Home Entretenimento Inédito, documentário brasileiro ‘Stimados Autistas’ será disponibilizado no ‘Assim Vivemos’ online na terça-feira, 13
Entretenimento

Inédito, documentário brasileiro ‘Stimados Autistas’ será disponibilizado no ‘Assim Vivemos’ online na terça-feira, 13

Envie
Default Featured Image
Envie

O média-metragem Stimados Autistas, de Cristiano de Oliveira, disponibilizado nesta terça-feira, 13, às 17h, na edição online do Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência’, parte de uma experiência pessoal do diretor. Seu filme fala sobre o diagnóstico tardio de autistas adultos – como ele – de como é conviver sem uma definição e o que muda após a confirmação. Após a exibição, às 19h, acontece o debate Autismo e Neurodiversidade com participação de Cristiano de Oliveira e de Laís Silveira Costa, doutora em saúde pública e cofundadora do AcolheDown. Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, apresentam o evento.

Fico muito feliz em participar do Assim Vivemos. Para mim, é o reconhecimento por um trabalho bem feito. Os espectadores poderão aprender sobre autismo a partir do ponto de vista dos próprios autistas. O documentário aborda diversos temas de relevância dentro do autismo, mas a mensagem principal é a importância do diagnóstico para a melhor compreensão de si mesmo e de seu lugar no mundo – comenta Cristiano.

Gravado remotamente durante a pandemia, Stimados Autistas levou dois meses para ficar pronto. Cristiano foi responsável por todo o processo, desde a concepção até a finalização. Ele entrevistou seis personagens e também gravou depoimento contando sua história. Fonoaudiólogo formado pela Universidade Federal de São Paulo e pós-graduado em audiologia clínica, Cristiano recebeu o diagnóstico de autismo aos 34 anos, sua idade atual. O título, ‘Stimados Autistas’, é um trocadilho com o termo ‘Stim’, expressão em inglês para comportamentos repetitivos e estereotipados, com a palavra ‘estimados’.

O caminho para acabar com mitos sobre autismo é ouvir o que os próprios autistas têm a dizer. Como foi feito no nosso documentário: foi produzido por uma pessoa autista, com convidados autistas, e com diversidade de pontos de vista. Com a presença de homens, mulheres, negros e brancos, com diferentes personalidades e necessidades de suporte variados – ressalta o diretor.

Para assistir aos filmes, basta entrar em www.assimvivemos.com.br  Até o dia 13, as produções serão disponibilizadas em duas sessões diárias: às 15h e às 17h.  Às 19h terá início o debate em link específico divulgado no site do festival. A mediação dos bate-papos será feita por Lara Pozzobon, uma das fundadoras do Assim Vivemos. Até quarta-feira, 14, último dia do evento, todo o conteúdo ficará disponível no site.

Os filmes contarão com recursos de acessibilidade como a audiodescrição e as legendas LSE (para surdos e ensurdecidos), além interpretação em LIBRAS. Os debates terão interpretação em LIBRAS. Será distribuído gratuitamente por e-mail material didático com sugestões de atividades para professores e profissionais da área, inspirado nos temas retratados nas produções, podendo ser aplicadas tanto para alunos como para professores.

Esta edição online só foi possível porque a Cinema Falado Produções, organizadora do festival, foi contemplada no edital Lei Aldir Blanc. Participam 14 filmes nacionais e estrangeiros de edições passadas e dois inéditos brasileiros entre curtas, médias e longas-metragens. Realizado bienalmente desde 2003 – há 18 anos – no segundo semestre de 2021 está prevista a 10ª edição com produções inéditas. O evento será presencial nas cidades do Rio de Janeiro, de Brasília e de São Paulo.

