Home Entretenimento Medalhas de ouro que o Brasil tem nos Jogos Olímpicos e você provavelmente não sabia
EntretenimentoEsportesOlímpico

Medalhas de ouro que o Brasil tem nos Jogos Olímpicos e você provavelmente não sabia

Envie
Bandeira do Brasil com uma medalha de ouro
Créditos: iStock
Envie

Confira o histórico de medalhas douradas do Brasil em 11 edições dos Jogos Olímpicos, com destaque para as mais antigas

O Brasil não se limita apenas à fama de país do futebol, pois a comissão brasileira de atletas em outras modalidades esportivas também conquistou diversas medalhas de ouro ao longo de uma trajetória pioneira nos Jogos Olímpicos. Ao todo, subimos ao pódio diversas vezes e conquistamos 129 medalhas. 

Por isso, confira abaixo os esportes mais bem colocados no ranking dos medalhistas e a relação das vitórias em edições mais antigas das Olimpíadas.

As modalidades de esportes olímpicos que mais conquistaram medalhas

O judô é o primeiro colocado do pódio, com 22 medalhas ao longo dos torneios, sendo quatro delas de ouro, três de prata e 15 de bronze.

As equipes do vôlei de praia arrecadaram 13 medalhas – três de ouro, sete de prata e três de bronze. Já o vôlei de quadra possui 10 medalhas, sendo cinco ouros, três pratas e dois bronzes.

Seguindo, a vela conquistou 18 premiações, sendo sete de ouro, três de prata e oito de bronze. Já o atletismo, 17 medalhas – cinco ouros, três pratas e nove bronzes.

Por fim, a natação conquistou 14 medalhas no total: um ouro, quatro pratas e nove bronzes.

As medalhas de ouro em 11 edições dos Jogos Olímpicos

1. Antuérpia (1920)

A primeira medalha de ouro foi conquistada por Guilherme Paraense, no tiro esportivo rápido (25 metros). Nesta edição, o Brasil enviou uma delegação para as Olimpíadas pela primeira vez.

Essa modalidade tem por objetivo acertar alvos a uma determinada distância. As armas mais utilizadas são as pistolas de ar comprimido e de fogo rápido; a carabina de pressão 6.35, de ar comprimido e de fogo rápido; entre outras.

2. Helsinque (1952)

O atleta Adhemar Ferreira da Silva alcançou quatro vezes o recorde mundial no salto triplo, com 16,22 metros, conquistando a medalha de ouro na Finlândia.

 3. Melbourne (1956)

Novamente, Adhemar Ferreira da Silva bateu um novo recorde, com 16,35 metros, no salto triplo e tornou-se o primeiro bicampeão olímpico brasileiro.

4. Moscou (1980)

A vela conquistou duas medalhas douradas nesta edição, com Alexandre Welter e Lars Sigurd na classe Tornado, e Marcos Pinto Rizzo e Eduardo Henrique Penido no 470.

5. Los Angeles

Joaquim Cruz alcançou o primeiro lugar na final dos 800 metros no estádio olímpico, vencendo com o tempo de 1min43s, que na época foi o novo recorde.

6. Seul (1988)

O judô trouxe a premiação para o país graças a Aurélio Miguel, na categoria meio pesado. Foi a primeira medalha de ouro da modalidade.

7. Barcelona (1992)

O vôlei masculino, comandado pelo técnico José Roberto Guimarães, foi o primeiro esporte coletivo a alcançar o primeiro lugar no pódio. Outra medalha de ouro foi para o judô, por Rogério Sampaio.

8. Atlanta (1996)

Foram três medalhas douradas: Jacqueline Silva e Sandra Pires pelo vôlei de praia, sendo as primeiras mulheres a realizar o feito, e com a vela, por Torben Grael e Marcelo Ferreira (classe Star), e Robert Scheidt (classe Laser).

9. Atenas (2004)

O então recorde de ouros, com cinco medalhas, foi batido pelas modalidades de vela, vôlei masculino (comandado por Bernardinho), vôlei de praia e hipismo.

 10. Pequim (2008)

Foram três ouros para o Brasil: natação pela primeira vez, com Cesar Cielo nos 50 m livres, atletismo e vôlei feminino.

11. Londres (2012)

Sarah Menezes, no judô, como a primeira medalhista na modalidade; Arthur Zanetti, com o primeiro ouro pela ginástica nas argolas; e o vôlei feminino foi bicampeão.

Argentina surpreende e conquista vice no Mr. Cabo Frio com apenas 3 meses de treino
Argentina surpreende e conquista vice no Mr. Cabo Frio com apenas 3 meses de treino
Na Cidade mais vegana da América Latina, Arena Esportiva Exclusiva para Mulheres conquista clientes com Cardápio Inclusivo
Na Cidade mais vegana da América Latina, Arena Esportiva Exclusiva para Mulheres conquista clientes com Cardápio Inclusivo
Copa Bandoleros de Kart encerra a temporada com recorde de pilotos
Copa Bandoleros de Kart encerra a temporada com recorde de pilotos
João Loroza navega entre o amor e o desejo em seu novo EP: “SOUL EU”
João Loroza navega entre o amor e o desejo em seu novo EP: “SOUL EU”
Latino corno? Isso aí, Tierry é o cara da revanche na nova versão de “Amigo Fura Olho”
Latino corno? Isso aí, Tierry é o cara da revanche na nova versão de “Amigo Fura Olho”
Envie

RBN Stories