Home Entretenimento Cultura Jornalista Rodrigo Bruno explora o impacto do marketing no comportamento de idosos em novo livro
Cultura

Jornalista Rodrigo Bruno explora o impacto do marketing no comportamento de idosos em novo livro

Envie
Jornalista Rodrigo Bruno explora o impacto do marketing no comportamento de idosos em novo livro
Envie

O professor de Comunicação Social e empresário Rodrigo Bruno lançou o livro “O Novo-Velho: Publicidade, Simulacros e Identificações”, que oferece uma perspectiva inovadora sobre a questão das identidades ao deixar de lado o intenso debate político para abordar o tema sob uma ótica econômica. Adquira o livro através do link https://abrir.link/HweCr.

Com base em conceitos de filosofia, antropologia e marketing, o autor analisa propagandas que mostram idosos em situações tradicionalmente associadas aos jovens para revelar como o marketing está transformando silenciosamente as noções de identidade.

“As marcas incentivam os consumidores a ultrapassarem as fronteiras tradicionais de suas identidades, o que amplia suas opções de compra e, como consequência, aumenta as vendas. Onde o sociólogo vê uma minoria, o gestor de marca enxerga um segmento de mercado,” explica Rodrigo Bruno.

O livro destaca como vivemos nossas identidades — de gênero, etnia ou etária — como se fossem naturais, mas frequentemente esquecemos que elas também são construções sociais. “Tendemos a enxergar nossas identidades como algo natural, mas isso nos faz perder de vista o quanto elas são culturalmente construídas,” ressalta o autor.

Rodrigo Bruno mostra como, hoje, não só os idosos estão sendo retratados praticando esportes radicais, como também cada vez mais homens se sentem à vontade para adotar peças de vestuário feminino e vice-versa. Essas mudanças não apenas redefinem identidades, mas também criam oportunidades de consumo.

“Um bom exemplo é o filme Barbie,” comenta Bruno. “As questões de empoderamento feminino levantadas no filme causaram muita polêmica, mas o que passou despercebido foi o grande número de adultos fantasiados de boneca indo ao cinema. Isso demonstra o sucesso de uma estratégia de marketing que ampliou para o público adulto um comportamento que era associado exclusivamente a crianças.”

A mensagem central do livro é clara: quando um produto criado para um público específico é consumido por alguém com uma identidade “diferente”, todos se beneficiam. O produtor vê suas vendas crescerem, o consumidor ganha liberdade para não seguir convenções, a sociedade se torna mais inclusiva e o mercado se expande com novas oportunidades.

Rodrigo Bruno conclui que a relativização das identidades, impulsionada pelo marketing, é um processo inevitável. “Não faz sentido imaginar que o consumo de pessoas com mais de sessenta anos se limite a bengalas, fraldas geriátricas e andadores.”

SOBRE O AUTOR

Rodrigo Bruno é mestre em Comunicação Social e possui um MBA em Marketing, com mais de 30 anos de experiência na indústria da comunicação. Ao longo de sua trajetória, atuou em diversos setores, como o público, o privado e o terceiro setor, desenvolvendo estratégias eficazes de comunicação e marketing para empresas e instituições de renome. Fundador da Mindprint Marketing Solutions, uma consultoria especializada em comunicação estratégica com foco em sustentabilidade, Rodrigo auxilia marcas a alinhar suas práticas comerciais com valores sociais e ambientais, promovendo conexões mais profundas entre empresas e consumidores. Além de sua carreira no mercado, é professor universitário e autor de ensaios acadêmicos e de negócios.

Andrea Schwarz lança o livro “Eu parei de andar e aprendi a voar”
Andrea Schwarz lança o livro “Eu parei de andar e aprendi a voar”
João Loroza navega entre o amor e o desejo em seu novo EP: “SOUL EU”
João Loroza navega entre o amor e o desejo em seu novo EP: “SOUL EU”
É gratuito: “Palco Futuro R&B” celebra os 44 anos do “Dia do Charme” em Madureira
É gratuito: “Palco Futuro R&B” celebra os 44 anos do “Dia do Charme” em Madureira
Juntas Conference reúne mais de 12 mil mulheres no Maracanãzinho
Juntas Conference reúne mais de 12 mil mulheres no Maracanãzinho
Colli Books celebra o Dia Mundial da Gentileza com histórias inspiradoras que promovem empatia e respeito
Colli Books celebra o Dia Mundial da Gentileza com histórias inspiradoras que promovem empatia e respeito
Envie

RBN Stories