La Vuelta Desafío Brasil terá provas de até 120 km em Caraguatatuba
Agência Ophelia

Caraguatatuba (SP) será palco da segunda edição do La Vuelta Desafío Brasil by BTG Pactual nos dias 28 e 29 de novembro. A programação contará com um contra-relógio por equipes de 30 km, no sábado (28), e duas opções de percurso para a prova de resistência, de 68 km e 120 km, no domingo (29).

A abertura do evento será marcada pelo Contra-Relógio por Equipes (CRE), realizado em um trajeto de 30 km e com baixa altimetria. No dia seguinte, os participantes poderão optar pelo percurso curto, de 68 km e 1.200 metros de altimetria acumulada, ou pelo longo, de 120 km, com 2.100 metros de altimetria e uma subida de 15 km pela Serra do Mar.

Realizado pela L’Étape Brasil em parceria com a Unipublic, organizadora da La Vuelta a España, o evento leva ao país desafios inspirados na tradicional competição espanhola.

Para Fábio Bodra, diretor técnico, as três provas apresentam características distintas. “Temos três propostas diferentes dentro do mesmo evento. O contra-relógio exige técnica, entrosamento e estratégia coletiva, enquanto as provas de resistência colocam o ciclista diante de distâncias e níveis de exigência distintos. O percurso longo, com 120 quilômetros e a subida da Serra do Mar, será um dos principais desafios da edição”.

A estreia do La Vuelta Desafío Brasil aconteceu em 2025, em Cabreúva (SP). Na ocasião, quase mil ciclistas participaram dos dois dias de programação, que marcaram a chegada oficial ao Brasil do evento inspirado na La Vuelta a España. A edição inaugural reuniu provas de estrada e contra-relógio por equipes.

O La Vuelta é apresentado pelo BTG Pactual e tem incentivo do Ministério do Esporte – Governo do Brasil, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Diklatex, Lindoya, La Maglia, Liquidz, Probiótica e Shimano são marcas oficiais. Serramar Shopping, Fotop e Gregario Cycling participam como parceiros oficiais.

Sobre o La Vuelta Desafío Brasil

O La Vuelta Desafío Brasil é uma competição de ciclismo de estrada promovida pela L’Étape Brasil em parceria com a Unipublic, responsável pela organização da La Vuelta a España, uma das três Grandes Voltas do ciclismo mundial. O projeto chegou ao Brasil em 2025, com a primeira edição realizada em Cabreúva (SP), reunindo quase mil participantes ao longo de dois dias.

A iniciativa permite aos ciclistas disputar provas inspiradas na estrutura e no formato da competição espanhola, incluindo desafios de estrada, contra-relógio por equipes e programação paralela. Em 2026, a segunda edição ocorrerá em Caraguatatuba (SP), nos dias 28 e 29 de novembro.

Sobre o BTG

O BTG Pactual (BPAC11) é o maior banco de investimentos da América Latina e atua em Investment Banking, Corporate Lending, Sales & Trading, Asset Management, Wealth Management e Banking.

A instituição se consolidou como uma das plataformas de investimentos mais inovadoras do País e oferece um banco transacional completo para acompanhar diferentes momentos da vida e a construção da história de seus clientes. O BTG Pactual também é pioneiro na agenda ESG, com produtos financeiros voltados ao apoio à transição para uma economia mais verde e sustentável.

Reconhecido e premiado internacionalmente, o banco possui mais de 12 mil colaboradores no Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Uruguai, Peru, México, Estados Unidos, Portugal e Luxemburgo.

Encontrou algum erro? Entre em contato