A mais célebre história da humanidade ganha uma roupagem cultural baiana, mesclando dança e música em uma produção que celebra os 25 anos do espetáculo religioso Paixão de Cristo da Bahia, em Lauro de Freitas. Para garantir a excelência no evento, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de abril, a partir das 19h, na Praça da Matriz, mais de 200 artistas, grupo formado majoritariamente por moradores locais, dedicam meses de ensaio para entregar uma performance impactante.
Na noite desta quarta-feira (9/4), membros do elenco marcaram presença na praça, que será o palco do evento, para realizarem mais um ensaio. Na ocasião, foi possível ver a sinergia do grupo, capaz de transformar o evento em um momento de devoção e engajamento comunitário, envolvendo crianças, jovens e adultos em cena e na plateia.
Há cinco anos no papel de Jesus, Amós Heber reflete sobre a mensagem do espetáculo. “São 22 anos de carreira, mas interpretá-Lo é único. Esta montagem é um teatro popular acessível, porém exigente. Nos preparamos meses para traduzir o evangelho em uma linguagem contemporânea, assim como Jesus fez com amor e inclusão”, explicou.
Com cinco coreografias e performances de artistas locais, o espetáculo deve atrair 3 mil espectadores por dia, de todas as religiões, além de ser transmitido online e fortalecer o comércio da região. Animado, o comunicador Jeferson Valdez, conhecido como Bilika, fala da experiência de participar do elenco. “Na peça vou interpretar Judas Iscariotes. Foi minha primeira experiência teatral e me apaixonei. Já participei como figurante, apóstolo e agora vivo esse personagem complexo”, disse.
Sob direção-geral de Alan Nery, direção-artística de Felipe Teixeira e assistência de Sheila Dias, o espetáculo consagrou-se como referência cultural na Bahia e em Lauro de Freitas. As coreografias são assinadas por Bal Britto, Ângela Bispo, Karina Oliveira, Marcus Vinícius e Hemilly Rodrigues.
“A primeira edição foi em 1999. Tivemos uma pausa durante a pandemia, mas retomamos com força. Hoje, a encenação é um legado cultural, reconhecido como patrimônio imaterial, pela Câmara de Vereadores, e integra o calendário oficial da cidade. É uma honra narrar a vida de Jesus, a história mais conhecida do mundo, com nossa identidade baiana, lúdica, vibrante e cheia de surpresas”, revela Nery, mantendo suspense sobre os detalhes desta edição.
A montagem, que surgiu de um grupo juvenil da igreja, inspirou talentos como Lucas Lins, ator e estudante de teatro na Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Comecei aos 5 anos, em 2005, e foi aqui que descobri minha vocação. As oficinas no cineteatro local e essa peça me mostraram meu caminho”.
Maior encenação ao ar livre da cidade, a produção já contou com nomes como Fabrício Boliveira (atualmente em Volta Por Cima, da Rede Globo), Lázaro Machado (Ó Paí, Ó) e Nelito Reis (veterano de novelas e cinema). A ação terá transmissão da Rede Bahia.
A ação conta com o apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE). O público poderá assistir ao espetáculo com a troca de 1 kg de alimento não perecível por ingresso, no Centro Comunitário de Lauro de Freitas, localizado na própria Praça da Matriz, nos dias da apresentação.