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Inclue e Shopping Plaza Sul marcam o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência com ações que valorizam a autonomia e o respeito no atendimento ao cliente.

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Inclue e Shopping Plaza Sul marcam o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência com ações que valorizam a autonomia e o respeito no atendimento ao cliente.

São Paulo, 21 de setembro de 2024Em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado hoje, a startup Inclue reforça seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade. A empresa, pioneira no desenvolvimento de soluções tecnológicas para pessoas com deficiência e 60+, destaca a importância de garantir que todos tenham acesso aos mesmos direitos e oportunidades.

Uma pesquisa recente do Procon-SP revelou um dado alarmante: 92% das pessoas com deficiência enfrentam barreiras ao fazer compras em lojas físicas. Essa realidade evidencia a necessidade urgente de ações que promovam a acessibilidade e a inclusão.

“Eu amei esse serviço, me senti tão respeitada, tão compreendida, eu me senti cliente de um shopping pela primeira vez na minha vida. Senti que aquele local estava realmente aguardando e desejando a minha visita”, essa foi a sensação de Luzia Firmino após visitar o Plaza Sul, o primeiro shopping a integrar os serviços da Inclue, uma plataforma que oferece treinamento para os funcionários do varejo atenderem pessoas com deficiência e idosos.

A Inclue foi fundada em 2019 por Sonny Pólito e Rodrigo Piris. Sonny possui deficiência visual e Rodrigo foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os dois trazem como missão proporcionar inclusão na experiência de consumo. E esse compromisso impactou a vida de muitas pessoas.

Luzia não enxerga com o olho direito e tem apenas 10% de visão do esquerdo. “Eu tenho baixa visão e sempre tive muita dificuldade em fazer compras nessas lojas grandes, porque é muito difícil achar as coisas, a estrutura me confunde, tem muitas araras e informações visuais. Quando consigo encontrar algo que me agrade, tenho outro desafio: achar o tamanho que seja bom para mim, porque algumas etiquetas são minúsculas”, relatou.

Além do layout pouco acessível das lojas, há um problema ainda maior no caminho: o atendimento. Para Aline Meneses Ferreira visitar lojas antes de conhecer a Inclue era muito diferente: “Muitos funcionários preferem não atender pessoas com deficiência, pois eles têm que ter paciência, não é qualquer vestimenta que se adequa às condições físicas e não são todos que conseguem carregar sacolas”.

A falta de empatia dos atendentes também já causou muitos incômodos em Luzia: “A sensação que eu tenho é de que as pessoas pensam que você está querendo se aproveitar, porque elas falam ‘ou você enxerga ou você não enxerga’. Se é totalmente cego, tratam ok, mas com baixa visão, tem muito preconceito”.

Mas conhecer a Inclue foi um divisor de águas na vida da Aline e da Luzia. “Eu entrei na loja e já tinha uma vendedora me esperando na porta. Todo o atendimento e companhia que ela me prestou foi muito bom. Muitas pessoas dependem de alguém da família para poder fazer compras e com esse aplicativo eles podem ter total liberdade de fazer isso sozinhos. Ter essa possibilidade de ajuda, seja para segurar a sacola, para que te levem nos melhores lugares para encontrar o que se precisa, para companhia, uma boa conversa, um bom entretenimento, eu acho isso bem legal”, contou a paratleta sobre sua primeira experiência usando a ferramenta.

Quando soube que o shopping Plaza Sul havia fechado uma parceria com a Inclue, Luzia quis logo conferir. “Era tudo que eu sempre quis, chegar no shopping e ter uma pessoa disponível para me auxiliar”. E o serviço superou as expectativas. “A pessoa que me atendeu começou a falar comigo algumas horas antes e ela foi muito educada. Combinamos um ponto de encontro e eu me atrasei, porque era um lugar que eu nunca tinha ido, então foi um pouco difícil de chegar, mas ela falou que não tinha problema, foi super compreensiva. Em nenhum momento ela me tratou como se eu fosse inferior. Eu achei um serviço realmente inclusivo, que dá autonomia e que realmente transmite a ideia de que aquele lugar foi preparado para receber pessoas com a necessidade visual que eu tenho. O serviço que ela prestou fez toda a diferença para mim e eu fiquei realmente muito emocionada porque eu me senti respeitada”, concluiu.

