Conecte-se conosco

Notícias

Instituto Maria da Penha realiza cursos de capacitação contra a violência doméstica

Publicado

em

Instituto Maria da Penha realiza cursos de capacitação contra a violência doméstica

Com sede em Fortaleza e representação em Recife, o Instituto Maria da Penha (IMP), organização não governamental sem fins lucrativos e de referência de luta no combate à violência doméstica contra a mulher, realiza, em ambas capitais nordestinas, o curso Defensoras e Defensores dos Direitos à Cidadania (DDDC) nas universidades, faculdades e em áreas de vulnerabilidade social. A iniciativa tem o objetivo de promover mudanças na atitude dos cidadãos e cidadãs diante da questão da violência doméstica. Com turmas desde 2011, foram formadas aproximadamente 800 pessoas, entre Recife e Fortaleza.

O programa de Formação de Defensoras e Defensores dos Direitos da Cidadania contribui com o poder público no que diz respeito às formas de criação de mecanismos técnico-pedagógicos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Abordando temas como cidadania, direitos das mulheres, violência doméstica, saúde da mulher, Lei Maria da Penha e políticas públicas, o IMP busca implementar uma cultura de sensibilização, conscientização e ações de enfrentamento à violência doméstica por meio da capacitação de diversos públicos. Com isso, o Instituto tem o objetivo de formar multiplicadores capazes de detectar situações de violação de direitos, especialmente no tema da violência contra a mulher.

Instituto Maria da Penha

Fundado em 2009, o Instituto Maria da Penha (IMP) é uma organização não governamental sem fins lucrativos. O seu surgimento está diretamente ligado à história de vida de Maria da Penha, que se tornou um símbolo de luta no combate à violência doméstica contra a mulher. Diante desse contexto, o papel do IMP é estimular e contribuir para a aplicação integral da lei, bem como monitorar a implementação e o desenvolvimento das melhores práticas e políticas públicas para o seu cumprimento. Além disso, o Instituto busca promover e apoiar ações sociais que elevem o nível de qualidade da vida física, emocional e intelectual das mulheres; desenvolver um trabalho estratégico de conscientização sobre os conceitos ligados à cultura de gênero e violência sexista; e incentivar o debate para promoção de investimento social capaz de garantir os direitos de cidadania, justiça, trabalho, emprego e geração de renda da mulher e da família.

Serviço:

Instituto Maria da Penha

Instagram: @institutomariadapenha

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *