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Lançamento do “Manual de Boas Práticas Antirracistas” reúne grandes nomes do mercado da comunicação para discutir os desafios e os avanços rumo a uma comunicação digital mais inclusiva e representativa

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  • O evento, realizado no Instituto Peregum, trouxe mesa de debate com a participação de lideranças de organizações como a Agência Mural, Alma Preta, Nós, Mulheres da Periferia e Folha de São Paulo
  • Na ocasião também houve o lançamento do GriôTech, projeto digital desenvolvido em parceria entre o Instituto Peregum e a Mozilla Foundation

O Instituto de Referência Negra Peregum foi palco de um evento marcante no campo da comunicação digital: o lançamento do “Manual de Boas Práticas Antirracistas para a Comunicação Digital”, promovido pela Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação (Rede JP) e com o apoio do Instituto Peregum e da Cátedra de Comunicação da Unesco, reuniu especialistas e profissionais da mídia para discutir a evolução do mercado e os desafios enfrentados pelos negros no ambiente digital e no mercado como um todo, destacando a importância de iniciativas que reforcem e promovam a diversidade e inclusão também no contexto da comunica digital.

O evento teve como ponto alto o painel de debate, moderado por Marcelle Chagas, fundadora da Rede JP, que trouxe à tona uma reflexão crucial sobre os obstáculos ainda presentes no mercado digital, especialmente para as populações negras e periféricas. Para Marcelle, o lançamento do manual representa um momento decisivo para a transformação da comunicação digital no Brasil.

“Estamos diante de uma oportunidade única de transformar o mercado digital em um espaço mais inclusivo. A comunicação digital tem sido historicamente um reflexo das desigualdades da sociedade, e é por isso que a criação de práticas antirracistas é fundamental. Este manual não é apenas um guia de boas práticas; é uma ferramenta que visa corrigir as distorções e estigmas que muitas vezes marcam as narrativas da população negra. Temos muitos desafios pela frente, mas estamos dando um passo importante ao fomentar uma comunicação que respeite e promova a diversidade racial”, afirma Marcelle.

Em uma mesa de debate que trouxe figuras importantes do contexto da comunicação como, Flávia Lima, editora de Diversidade da Folha de S. Paulo; Lívia Lima, jornalista e cofundadora do Nós, mulheres da Periferia; Cinthia Gomes, diretora institucional da Agência Mural; Denise Mota, jornalista e autora do manual; Veronica Lima, jornalista e coordenadora de comunicação na AJor; e Pedro Borges,  do Alma Preta, os especialistas compartilharam suas visões sobre o mercado, pontuando suas experiências na implementação de políticas de diversidade no jornalismo, além de discutirem a importância de dar voz às comunidades periféricas, as dificuldades enfrentadas por jornalistas negros no acesso a cargos de liderança e o papel essencial do jornalismo negro na reconfiguração da narrativa social que ainda é predominante nos dias de hoje.

“Temos uma história de luta e de resistência, no entanto, acredito que é mais do que necessário que possamos resgatar os conceitos que nos trouxeram até aqui. Trata-se de um resgate historio diário, para que não sejamos engolidos pelo dia a dia em uma batalha legitima que é vivida por milhares de pessoas todos os dias”, destaca Flávia Lima.

A partir dessas discussões, o Manual de Boas Práticas Antirracistas foi apresentado como uma solução prática para transformar essa realidade, oferecendo diretrizes claras para organizações, agências de comunicação e profissionais da mídia.

“Temos a responsabilidade de repensar as formas de comunicação que prevalecem na sociedade, e isso inclui a digital. A comunicação não pode continuar sendo uma ferramenta que reforce a exclusão e a discriminação. Este manual traz uma oportunidade para todos nós, profissionais de comunicação, refletirmos sobre o papel que desempenhamos na construção de uma sociedade mais justa”, completou Denise Mota, também autora do livro e jornalista da Folha de São Paulo e AFP.

A ocasião também marcou o lançamento do GriôTech, um projeto digital desenvolvido em parceria entre o Instituto Peregum e a Mozilla Foundation. O objetivo do GriôTech é enfrentar desigualdades tecnológicas e promover a autonomia digital das comunidades negras e periféricas. Através da promoção de boas práticas, a iniciativa visa combater a desinformação e as fake news, além de fortalecer o protagonismo das populações negras no universo digital.

Com uma proposta educativa e estratégica, o e-book se torna uma ferramenta essencial na luta contra a desinformação, que muitas vezes perpetua estereótipos e discursos de ódio. “O GriôTech é mais do que uma ferramenta técnica, ele visa criar uma rede de apoio digital que seja inclusiva, que permita a participação ativa das comunidades negras no mundo online”, finaliza Marcelle Chagas.

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