Workshop de gastronomia sustentável marca início de iniciativa inédita que mapeia talentos e negócios nas comunidades
O Instituto Aupaba deu início ao projeto “Jornada Inovadora do Turismo”, uma iniciativa inédita que vai criar um roteiro de turismo regenerativo das favelas do Rio de Janeiro. O pontapé inicial acontece no próximo dia 12 de julho, com workshop gratuito de gastronomia sustentável ministrado pela chef Regina Tchelly, da Favela Orgânica, no Sindicato dos Metalúrgicos, em Benfica.
A atividade vai reunir moradores das favelas da Mangueira, Providência, Tuiuti, Maré e Salgueiro para aprender técnicas de aproveitamento integral dos alimentos. “Estou muito feliz com essa parceria com o Instituto Aupaba. É uma iniciativa que abre portas e cria oportunidades para empreendedores de diversas áreas nas comunidades”, afirma Regina Tchelly.
O projeto, que deve ser concluído até setembro, representa muito mais que um simples roteiro turístico. Trata-se de uma ferramenta de transformação social que vai mapear pequenos empresários das comunidades, destacando talentos e habilidades nas áreas de gastronomia, cultura, arte, artesanato e beleza.
“Planejamos mapear os pequenos empresários das comunidades, destacando seus talentos e habilidades, seja nas áreas de gastronomia, cultura, arte, artesanato e beleza, entre outras. No roteiro, vamos descobrir talentos e vocações e trazer o perfil de cada favela”, destaca Luciana De Lamare, presidente do Instituto Aupaba.
A chef Regina Tchelly, natural de Serraria, interior da Paraíba, chegou ao Rio aos 20 anos e trabalhou como doméstica antes de se descobrir na gastronomia sustentável. Sua trajetória inspira outros moradores de favelas a encontrarem oportunidades no empreendedorismo social.
“No meu workshop, trago uma proposta de consciência e respeito pela comida e pelo planeta, com receitas de aproveitamento integral dos alimentos, saborosas, nutritivas, de baixo custo e alto valor afetivo. É a força da cozinha de afeto e dos saberes populares transformando realidades”, explica a chef.
O roteiro de turismo regenerativo vai informar dados e detalhes dos negócios existentes em cada favela, destacando suas peculiaridades. A ideia é incrementar negócios nas favelas com respeito à sustentabilidade, promovendo transformação social.
“Mais do que capacitar, queremos fomentar o orgulho local, impulsionar a economia comunitária e promover um turismo que valorize as raízes culturais e a sustentabilidade, criando oportunidades duradouras para os moradores e um legado positivo para toda a cidade”, destaca De Lamare.
O projeto nasceu após dez meses de escuta ativa realizada pelo Instituto nas comunidades. “Nosso projeto é fruto de meses de escuta comunitária. E a ideia é provocar a cultura empreendedora nas comunidades a partir de bons exemplos e do que eles já estão produzindo”, explica a presidente.
Além das intervenções locais, será disponibilizada uma plataforma online com cursos e palestras, mais de 20 vídeos de treinamento sobre empreendedorismo, inglês básico para turismo e práticas ambientais, complementados por cinco publicações didáticas.
SERVIÇO:
Workshop “Gastronomia sustentável” com a chef Regina Tchelly
Data: 12 de julho, sábado
Horário: 9h30 às 13h
Local: Sindicato dos Metalúrgicos – Rua Ana Nery, 152, Benfica
Inscrições: https://forms.gle/332EZFGjPtThh5cg7
Totalmente gratuito – Vagas limitadas