conecte-se conosco

Leitura

Jornalista Cristina Serra lança livro “Entrevista”

Ana Lúcia

Publicado

em

“Entrevista” (Kotter Editorial) é o novo livro da jornalista e escritora Cristina Serra nos apresenta 12 entrevistas com romancistas e poetas brasileiros, feitas nos anos 1980, quando trabalhou para o periódico LEIA, especializado em literatura e mercado editorial.

Com textos de introdução a cada uma das entrevistas, onde a autora reconstitui como as conseguiu, como foi a receptividade dos autores à jovem repórter em começo de carreira, as impressões que absorveu em cada encontro e que ficaram registradas em anotações guardadas até hoje no arquivo da jornalista.

As edições originais foram resgatadas no acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM-USP), parceira do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), que guarda a coleção completa do LEIA.

Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, João Cabral de Melo Neto, Mário Quintana e Jorge Amado são alguns dos brasileiros entrevistados, além da chilena Isabel Allende.

Cristina conseguiu extrair dos entrevistados reflexões profundas sobre seus processos criativos e método de trabalho, sobre a literatura e o Brasil. Algumas entrevistas são marcadamente confessionais.

Carlos Drummond fala de sua poesia: “São meus problemas, meus dramas, os meus sequestros, os meus complexos, a minha dificuldade de adaptação à vida, todo esse sofrimento.”

Mário Quintana afirma que “poesia não deixa de ser uma forma de falar sozinho”.

Gullar diz que “poesia só tem um sentido: mudar as coisas”.

Jorge Amado conta que escrevia todos os dias até às 10h da manhã porque depois desse horário começava a “emburrecer”.

Segundo o professor Jaime Oliva, do IEB-USP, a entrevista já é considerada um gênero literário por vários estudiosos de literatura e, a seu ver, o livro “Entrevista” confirma esse entendimento. “Cristina faz poetas e romancistas exporem com clareza as entranhas da criação literária compondo um panorama dessa prática artística de uma geração bem relevante”.

A autora lamenta apenas ter perdido as fitas com as gravações originais das entrevistas, que ela pretendia tornar acessíveis em plataforma digital para os leitores. A umidade, porém, impossibilitou que o áudio fosse recuperado.

Cristina Serra estreou na literatura com o livro “Tragédia em Mariana – A história do maior desastre ambiental do Brasil”. A obra é uma investigação sobre o desastre provocado pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em novembro de 2015.

 

Sobre a autora:

Cristina Serra nasceu em Belém do Pará e formou-se em Jornalismo na Universidade Federal Fluminense.  Trabalhou nas redações dos jornais Resistência, Tribuna da Imprensa, Leia, Jornal do Brasil, da revista Veja e da Rede Globo. Na TV, foi repórter de política em Brasília, correspondente em Nova York e comentarista do quadro “Meninas do Jô”, no Programa do Jô.

Em 2015, foi escalada para a cobertura do desastre em Mariana, pelo Fantástico. Como escritora, lançou as obras “Tragédia em Mariana: A história do maior desastre ambiental do Brasil” e “ A Mata Atlântica e o mico-leão-dourado: uma história de conservação”. Atualmente é colunista da Folha de São Paulo.

Serviço:

Livro: ENTREVISTA

Autor: Cristina Serra

Editora: Kotter

Páginas: 168

Preço: R$ 39,90

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitura

Conheça as dez principais diretrizes do Yoga

Avatar

Publicado

em

Orientação da conduta pessoal e social, autodisciplina, pureza e introspecção. Esses são alguns pontos presentes no clássico livro sobre os princípios éticos do yoga, Yamas e Niyamas, lançamento do Selo Mantra, da Editora Edipro, que mostra o caminho inicial para todos que desejam incorporar à antiga filosofia ao dia a dia.

Nesta obra é possível compreender que o yoga possui um sistema sofisticado, algo que vai além das posturas. A prática tem o objetivo de proporcionar mais consciência, não só do corpo, mas também das ações e pensamentos. Esses ensinamentos seguem uma metodologia, um passo a passo, para o indivíduo compreender os principais valores da vida.

Os Yamas e Niyamas são instruções, princípios éticos, disciplinas, preceitos ou obrigações morais que podem ser considerado patrimônio de todas as religiões. Eles estão divididos em dez grandes princípios, sendo eles cinco Yamas e cinco Niyamas. Os Yamas, que significa restrições, incluem: a não violência, a verdade, o não roubar, a moderação e não ser possessivo. Já os Niyamas, ou seja observâncias, apresentam as regras fundamentais de pureza, contentamento, autodisciplina, introspecção e rendição.

“Os princípios do yoga não nos impedem de viver a vida; eles fazem a vida se abrir cada vez mais plenamente para nós e se associam uns aos outros de formas práticas e facilmente compreensíveis.” (Yamas e Niyamas, p. 17)

Mais do que princípios éticos e morais, Yamas e Niyamas revela uma antiga sabedoria da filosofia do yoga e traz instruções para uma vida mais saudável, leve e feliz. Escrita por Deborah Adele, professora de yoga e mestre em Estudos Liberais e Teologia, essa é uma leitura fundamental para todos os interessados em aprofundar a sabedoria espiritual.

