Confira o histórico de medalhas douradas do Brasil em 11 edições dos Jogos Olímpicos, com destaque para as mais antigas
O Brasil não se limita apenas à fama de país do futebol, pois a comissão brasileira de atletas em outras modalidades esportivas também conquistou diversas medalhas de ouro ao longo de uma trajetória pioneira nos Jogos Olímpicos. Ao todo, subimos ao pódio diversas vezes e conquistamos 129 medalhas.
Por isso, confira abaixo os esportes mais bem colocados no ranking dos medalhistas e a relação das vitórias em edições mais antigas das Olimpíadas.
As modalidades de esportes olímpicos que mais conquistaram medalhas
O judô é o primeiro colocado do pódio, com 22 medalhas ao longo dos torneios, sendo quatro delas de ouro, três de prata e 15 de bronze.
As equipes do vôlei de praia arrecadaram 13 medalhas – três de ouro, sete de prata e três de bronze. Já o vôlei de quadra possui 10 medalhas, sendo cinco ouros, três pratas e dois bronzes.
Seguindo, a vela conquistou 18 premiações, sendo sete de ouro, três de prata e oito de bronze. Já o atletismo, 17 medalhas – cinco ouros, três pratas e nove bronzes.
Por fim, a natação conquistou 14 medalhas no total: um ouro, quatro pratas e nove bronzes.
As medalhas de ouro em 11 edições dos Jogos Olímpicos
1. Antuérpia (1920)
A primeira medalha de ouro foi conquistada por Guilherme Paraense, no tiro esportivo rápido (25 metros). Nesta edição, o Brasil enviou uma delegação para as Olimpíadas pela primeira vez.
Essa modalidade tem por objetivo acertar alvos a uma determinada distância. As armas mais utilizadas são as pistolas de ar comprimido e de fogo rápido; a carabina de pressão 6.35, de ar comprimido e de fogo rápido; entre outras.
2. Helsinque (1952)
O atleta Adhemar Ferreira da Silva alcançou quatro vezes o recorde mundial no salto triplo, com 16,22 metros, conquistando a medalha de ouro na Finlândia.
3. Melbourne (1956)
Novamente, Adhemar Ferreira da Silva bateu um novo recorde, com 16,35 metros, no salto triplo e tornou-se o primeiro bicampeão olímpico brasileiro.
4. Moscou (1980)
A vela conquistou duas medalhas douradas nesta edição, com Alexandre Welter e Lars Sigurd na classe Tornado, e Marcos Pinto Rizzo e Eduardo Henrique Penido no 470.
5. Los Angeles
Joaquim Cruz alcançou o primeiro lugar na final dos 800 metros no estádio olímpico, vencendo com o tempo de 1min43s, que na época foi o novo recorde.
6. Seul (1988)
O judô trouxe a premiação para o país graças a Aurélio Miguel, na categoria meio pesado. Foi a primeira medalha de ouro da modalidade.
7. Barcelona (1992)
O vôlei masculino, comandado pelo técnico José Roberto Guimarães, foi o primeiro esporte coletivo a alcançar o primeiro lugar no pódio. Outra medalha de ouro foi para o judô, por Rogério Sampaio.
8. Atlanta (1996)
Foram três medalhas douradas: Jacqueline Silva e Sandra Pires pelo vôlei de praia, sendo as primeiras mulheres a realizar o feito, e com a vela, por Torben Grael e Marcelo Ferreira (classe Star), e Robert Scheidt (classe Laser).
9. Atenas (2004)
O então recorde de ouros, com cinco medalhas, foi batido pelas modalidades de vela, vôlei masculino (comandado por Bernardinho), vôlei de praia e hipismo.
10. Pequim (2008)
Foram três ouros para o Brasil: natação pela primeira vez, com Cesar Cielo nos 50 m livres, atletismo e vôlei feminino.
11. Londres (2012)
Sarah Menezes, no judô, como a primeira medalhista na modalidade; Arthur Zanetti, com o primeiro ouro pela ginástica nas argolas; e o vôlei feminino foi bicampeão.