Mas a chegada da Inclue ao Plaza Sul não foi especial somente para os clientes. “Além de colaboradora, também tenho necessidades especiais, e saber que o shopping onde trabalho se dedica a apoiar e valorizar esses consumidores me fez sentir um profundo senso de pertencimento”, expôs Elis Nascimento, Analista de Cobrança da área de Negócios, que participou ativamente do treinamento da plataforma.

Treinamento Inclue

Quando uma empresa decide utilizar os serviços da Inclue para melhorar o atendimento a pessoas com deficiência e 60+, os colaboradores designados passam por um treinamento com os fundadores, Rodrigo e Sonny, através do sistema de Educação à Distância (EaD) da plataforma.

Este treinamento é o coração da Inclue, como explica o sócio fundador, Sonny: “A primeira coisa que nós fazemos é uma sensibilização. Reunimos todos os colaboradores e falamos sobre diversidade, inclusão, empatia e explicamos também o quanto pessoas com deficiência querem consumir e como fazer isso com total autonomia é importante para elas. O principal objetivo do nosso treinamento é ensinar como atender pessoas com deficiência visual, pessoas com deficiência auditiva, pessoas com deficiência física, pessoas com autismo, pessoas idosas, pessoas com síndrome de Down”.

É importante ressaltar que não é necessário que a empresa direcione um funcionário exclusivamente para essa tarefa, já que o atendimento inclusivo é agendado com data e horário específicos através do aplicativo da Inclue, que pode ser baixado tanto no Sistema Android, quanto no IOS. O app consome pouco espaço de memória do smartphone e é bem simples de ser utilizado.

Basta fazer o cadastro, efetuar o login, selecionar a loja cadastrada na qual quer efetuar a compra, indicar data e horário e selecionar as necessidades específicas. Os dados apresentados são recebidos pela loja escolhida.

Se depender de Aline, não vão faltar clientes para utilizar os serviços da ferramenta “Eu sempre indico para quem precisa de ajuda, porque muitas pessoas com deficiência não saem de casa por não ter um suporte ou um acompanhante, então eu acho uma ótima forma de sair de casa. Com este aplicativo, eles podem ter essa possibilidade de ajuda”.

“Ainda temos um longo caminho pela frente na jornada da inclusão, mas o que importa é que demos o primeiro passo e estamos construindo juntos esta história. Estou esperançosa e animada para que esse projeto seja multiplicado para outros shoppings, permitindo que mais consumidores especiais se sintam tão valorizados e incluídos como podemos presenciar aqui”, completou Elis.

Além do shopping Plaza Sul, é possível utilizar os serviços da Inclue em algumas unidades da Renner, são elas: shopping Ibirapuera (SP), shopping Itaquera (SP), Botafogo (RJ), Recreio (RJ) e Jacarepaguá (RJ).

Sobre a Inclue

A Inclue é uma plataforma pioneira no Brasil que se concentra em melhorar a experiência de compra para pessoas com deficiência. Fundada em 2019 por Sonny Pólito e Rodrigo Piris, a Inclue oferece treinamento para funcionários do varejo, capacitando-os a atender melhor pessoas com deficiências e idosos, com o objetivo de criar um ambiente de consumo mais inclusivo e empático.

Sonny Pólito, que possui deficiência visual, e Rodrigo Piris, diagnosticado no espectro do autismo, criaram a Inclue para enfrentar os desafios que as pessoas com necessidades específicas muitas vezes enfrentam ao fazer compras. A plataforma ajuda a conectar esses consumidores às marcas por meio de soluções inclusivas, permitindo que eles façam suas compras com mais liberdade e dignidade.

A Inclue foi reconhecida por sua abordagem inovadora, ganhando prêmios como o Startup Weekend Diversidade e Inclusão e o prêmio ABRAS/ABDI de melhor experiência de consumo para deficientes visuais​.

Quer saber mais sobre a Inclue ou entrevistar os sócios fundadores? Entre em contato com:

Amanda de Amorimamanda.amorimk@gmail.com – (11) 99336-2543

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