Ficha técnica
Editora: Mantra
Título: Yamas e Niyamas
Assunto: Yoga/Ética
Preço: R$ 44,90
ISBN-13: 978-6587173061
Edição: 1ª edição, 2021
Número de páginas: 160
Onde comprar: https://amzn.to/3wQFGpw

Deborah Adele fez mestrado em Estudos Liberais e também em Teologia e Estudos Religiosos. Além de ser professora de yoga com a certificação ERYT500,12 ela tem certificados de cursos de Kundalini Yoga, Hatha Yoga, Yogaterapia e Meditação. Certificou-se também em terapia Gestalt e educação somática.  Por mais de 14 anos, Deborah combinou sua experiência em administração e seu amplo conhecimento da filosofia do yoga com seu trabalho de construção do Yoga North, que hoje é um centro de yoga de sucesso. Atualmente, ela escreve, ensina, presta consultoria e pratica yoga.

Sinopse: Yamas e Niyamas é um guia espiritual para a sabedoria e a iluminação interior. Um texto basilar da filosofia do Yoga, apresenta seus fundamentos éticos em uma jornada rumo à plenitude.

Continue lendo

Leitura

Instituto Mauricio de Sousa (IMS) ressalta a importância de falar sobre autismo

Avatar

Publicado

em

Com o propósito de levar cada vez mais informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Instituto Mauricio de Sousa (IMS), em parceria com a Revista Autismo e o Instituto Singular, preparou uma surpresa especial! Até o final de abril, considerado o mês do autismo, as histórias em quadrinhos do André, personagem com autismo da Turma da Mônica, estarão disponíveis para download por meio do link https://institutosingular.org/baixe-agora/livros.

A ação visa dar auxílio às pessoas para que saibam dos sintomas do espectro, alerte pais, familiares e professores sobre a importância do diagnóstico precoce e esclareça sobre o comportamento que deve ser adotado com uma criança autista.

Para o diretor executivo do Instituto Mauricio de Sousa, Amauri Sousa, a iniciativa é uma excelente oportunidade para que se tenha acesso à informação de qualidade, de maneira clara e lúdica. “Ficamos muito felizes com o reconhecimento que os conteúdos desenvolvidos dentro da parceria entre o Instituto Mauricio de Sousa e a Revista Autismo têm recebido. Consideramos importante que as histórias com o André cheguem ao maior número possível de pessoas, levando não apenas informações sobre o espectro do autismo, mas também representatividade”.

 

Continue lendo

Leitura

Livro ensina a lidar com os obstáculos do Transtorno do Déficit de Atenção

Avatar

Publicado

em

Por meio de uma linguagem simples, o livro “Desatando os Nós do Transtorno do Déficit de Atenção – TDA”, de Margarete Chinaglia, fala sobre as características principais do transtorno, traz exemplos reais, curiosidades e ensina como lidar com as situações nas diferentes faixas etárias.

Segundo a autora, a proposta é oferecer um suporte para as aflições, além de mostrar a realidade do transtorno e apresentar possíveis caminhos para se encontrar soluções. “Por exemplo, falo sobre a importância de transformar o Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) em aliado. O objetivo é transformar os ‘Nós’, ou as dificuldades, em laços ‘frouxos’ para garantir a qualidade de vida”, comenta Margarete.

A obra é voltada para todos os públicos: leigos, para quem tem TDA, familiares e profissionais como psicólogos, neuropsicólogos, pedagogos, psicopedagogos e professores.

Segundo livro sobre o tema 

“Desatando os Nós do Transtorno do Déficit de Atenção – TDA” é o segundo livro que Margarete lança sobre o tema. O primeiro, intitulado “Transtorno do Déficit de Atenção – TDA: sob o ponto de vista de uma mãe”, tinha como objetivo compartilhar a vivência pessoal com sua filha que tem TDA, mostrando os desafios de todas as fases da vida, da infância à idade adulta. “O atual já é mais técnico, com conteúdo informativo sobre o TDA e exemplificações reais da vida cotidiana.”

Chinaglia comenta ainda que a obra traz um histórico sobre o TDA, quando surgiu e quando chegou no Brasil. Fala sobre regiões do cérebro que o transtorno atinge, patologias que podem se associar ao TDA/TDAH, descreve os sintomas em cada faixa etária.

Apresenta ainda formas de lidar e agir com crianças, adolescentes e adultos com TDA/TDAH, tratamentos disponíveis atualmente no país, curiosidades, mitos e verdades entre outros assuntos.

Pesquisa e vivência

A escritora conta que estudou e pesquisou o assunto a fundo para ajudar sua filha e precisou aprender a lidar com o TDA para driblar os sintomas e as consequências do transtorno.

O prefácio da obra foi escrito pela própria filha. A ideia é que a visão dela possa dar um significado no modo de viver e de sentir o transtorno em todas as manifestações e, principalmente, nas escolhas durante a vida.

– O livro traz um suporte como agir, ou como driblar, as características e os obstáculos sem se deixar dominar. Ao contrário disto, usar o TDA a seu favor – conclui.

Ficha Técnica

Gênero: medicina I saúde

Editora: Saramago, Rio de Janeiro

Tamanho: 16 X 23 cm

Páginas: 122

ISBN: 978-65-5751-017-9

Custo do livro: R$ 34,90

Compra do livro: somente o livro físico.

Links:

https://loja.editoraalbatroz.com.br/desatando-os-nos-do-transtorno-do-deficit-de-atencao-tda

https://www.americanas.com.br/busca/2773618718

https://www.submarino.com.br/busca?conteudo=2773618718

https://www.shoptime.com.br/busca?conteudo=2773618718

Instagram:

@vamosfalarsobretda

Facebook:  

https://www.facebook.com/Vamosfalarsobretda

Continue lendo

TENDÊNCIA