mulher fotografando

Editar fotografias usando as ferramentas de predefinição do Lightroom permitirá que você as edite uma perfeição profissional e em muito poucos passos, sem precisar empreender muito esforço. Saiba como.

Como editar suas fotos como um profissional com predefinições do Lightroom?

Quem ama fotografia ou usa imagens em seus websites ou redes sociais sabe que o Lightroom é um aliado de peso nesse processo.

O Adobe Lightroom – ou, como o conhecemos mais, somente Lightroom – é software completo, simples, intuitivo e que conta com interessantes multifuncionalidades que lhe permitem editar as fotos sem dificuldade.

Aqui, você pode fazer sua própria edição a partir do zero ou usar as predefinições (também conhecidas como presets), sendo que existe versão desse programa para desktop e celular.

O software permite uma edição rápida e também a organização e processamento das fotos. No processo, se você realmente deseja ser rápido, as predefinições podem ser suas maiores aliadas. Venha saber como pode editar fotos como um profissional com as predefinições do Lightroom.

Por que usar predefinições do Lightroom?

As predefinições Lightroom não são de uso obrigatório, sendo que esse software lhe permite editar a par e passo as suas fotos. Ainda assim, existem várias razões que justificam o uso das predefinições, em vez de perder o tempo de editar definição a definição as suas fotografias.

Abaixo, listamos os principais motivos para você optar pelas predefinições ao utilizar o Lightroom para editar as suas fotografias:

Retoque profissional

Para começar, uma rápida pesquisa lhe mostrará que existem vários presets. Essas predefinições apresentam estilos totalmente distintos, se adaptando a todos os gostos e às várias necessidades visuais que você possa ter para suas fotos.

Além disso, mesmo que você seja principiante e não saiba bem como trabalhar com o editor de fotografias, as predefinições permitirão que você obtenha um resultado profissional, ao aplicar as definições estabelecidas.

Assim, você não precisará de muitos conhecimentos de edição para ter fotos de qualidade, bastando que selecione a predefinição desejada e a aplique em sua própria foto.

Economizando tempo

Uma vez que você não vai mais precisar editar cada pormenor um a um (luminosidade, contraste, sombras, saturação, etc), você estará poupando muito tempo ao usar as predefinições, sendo que o processo inteiro terá apenas alguns passos.

Fácil de usar/personalizar

As predefinições já estão feitas, pelo que você pode simplesmente clicar em alguns botões para importá-las e aplicar em sua foto.

Ainda assim, se você não gostar de algum dos elementos da predefinição (por exemplo, quiser mais luz), você também pode personalizá-las, para que correspondam ao resultado que você deseja para a sua fotografia.

Terá ainda a possibilidade de guardar como predefinição as edições que criou de raiz para as suas fotografias.

Como escolher suas predefinições do Lightroom?

Para escolher as suas predefinições do Lightroom, o primeiro passo será avaliar qual a foto que deseja editar e o estilo que deseja aplicar.

Você poderá ver previsualizações de várias predefinições disponíveis no software e/ou num dos websites que disponibilizam esse tipo de preset.

Como aplicar predefinições do Lightroom?

Ao ter selecionado a predefinição que deseja terá de importá-la para seu celular ou desktop, guardando-a numa pasta do software. A predefinição escolhida passará a estar disponível para usar.

Nesse momento, estando já disponível, pode aplicá-la iniciando a edição de sua foto e selecionar a predefinição que deseja para a tratar.

Veja o resultado do antes e depois dessa edição para garantir que conquistou o resultado esperado. No computador, poderá ver isso clicando na tecla Y.

Como personalizar suas predefinições do Lightroom?

Como dissemos, além de poder baixar predefinições já prontas, você também pode editar essas ou criar suas próprias, para um resultado completamente personalizado.

No caso de estar criando uma predefinição personalizada de raiz, você pode olhar o menu de ferramentas e configurações básicas disponível à sua esquerda.

Aqui, você terá várias opções, incluindo a possibilidade de cortar a foto, de corrigir pequenos defeitos ou os olhos vermelhos ou de aplicar filtros radiais.

Poderá ainda transformar sua foto numa foto B&W (preto e branco), de a tornar mais quente ou mais fria (temperatura), ou de acentuar a luminosidade, as sombras, o contraste e a saturação.

No fundo, o que você estará fazendo é editando a foto desde a raiz, mas com a intenção de guardar esse modo de edição como uma predefinição no final.

Tendo guardado sua predefinição personalizada, bastará que selecione outra foto e comece a editá-la, aplicando a predefinição com um clique no ícone das predefinições que surge na barra inferior.