Conecte-se conosco

Saúde

Menções sobre angústia e estresse crescem mais de 1000% em sessões de terapia em 2020

Publicado

em

Menções sobre angústia e estresse crescem mais de 1000% em sessões de terapia em 2020

Temas como estresse e angústia tiveram um crescimento superior a 1000% em menções de sessões de terapia realizadas por brasileiros em 2020. Os dados são de um levantamento realizado pelo Zenklub, maior plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal do País, realizado na base de mais 120 mil clientes cadastrados no serviço. Questões como ansiedade, conflitos familiares e depressão também tiveram um aumento expressivo nas sessões em comparação ao último ano, com aumento de 304%, 257% e 172%, respectivamente.

Os dados apresentados no relatório confirmam o que todos os brasileiros sentiram na pele no último ano: o isolamento social devido à pandemia trouxe à tona muitos desafios emocionais. “A pandemia  fez com que sentíssemos mais ansiedade, angústia, vivêssemos mais conflitos familiares e conhecêssemos o luto como nunca antes a nossa geração conheceu”, pontuou Rui Brandão, CEO e cofundador do Zenklub.

Em 2020, o número de pessoas que buscaram o serviço de terapia e autodesenvolvimento também cresceu. No ano, a plataforma do Zenklub teve um aumento de  515% em número de clientes e a quantidade de sessões saltou 692%, chegando a 50 mil por mês. Para Brandão, apesar dos grandes desafios, é possível olhar com esperança para os dias que estão por vir.  “O ano de 2020 também fez com que muitos de nós encontrássemos na terapia uma aliada para lidar com essas questões. Ela nos ajudou a cultivar o autoconhecimento, valorizar ainda mais as nossas amizades e nos apresentou ferramentas para desenvolver inteligência emocional, que é tão  imprescindível em nossas vidas. Quando cultivamos a saúde mental no dia a dia, em vez de só cuidar dela quando temos um problema, temos menos chance de adoecer e nos tornamos mais resilientes para lidar com as questões que surgem”, destaca.

Na análise regional, a tendência de crescimento se confirma. O estudo mostrou um aumento no número de sessões em todos os estados brasileiros chegando a um crescimento de 1043% em São Paulo, 758% no Rio de Janeiro, e 606% em Minas Gerais, por exemplo. O levantamento ainda revelou a tendência de menção à alguns assuntos que, apesar de não serem os mais citados nas sessões, tiveram uma elevação expressiva no período, como é o caso de temas como organização, com crescimento de 3731%, foco, com 4457% e filhos com 4790%.

O estudo toma como base informações anonimizadas preenchidas pelos especialistas da plataforma após as sessões e que são utilizadas para garantir a produção de conteúdos para os  clientes. Para acessar o material completo clique aqui.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *