Siga-nos nas Redes Sociais

Notícias

Instituto Revoar investe em educação emocional em escolas públicas

Publicado

em

Instituto Renovar Investe Em Educação Emocional Em Escolas Públicas 4 Copia

Desde 2017 o Instituto Revoar atua na área de educação humana e emocional. Oriundo de um sonho da idealizadora Carolina Machado de Senna Figueiredo, o projeto utiliza metodologias diversas e inovadoras, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento integral do ser humano.

 

Por meio de aulas onlines, presenciais ou híbridas, o instituto movimenta projetos para formação em educação socioemocional, voltado para educadores, estudantes e toda a comunidade escolar de unidades públicas de ensino. Para ter toda a estrutura que precisa, o Revoar conta com o patrocínio de empresas e fundações engajadas na causa.

 

O Instituto Revoar acumula, aproximadamente, 20 projetos realizados, principalmente no Rio de Janeiro e na Bahia. Além de OSCs de diversos estados, alcançando a marca de mais de 2 mil pessoas beneficiadas.

 

Sendo autoral e denominada como Pedagogia da Reconexão, o Revoar segue uma metodologia diferenciada, com foco no estímulo à escuta, ao diálogo e à participação dos integrantes. Vale ressaltar que o instituto aposta em ações ativas, cooperativas e lúdicas, a fim de reconhecer as individualidades de cada um e, ao mesmo tempo, destacar a força e importância do coletivo. 

 

“A nossa metodologia é baseada em ferramentas de conexão, criação e colaboração, que propõem ações vivenciais e experiências para a construção de um ambiente  participativo, plural e democrático propício para o aprendizado e desenvolvimento dos indivíduos.  A metodologia é inspirada em diversas outras abordagens e metodologias nacionais e internacionais como, por exemplo, Pedagogia da Cooperação, Jogos cooperativos, Dragon Dreaming, Comunicação Não-violenta, Mindfulness, entre outras. Ressaltamos que a metodologia é capaz de transformar o processo educativo dos nossos projetos em uma experiência de aprendizagem diferenciada e potente.” disse Carolina

 

Com a missão de contribuir para a formação humana, por meio do desenvolvimento de habilidades socioemocionais e promoção da saúde mental, a fim de construir uma sociedade mais inclusiva, emocionalmente saudável e não violenta, o Revoar atua com o objetivo de solucionar a falta de uma educação humana que promova o desenvolvimento emocional, a saúde mental e uma cultura de não violência.

 

Para isso, oferece formações com foco no desenvolvimento socioemocional, saúde mental, bem-estar e na construção de uma cultura de paz para educadores, jovens, escolas e OSC.

 

A idealizadora

O Instituto Revoar surgiu do sonho da graduada e mestre em ciências sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Carolina Machado de Senna Figueiredo, de 44 anos, que desde o período escolar atua na área social, diretamente em OSC e favelas, como: Vigário Geral, Rocinha, Complexo do Chapadão e Cantagalo, no Rio de Janeiro. Além disso, também foi voluntária na África do Sul, trabalhando com projetos sociais e favelas. 

divulgação Leia Mais

Beti Rozen será uma das representantes da literatura brasileira na 7ª edição do Focus Brasil

Frigelar Leia Mais

As cidades mais quentes do Brasil: calor impulsiona demanda por climatização

OBS - Crédito fotográfico Maya Boaretto Leia Mais

Teatro Fashion Mall recebe a Orquestra Brasileira de Sapateado com o espetáculo “Pés, Bolas, Sons e Algo Mais”

São Paulo volta à Idade Média com o Medieval Experience – Edição Halloween Leia Mais

São Paulo volta à Idade Média com o Medieval Experience – Edição Halloween

FertiSystem Leia Mais

Grupo com forte DNA no agro amplia protagonismo em gestão de pessoas com prêmios em 2025

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.