físicas?

Como usar o Dia das Crianças para despertar interesse por atividades físicas?

Leia Mais
Esposa do ex-pagodeiro Waguinho revela que teve que perdoar traições

Esposa do ex-pagodeiro Waguinho revela que teve que perdoar traições

Leia Mais
Influenciadora passa por cirurgia para retirada da chamada “veia saltada”; entenda o procedimento

Influenciadora passa por cirurgia para retirada da chamada “veia saltada”; entenda o procedimento

Leia Mais
Envie