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Economia

IR: saiba como declarar despesas relacionadas à Covid-19

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IR: saiba como declarar despesas relacionadas à Covid-19

Os brasileiros já iniciaram a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021, ano-base 2020. Até o dia 29 de março, a Receita Federal havia recebido cerca de 8,32 milhões das 32,6 milhões de declarações esperadas para este ano. Para os contribuintes que ainda não fizeram o preenchimento e envio do documento, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) faz um alerta referente às despesas envolvendo gastos decorrentes da pandemia de Covid-19

De acordo com o contador Adriano Marrocos, conselheiro e membro da Comissão de Imposto de Renda do CFC, as despesas médicas com tratamentos contra doenças são dedutíveis em praticamente todas as situações. Diferente daquelas despesas com qualidade de vida e tratamentos não vinculados a doenças.

Os dados a serem informados em relação ao tratamento da Covid-19 são os mesmos de outras despesas médicas: identificação do hospital/clínica e dos profissionais que receberam pagamento diretamente. “Lembramos que os exames pedidos também devem ser declarados, pois são dedutíveis”, diz o contador.

Já se houve consumo de medicamentos após a liberação do paciente com Covid-19,  que tenham sido adquiridos em farmácias, esses gastos não são dedutíveis.

O conselheiro do CFC chama a atenção para os processos de ressarcimento junto aos planos de saúde. “Deve-se informar o valor total da despesa e a parcela que foi reembolsada, pois apenas a diferença (valor não reembolsado) será considerada como dedutível”.

Contadores se adaptaram para atender os contribuintes

Adriano ressalta que os profissionais da Contabilidade estão à disposição dos contribuintes que precisam de auxílio com a declaração do Imposto de Renda, mesmo durante a pandemia. Para isso, estão sendo adotadas medidas de segurança, como distanciamento social e atendimento remoto.

“Nós, contadores, continuamos atendendo em ambiente virtual. Buscamos analisar os documentos recebidos, preferencialmente digitalizados, e promover contato virtual para dirimir dúvidas, ainda que alguns clientes avaliem ser constrangedor tratar de certas questões”, conclui.

 

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