Home Notícias Política Lula renova convite a primeiro-ministro indiano para visita ao Brasil
Política

Lula renova convite a primeiro-ministro indiano para visita ao Brasil

Envie
© Ricardo Stuckert / PR
Envie

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou, nesta quinta-feira (8), com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, sobre a próxima cúpula de líderes do Brics, que ocorrerá no Brasil, em julho. Modi disse que fará o possível para comparecer e que a Índia apoia a agenda definida pela presidência brasileira do bloco, em particular, a defesa do multilateralismo e da paz.

“Ambos os líderes concordaram ainda sobre a centralidade dos países do Sul Global na defesa da democracia e do comércio internacional baseado em regras mutuamente acordadas”, diz comunicado divulgado pela Presidência da República.

O Brasil assumiu, pela quarta vez, a presidência rotativa do Brics, em janeiro deste ano. Reforma da governança global e desenvolvimento sustentável com inclusão social são algumas das agendas que o país busca promover.

O grupo de cooperação internacional é composto atualmente por 11 membros: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unido, Indonésia e Irã. A cúpula de líderes será realizada no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de julho.

Durante a conversa com Modi, que durou cerca de 30 minutos, Lula renovou o convite para que o indiano faça uma visita bilateral ao Brasil, no dia 8 de julho, em Brasília, na sequência da cúpula no Rio. O primeiro-ministro estendeu convite a Lula para que o brasileiro visite a Índia. Lula telefonou para Modi de Moscou, onde participa das comemorações dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.

O presidente Lula também manifestou a solidariedade do Brasil às vítimas do atentado terrorista ocorrido na região da Caxemira, na Índia, no dia 22 de abril. Na ocasião, homens islâmicos armados mataram 26 pessoas. Desde então, Índia e Paquistão estão em conflito.

Fonte

Embaixada dos EUA no Brasil ameaça Alexandre de Moraes 

Embaixada dos EUA no Brasil ameaça Alexandre de Moraes 

Leia Mais
Ao vivo: acompanhe o 1° dia de julgamento de Bolsonaro no STF

Ao vivo: acompanhe o 1° dia de julgamento de Bolsonaro no STF

Leia Mais
Advogado diz que fará “defesa verdadeira” e que Bolsonaro não está bem

Advogado diz que fará “defesa verdadeira” e que Bolsonaro não está bem

Leia Mais
Barroso diz que julgamento de Bolsonaro ocorrerá com serenidade

Barroso diz que julgamento de Bolsonaro ocorrerá com serenidade

Leia Mais
Lula diz que “não tem pressa” para aplicar reciprocidade contra os EUA

Lula diz que “não tem pressa” para aplicar reciprocidade contra os EUA

Leia Mais
Envie