Kamala Harris foi confirmada como a única candidata à indicação do Partido Democrata para disputar a presidência dos EUA contra Donald Trump. A liderança democrata fez o anúncio nesta última terça-feira (30), e a oficialização deverá ocorrer através de uma votação virtual que acontecerá de 1 a 5 de agosto. A chapa democrata será definida antes da Convenção Nacional Democrata, marcada para ocorrer entre 19 e 22 de agosto. Este evento, que continua agendado, é significativo no processo político dos Estados Unidos, destacando a importância da convenção para a definição da candidatura.
A atual vice-presidente Kamala Harris, filha de imigrantes, traz para a eleição um dos tópicos mais discutidos: a imigração. O Dr. Vinicius Bicalho, especialista em imigração e membro da American Immigration Lawyers Association (AILA), comentou sobre o impacto da candidatura de Harris para os imigrantes: “A entrada da vice-presidente Kamala Harris na corrida eleitoral é uma fonte de esperança para os imigrantes, sejam legais ou ilegais. Como filha de imigrantes e representante de minorias, Kamala simboliza a esperança por um sistema migratório mais justo”, afirmou Bicalho.
Esta eleição, segundo especialistas, promete ser uma das mais polarizadas dos últimos tempos, com Kamala Harris trazendo novidades em mudanças e inclusões, contrastando fortemente com as políticas de imigração da administração Trump.