Livro infantil sobre diversidade e inclusão social será distribuído em entidades de Sumaré

Com o objetivo de incentivar a leitura e promover a diversidade e a inclusão social, a PPG, líder mundial de tintas e revestimentos, patrocina o livro infantil “Dandara – a menina que criou o seu destino” (ed. Gramani), com realização da Núcleo Cultural e um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo através da Secretaria Especial da Cultura, Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC).

O livro terá seu primeiro lançamento, dia 14 de dezembro, em Sumaré, quando cerca de 1800 exemplares serão entregues gratuitamente a entidades de Sumaré, com apoio da SOFIC – Sociedade Filantrópica Comunitária. Outros exemplares serão distribuídos ao longo de 2022 às escolas públicas da cidade e nas oficinas de contação de história e palestras previstas a partir de fevereiro do próximo ano.

A obra, idealizada e escrita pela produtora cultural Raquel Margarida em coautoria com a jornalista Maria Helena Antoniadis, é baseada em fatos reais. A história trata das diferenças raciais e questões discutidas como preconceito, racismo, acessibilidade e bullying sofridas no período escolar, mas acima de tudo é uma história motivacional, de superação e traz à tona a representatividade e a inclusão social.

“Dandara – a menina que criou seu destino”, é um livro infantil e através de uma linguagem simples com ilustrações lúdicas criadas pelo ilustrador Leonardo Conceição, narra a história de uma garota afrodescendente que sofre bullying na escola. Desmotivada, a menina não quer mais estudar e fica desanimada, mas sua mãe que sempre valorizou os estudos incentiva a filha a encarar a realidade. Motivada pela mãe, Dandara retorna à escola e conhece outros alunos que também sofrem preconceitos, inclusive Cauã, um menino paraplégico. E, então, decidem juntos lutar por espaço e representatividade na escola e algo surpreendente acontece.

Confira as entidades que receberão os exemplares:

  • APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sumaré

  • IBQ – Instituto Bem Querer- Instituto Social e Educacional Bem Querer
  • Grupo de Apoio NISFRAM
  • Associação Pestalozzi de Sumaré
  • Sociedade Beneficente São Judas Tadeu

  • SSHD -Sociedade Humana Despertar
  • ARTC – Associação Recanto Tia Cecília
  • Instituto Saber Social
  • Lar Batista de Crianças
  • Centro Capuchinho de ação socioeducativa
  • Associação de Equoterapia Carinho de Anjo

 

Ficha técnica

Editor: Ricardo Gramani de Magalhães

Coeditor e consultor criativo: Lúcio Goldfarb

Texto: Raquel Margarida e Maria Helena Antoniadis

Ilustrações: Leonardo Conceição

Editor de arte: Cesar Mangiacavalli

Editoração eletrônica: João Carlos de Pinho

Revisão: Giuliana Gramani

Coordenação gráfica: Plinio Gramani Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.