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Inteligência artificial transforma a educação com novas diretrizes éticas e tecnológicas

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Foto: Divulgação
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Iniciativa IA-Edu inclui código de ética, capacitação e guias voltados a estudantes, professores e servidores

Com o apoio da Faperj, a Fundação Cecierj, referência em educação a distância no Estado do Rio de Janeiro, acaba de lançar uma iniciativa inédita voltada para o uso responsável da inteligência artificial (IA) no ensino e na gestão pública. Financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o projeto IA-Edu propõe um modelo inovador de integração da IA à educação online, com base em diretrizes éticas, formação continuada e produção de conhecimento aplicado.

A ação faz parte do Plano Cecierj 2025 e é conduzida pela Assessoria de Projetos Especiais da Fundação Cecierj, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Inovação, Tecnologia e Educação (GITE).

“Apoiar projetos como esse é fundamental para garantir que a inteligência artificial seja usada com responsabilidade, ampliando o acesso à educação de qualidade e preparando nossas instituições para os desafios do futuro. A Fundação Cecierj é uma referência em ensino a distância, e essa iniciativa reforça ainda mais seu protagonismo”, afirma Caroline Alves, presidente da Faperj.

A IA-Edu conta com um Código de Ética e Diretrizes de Uso da Inteligência Artificial, além de documentos sobre uso ético e aplicações da IA na educação, voltados para diferentes públicos: estudantes, professores e servidores. O material foi organizado após um trabalho de mapeamento e catalogação de ferramentas de IA aplicáveis à educação, conduzido com o apoio de uma comissão interna formada por servidores da instituição.

O projeto foi estruturado em três fases. A primeira envolveu a identificação de ferramentas com potencial de aplicação nas atividades técnicas, pedagógicas e administrativas da Fundação Cecierj. Na segunda fase, foi elaborado o Código de Ética, com base em referências nacionais e internacionais sobre regulamentação da IA. As diretrizes abordam temas como proteção de dados, conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), acessibilidade, inclusão digital e respeito aos direitos autorais.

Além do código, os três documentos orientadores apresentam orientações práticas: o guia para estudantes destaca o uso consciente da IA como apoio aos estudos e à produção acadêmica; o material voltado para docentes propõe formas de integrar a tecnologia ao planejamento de aulas e avaliações; e o documento para servidores trata de aplicações voltadas à gestão, com foco em segurança digital e boas práticas.

“Estamos construindo um modelo de uso da inteligência artificial que respeita princípios éticos, valoriza o papel do professor e coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem. Com o apoio da Faperj, damos um salto importante na modernização do ensino a distância com responsabilidade social”, afirma Ricardo Piquet, presidente da Fundação Cecierj.

A proposta da Cecierj não se limita à incorporação de novas ferramentas, mas busca promover um debate qualificado sobre os limites e as possibilidades da IA no ensino público. Com isso, a Fundação reafirma seu compromisso com a inovação, a formação crítica e a democratização do acesso à educação superior no estado do Rio de Janeiro.

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