Saiba como descartar os medicamentos de forma segura em São Paulo
Assim como os medicamentos podem representar um risco para a saúde quando não são consumidos da forma indicada pelo médico, podem causar danos ao meio ambiente se descartados de maneira incorreta.
Para o descarte adequado dos medicamentos, o consumidor conta com a opção da logística específica, onde farmácias aceitam medicamentos vencidos para encaminhá-los ao seu destino final sem risco de contaminação.
Em São Paulo, a rede Extrafarma conta com pontos de coleta de medicamentos vencidos em seis unidades. Confira os endereços no fim do texto.
Riscos do descarte incorreto
Medicamentos descartados na pia, no vaso sanitário e no lixo comum podem levar à contaminação do solo e da água de lençóis freáticos, com impactos negativos para a flora e a fauna da região.
Mesmo em quantidades muito baixas, as substâncias presentes nos medicamentos podem afetar o organismo de animais. Além disso, a água de lençóis freáticos contaminados pode chegar às residências por meio da distribuição da rede pública de saneamento.
“No caso dos antibióticos, o descarte inadequado é ainda mais preocupante, pois quando expostos ao meio ambiente esses medicamentos podem tornar bactérias resistentes à substância em questão. Por isso é de extrema importância que os produtos vencidos sejam encaminhados à farmácia, onde podem ser descartados de forma segura”, diz Ana Emilia Batista, farmacêutica da rede Extrafarma.
Unidades Extrafarma que recebem medicamentos:
Bela Vista
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2154
Higienópolis
Rua Dona Veridiana, 390
Moema
Avenida Jamaris, 369
Santana
Avenida Braz Leme, 2175
Liberdade
Rua Rodrigo Claudio, 79
Vila Romana
Rua Coriolano, 1094
Santo André
Rua das Figueiras, 1067