Home Música Agenda Juliana Linhares estreia o show “Nordeste Ficção” pelo Youtube
Agenda

Juliana Linhares estreia o show “Nordeste Ficção” pelo Youtube

Envie
Default Featured Image
Envie

Na quinta-feira, 29 de abril, acontece a estreia do show “Nordeste Ficção”, baseado no aclamado álbum de estreia homônimo da cantora, compositora e atriz potiguar Juliana Linhares. Por conta da pandemia a transmissão acontece virtualmente, direto do canal de Juliana no Youtube, às 21h. Uma reprise está marcada para três dias depois, no domingo, 2 de maio, às 17h.

Assista por esse link: https://www.youtube.com/user/jubaraujo

“Um mês e pouco depois de entregar o álbum para o mundo, tudo o que eu queria era encontrar as pessoas. Os saudosos shows. Mas estamos nesse momento delicado e vamos tentando sobreviver com os encontros possíveis, virtuais. É doido pensar no calor através da tela, mas é o que eu estou tentando, de coração, entregar. Um show-abraço, com suor de estreia. Não deixa de ter aquela emoção nervosa”, diz Juliana. “Dentro das condições pandêmicas, fazer um show já é um presente para mim. Cantar e trocar essa energia com todo mundo, ativar essa ficção e explodir a canção. Espero que as pessoas se conectem e sintam vontade de continuar.”

Escolhido por Juliana Linhares e Marcus Preto, diretor artístico do projeto, o repertório do espetáculo extrapola as canções apresentadas no álbum de estúdio. Em cena, a cantora interpretará também clássicos escritos por compositores nordestinos, como Alceu Valença (“Tesoura do Desejo”), Belchior (“Comentário a Respeito de John”), Dominguinhos (“Contrato de Separação”, parceria com Anastácia), Sivuca (“Capim do Vale”, dele e Paulinho Tapajós) e Zé Ramalho (“Galope Rasante”).

A produção musical do espetáculo é de Elísio Freitas, que também assume as guitarras na apresentação. A percussão fica por conta de Bóka Reis.

Ficha Técnica:

Músicos:
Guitarra, viola e produção musical: Elisio Freitas
Percussão: Bóka Reis

Direção Artística: Marcus Preto
Roteiro: Juliana Linhares e Marcus Preto
Produção: João Severo e Mira Barros
Beleza: Cora Marinho
Styling: Nathalia Gastim

Imagem e som:
Câmeras: Sergio Rodrigues e Vitor Souza Lima
Edição de imagens: Vitor Souza Lima
Luz: Lina Kaplan
Gravação, mix e master de áudio: Bruno Giorgi
Técnico auxiliar de gravação e monitor de áudio: Bruno Schulz

Setlist (em ordem alfabética)

Armadilha (Juliana Linhares/ Caio Riscado)
Balanceiro (Juliana Linhares/ Khrystal/ Moyseis Marques/ Sami Tarik)
Bolero de Isabel (Jessier Quirino)
Bombinha (Posada)
Capim do Vale (Sivuca/ Paulinho Tapajós)
Comentário a Respeito de John (Belchior)
Contrato de Separação (Dominguinhos/ Anastácia)
Embrulho (Chico César/ Juliana Linhares)
Frivião (Juliana Linhares/ Rafael Barbosa)
Galope Rasante (Zé Ramalho)
Lambada da Lambida (Chico César/ Juliana Linhares)
Meu Amor Afinal de Contas (Zeca Baleiro/ Juliana Linhares)
Nordeste Ficção (Juliana Linhares/ Rafael Barbosa)
Tareco e Mariola (Petrúcio Amorim)
Tesoura do Desejo (Alceu Valença)

Sobre o álbum “Nordeste Ficção”

Primeiro álbum solo de Juliana Linhares, “Nordeste Ficção” foi imaginado como um roteiro de teatro, um romance de autoficção ou um docudrama cinematográfico com dois quesitos a cumprir. Um trabalho que trouxesse beleza e alegria irresistíveis, remetendo aos LPs clássicos de Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França, Terezinha de Jesus e outros nomes da geração nordestina lançados na virada dos anos 1970 para os 1980. Lindo seria se também ecoasse a grandeza melódica e poética de compositores como Alceu Valença, Ednardo, Fagner, Belchior e Zé Ramalho. Seria ainda melhor se pudesse dialogar com os herdeiros deles nos anos 1990: Chico César, Zeca Baleiro, Rita Ribeiro, Lenine etc.

Em segundo lugar, o desejo era de que o álbum abrisse espaço para questionamentos sobre os significados de ser nordestino hoje. Nascida em Natal, Juliana foi viver no Rio de Janeiro em 2010. E essa mudança deu a ela um lugar de observação privilegiado a respeito dos clichês com que o resto do país enxerga o Nordeste. A reação a esses estereótipos – e também a compreensão deles – seria material para a criação das canções. E se o Nordeste é uma invenção, como cantou Belchior, a arte segue sendo o meio para desconstruir narrativas. E criar outros nordestes possíveis.

Produzido por Elísio Freitas sob a direção artística de Marcus Preto, “Nordeste Ficção” abre portas para todos esses encontros. Em 11 faixas, o álbum tem duas parcerias de Juliana Linhares com Chico César e uma feita com Zeca Baleiro, nomes fundamentais da geração 90. Traz a memória afetiva nordestina na regravação do clássico “Tareco e Mariola”, de Petrúcio Amorim. Apresenta tema inédito de Tom Zé, bastião da revolução tropicalista. Agrega compositores da nova geração: Posada, Moyseis Marques, Rafael Barbosa, Khrystal, Jessier Quirino e Caio Riscado. E conta com as participações de Letrux, Mestrinho e do próprio Zeca Baleiro.

Kasa dos Colchões realiza sorteio no Dia do Cliente

Kasa dos Colchões realiza sorteio no Dia do Cliente

Leia Mais
Maiara & Maraisa se apresentam em São Paulo em outubro

Maiara & Maraisa se apresentam em São Paulo em outubro

Leia Mais
Segunda edição do “Ao Vivão” de Murilo Huff em Fortaleza contará com participação especial de João Gomes

Segunda edição do “Ao Vivão” de Murilo Huff em Fortaleza contará com participação especial de João Gomes

Leia Mais
Empreendimento catarinense é premiado em Goiânia

Empreendimento catarinense é premiado em Goiânia

Leia Mais
IPAGODE apresentam “Pagodelas” com as atrações nacionais Mannda Lym e Raquel Moreira”

IPAGODE apresentam “Pagodelas” com as atrações nacionais Mannda Lym e Raquel Moreira”

Leia Mais
Envie