Para conferir a programação completa do Assim Vivemos, acesse:

http://www.assimvivemos.com.br

Para fotos dos filmes, acesse:

https://drive.google.com/drive/folders/1ZtUk8BAwE5WIxrz5VxRI0tXi-OmJTAHb?usp=sharing

Para imagens dos filmes do Assim Vivemos Online, acesse:

https://youtu.be/Oil3zn6Dgv0

Para download das imagens, clique aqui:

https://vimeo.com/529448841/5de1ebc53d

 

A PROGRAMAÇÃO

Dia 13 – terça-feira

Exibição 17h – Stimados Autistas (Brasil, 2020, 55 min.) Dir. Cristiano de Oliveira

Adultos autistas diagnosticados tardiamente falam com outro autista sobre como foi crescer sem o diagnóstico, como foi a busca por profissionais e sobre as adaptações feitas após descobrirem que são autistas.

Debate 19h – Autismo e Neurodiversidade

Cristiano de Oliveira, diretor de Stimados Autistas, é fonoaudiólogo formado pela Universidade Federal de São Paulo, pós-graduado em audiologia clínica pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Recebeu o diagnóstico de autismo aos 34 anos, sua idade atual. Devido à importância que o diagnóstico teve e por ter um apreço especial pelo gênero documentário, fez o filme que aborda esse tema.

Laís Silveira Costa é cofundadora do AcolheDown, membro do Inclusive e do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência; Doutora em saúde pública pela ENSP-Fiocruz, onde hoje atua como docente e pesquisadora. Em sua trajetória, relaciona os processos de mudanças na saúde com a necessidade de emancipação dos sujeitos e atuado no acolhimento de familiares de PcD. Organiza processos de discussões científicas, políticas e de engajamento público, com impacto na formação de conhecimento que traz à luz pessoas ignoradas historicamente.

Sobre o Festival Assim Vivemos

Realizado desde 2003, o Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência, conta com o patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil. Evento bienal, promove a reflexão sobre temas como preconceito, invisibilidade social, mobilidade, afeto, superação, autonomia, inclusão e acessibilidade, trazendo para o Brasil o melhor da produção audiovisual mundial sobre o assunto.

Entre suas produções estão curtas, médias e longas metragens de diferentes nacionalidades que formam um mosaico diverso, abrangente e rico sobre as questões que envolvem as pessoas deficientes e consequentemente toda a sociedade. Em todas as sessões são disponibilizados recursos de acessibilidade como a audiodescrição e legendas LSE (para surdos e ensurdecidos) e interpretação de LIBRAS.

O Assim Vivemos já se consolidou como um importante espaço de reflexão já que também promove debates e oficinas sobre temas levantados pelos filmes, onde pessoas com deficiência e profissionais de referência com e sem deficiência se encontram. Com curadoria delicada e cuidadosa, que busca dar o espaço de fala e o protagonismo para as pessoas com deficiência contarem suas histórias, o Festival Assim Vivemos se revela uma experiência que encanta e transforma todos os públicos.

Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência

De 10 a 14 de abril de 2021

Edição online a gratuita através do site www.assimvivemos.com.br

Duas sessões de filmes por dia: às 15h e às 17h. Debate às 19h.

Ex-Polegar emociona ao relembrar trajetória musical e revela bastidores inéditos no podcast Business Rock

Ex-Polegar emociona ao relembrar trajetória musical e revela bastidores inéditos no podcast Business Rock

Leia Mais
COPAG leva experiência imersiva de Disney Lorcana e Pokémon TCG ao Ligafest 2025

COPAG leva experiência imersiva de Disney Lorcana e Pokémon TCG ao Ligafest 2025

Leia Mais
COPAG leva jogos e interatividade ao “Museu da Imaginação” durante todo o mês de julho

COPAG leva jogos e interatividade ao “Museu da Imaginação” durante todo o mês de julho

Leia Mais
Após perder 91 kg, influenciador diz que só se sentiu digno de ser amado com ajuda da terapia

Após perder 91 kg, influenciador diz que só se sentiu digno de ser amado com ajuda da terapia

Leia Mais
Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana

Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana

Leia Mais
Envie