Conecte-se conosco

SP

Instituto de Criminalística do Estado completa 96 anos de atuação

Publicado

em

O Instituto de Criminalística Dr. Octávio Eduardo de Brito Alvarenga (IC) completou no último dia 30 de dezembro 96 anos de atuação junto a segurança do Estado de São Paulo. Durante este período conquistou seu espaço e provou sua importância para o cumprimento da justiça. Atualmente subordinado a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), conforme decreto nº6290 de 1998, atua ao lado do Instituto Médico Legal (IML).

O nome do IC faz alusão a um dos marcos mais importantes de sua história, quando o perito Octávio Eduardo de Brito Alvarenga assumiu sua direção, em 1929. Alvarenga foi um dos maiores nomes da Criminalística no Brasil e realizou grandes feitos por meio da ciência e em prol da sociedade.

O IC tem por atribuição auxiliar a Justiça fornecendo provas técnicas sobre locais, materiais, objetos, instrumentos e pessoas envolvidos em processos criminais. Através da perícia criminal, feita por um profissional desta categoria, são elaborados laudos a respeito das ocorrências em que a infração tenha deixado algum vestígio com o objetivo de identificar os autores, envolvidos, causas, modus operandi, vítimas e etc.

“É uma grande honra poder dirigir uma Instituição tão importante para a justiça, responsável pela principal prova do processo que é a prova material. A perícia paulista hoje representa em termos de números, quase 50% do efetivo Nacional, é a maior Instituição Pericial da América Latina. Equipada hoje com o que há de mais moderno em termos de equipamentos e metodologia de atuação, reconhecida principalmente na excelência dos seus profissionais onde repousa o reconhecimento da defesa da justiça através da aplicação da ciência. Parabéns a todos profissionais que se orgulham de pertencer a tão nobre Instituição chamada carinhosamente de IC”, disse o diretor do Instituto de Criminalística, Mauricio Lazzarin, em homenagem a data.

Composto por núcleos de perícia técnica na Capital, Grande São Paulo e Interior, o instituto ainda possui núcleos periciais especializados como: Acidentes de Trânsito, Crimes Contábeis, Crimes Contra o Patrimônio, Crimes Contra a Pessoa, Documentoscopia, Engenharia, Perícias Especiais, Identificação Criminal e Perícias de Informática. Além destes, há também setores voltados as áreas de exames, análises e pesquisas – estando todos estes núcleos concentrados na unidade da capital paulista para atendimento do Estado.

“Prezados colegas Peritos Criminais, Fotógrafos, Desenhistas, Técnicos e todos os colaboradores de várias carreiras. Até o último dia do ano de 2018, tive a honra de dirigir essa Instituição “Instituto de Criminalística” conhecida entre nós todos como IC, que hoje venho parabenizar. O IC é órgão integrante da Polícia Científica do Estado de São Paulo e por esta data comemorativa que está preste a completar quase cem anos de existência, isso representa mais uma vitória da Ciência na busca da verdade real, que surge quando da realização da prova técnica em benefício de toda a sociedade, sempre a serviço da Justiça”, declarou Maurício Rodrigues, Superintendente da Polícia Técnico-Científica (SPTC).

Para ingressar no Instituto de Criminalística é obrigatório prestar concurso público voltado para a SPTC e ter formação mínima do 2º grau completo – sendo exigida graduação para determinadas funções.

Ainda em homenagem aos profissionais, o diretor do IML que atua em conjunto ao IC afirmou: “Terminando o ano de 2020, que muitas dificuldades trouxe a nosso Estado de São Paulo devido à pandemia Covid-19, encontramos um motivo para comemorar. Nestes 96 anos de existência do IC da SPTC, vivemos um crescente desenvolvimento científico em prol da Justiça. Parabéns ao IC, parabéns à população de São Paulo”.

Ricardo Macario

Link

Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA