Home Notícias Economia Levantamento da ASSERJ mostra que 75,6% dos consumidores cariocas pesquisam preços antes de irem às compras
Economia

Levantamento da ASSERJ mostra que 75,6% dos consumidores cariocas pesquisam preços antes de irem às compras

Envie
Divulgação
Envie

Nas últimas décadas, os hábitos de compras de supermercado passaram por uma reviravolta significativa, impulsionados em grande parte pelo controle da inflação e pela necessidade de adaptação econômica em alguns momentos. Antigamente, os consumidores costumavam realizar compras mensais, acumulando estoques para evitar a alta nos preços, no período antes da implantação do Plano Real. No entanto, com uma certa estabilidade dos preços e uma economia mais saudável, muitos optaram por trocar essa prática por compras semanais, permitindo um melhor controle sobre gastos e evitando o desperdício de alimentos.

Para entender melhor o comportamento dos consumidores da capital fluminense, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) realizou uma pesquisa exclusiva que revelou os hábitos das famílias cariocas. O estudo mostrou que 73,6% dos entrevistados realizam compras em mais de um supermercado. Perguntados se realizam pesquisa de preço e comparam valores antes das compras, 75,6% responderam que sim e 11,5% disseram que fazem às vezes.

O levantamento também mapeou quantas vezes o carioca vai ao supermercado por mês. Entre três e quatro vezes (34,7%), mais de seis vezes (32,8%), de cinco a seis vezes (20,3%) e de uma a duas (12,2%). Com relação aos gastos mensais com as compras de mantimentos, disseram gastar entre R$1.500 ou mais (36,7%), entre R$ 1.000 e R$1.499 (26,2%), entre R$500 e R$ 999 (24,4%) e entre R$200 e R$499 (11,7%).

Ao questionar os consumidores cariocas sobre o tipo de produto que mais compram com frequência nos supermercados, o estudo mostrou que os destaques ficaram com os itens diversos: como legumes, frutas, cesta básicas e laticínios (47,4%), seguido pela alimentação básica: feijão, arroz, pão, carne, entre outros (43,8%).

Preferência dos cariocas

A pesquisa mostrou que os cariocas não têm um dia da semana preferido para realizar suas compras. Cerca de 54% dos consultados disseram não ter um dia certo para ir ao supermercado. Já com relação aos horários, a preferência pelo período da manhã é a escolha de 24,9%, a parte da tarde é a preferência para outros 18,3% e o período da noite é a opção para 17,8%. Outros 38,9% dos pesquisados disseram não ter preferência de horário.

Os aplicativos ou cartões de fidelidade que oferecem descontos são utilizados por 85,6% dos consumidores cariocas. Os aplicativos são usados por 49,5% e 36,2% preferem utilizar os cartões de fidelidades.

Quando perguntados o que os fariam optar por um supermercado específico, 29,6% dos pesquisados indicaram o preço, seguido pela qualidade dos produtos e pela proximidade de suas residências, ambas com 20,8%.

Para o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, o levantamento mostra que os clientes cariocas estão bem atendidos pelos supermercados. “Nossa pesquisa mostrou que 57,2% dos consumidores estão satisfeitos ou muito satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos pelos supermercados. Além disso, o estudo comprovou a importância dos aplicativos e cartões de fidelidades, importantes para oito em cada dez clientes cariocas”, finaliza o executivo.    

Sobre a ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros e marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor

Mais informações: https://asserj.com.br/  

Instagram: @asserjsupermercados  

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/  

Crescimento do setor traz onda de oportunidades durante o Outlet da Beleza
Crescimento do setor traz onda de oportunidades durante o Outlet da Beleza
Custo da cesta básica volta a subir na cidade do Rio, em setembro
Custo da cesta básica volta a subir na cidade do Rio, em setembro
Pix ultrapassa cartão de crédito como meio de pagamento no e-commerce brasileiro
Pix ultrapassa cartão de crédito como meio de pagamento no e-commerce brasileiro
Empresário Carlinhos da Tupan será um dos homenageados pelo Prêmio Destaques do Ano – ACOMAC-PE
Empresário Carlinhos da Tupan será um dos homenageados pelo Prêmio Destaques do Ano – ACOMAC-PE
Envie