Home Tecnologia IA revoluciona o turismo no Brasil e no México em temporada de férias histórica
Tecnologia

IA revoluciona o turismo no Brasil e no México em temporada de férias histórica

Envie
Divulgação
Divulgação
Envie
  • A inteligência artificial desponta no setor de turismo como principal impulsionadora de uma experiência de viagem mais inteligente e conectada.
  • Com soluções como o Agente de Concierge de Hotel da Gupshup, os viajantes recebem suporte em tempo real pelo WhatsApp, com recomendações personalizadas e assistência antes, durante e após a estadia.

 Com o período de férias de julho impulsionando um aumento histórico na atividade turística, Brasil e México estão atingindo novos marcos no setor. O Brasil registrou o melhor primeiro semestre para o turismo desde 1972, enquanto o México também bateu recordes de chegadas internacionais. Mas além dos números, uma revolução silenciosa está transformando a experiência dos viajantes: o uso estratégico da inteligência artificial (IA).

No Brasil, a plataforma de viagens Decolar lançou um assistente de viagens com IA que acompanha os usuários durante toda a jornada — do planejamento e da reserva até o retorno para casa. No México, 80% das empresas de turismo já utilizam IA para aprimorar a experiência dos turistas, segundo uma pesquisa recente. 

“Brasil e México são líderes em transformação digital e turismo na América Latina. A viagem assistida por IA é o próximo passo natural para essa nova geração de viajantes conectados”, afirma Bruno Montoro, diretor e head de negócios corporativos para a América Latina da Gupshup, empresa especializada em IA conversacional.

Um novo perfil de turista está em ascensão: digital, independente e com foco no mobile. Esses viajantes dispensam agências tradicionais e até computadores, preferindo planejar todos os detalhes pelo celular e pelas redes sociais. Segundo a Statista, em 2024, os dispositivos móveis já respondem pela maioria do tráfego em sites de viagem no mundo, e a receita dos aplicativos de turismo triplicou desde 2018.

Nos dois países, o uso de dispositivos móveis e redes sociais é especialmente alto. Os usuários passam mais de três horas por dia nas redes, o que está em sintonia com o fato de que 75% dos viajantes em todo o mundo hoje buscam inspiração para as férias nas mídias sociais.

“Essas tendências mostram exatamente porque acreditamos que a IA está se tornando o companheiro de viagem ideal para essa nova onda de turistas latino-americanos”, afirma o porta-voz.

Segundo a pesquisa Global Travel Trends 2024, 80% dos viajantes utilizaram algum tipo de inteligência artificial nos últimos dois anos para planejar ou melhorar suas viagens — e essa influência só cresce, especialmente com a integração da IA conversacional, que permite interações em tempo real e personalizadas.

Dados da Gupshup mostram que 70% dos consumidores esperam uma comunicação instantânea, e 64% exigem respostas em tempo real. Empresas que adotam IA têm registrado benefícios concretos, como redução de 30% nas ligações ao suporte e até 70% de aumento na eficiência operacional.

Uma das soluções de destaque da Gupshup é o Agente de Concierge com IA, criado para o setor de hospitalidade. Ele acompanha os hóspedes desde o pré-check-in até o pós-estadia, oferecendo recomendações locais, gerenciando upgrades e coletando feedback — tudo por meio de plataformas como o WhatsApp, utilizando processamento de linguagem natural.

“Este é apenas um exemplo de como a inteligência artificial pode oferecer uma experiência de viagem mais fluida e personalizada”, afirma Montoro. “Ela se encaixa perfeitamente na forma como os viajantes de hoje preferem planejar e gerenciar suas viagens — por meio de dispositivos móveis, aplicativos e redes sociais.”

De sugestões personalizadas de destinos a sistemas inteligentes de reserva e check-in automatizado, a IA está transformando todas as etapas da jornada do viajante, oferecendo conveniência, agilidade e um toque de humanidade.

“A tecnologia pode ser complexa nos bastidores, mas nosso foco é simples: entregar o que os viajantes realmente desejam — respostas em tempo real, suporte 24 horas por dia e experiências personalizadas que permitam a eles focar no que realmente importa: aproveitar a viagem”, conclui Bruno Montoro.

Sobre a Gupshup
A Gupshup é a líder global em engajamento com IA conversacional, com sua plataforma Conversational Cloud, que permite que empresas se comuniquem, anunciem e conversem com seus clientes. Nossas soluções de engajamento conversacional ajudam mais de 45 mil marcas em todo o mundo a oferecer uma experiência do cliente transformadora, impulsionar o crescimento e aumentar a receita — tudo isso com redução de custos. A plataforma da Gupshup, líder no setor, movimenta mais de 120 bilhões de mensagens por ano em mais de 60 países — incluindo Índia, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, México, Indonésia, Cingapura e Estados Unidos, entre outros. Principais bancos, fintechs, varejistas e plataformas de e-commerce como IDFC Bank, Flipkart, Estée Lauder, Swiggy, Standard Chartered Bank, FedEx, Landmark Group, Petromin, L’Oréal, Mattel e Reserva utilizam o poder da Conversation Cloud da Gupshup. A Gupshup é um unicórnio com investidores de peso como Tiger Global, Fidelity Management and Research Co. LLC, entre outros. Para mais informações, acesse: www.gupshup.io.

 

O que é marketing digital e por que ele é essencial para qualquer empresa

O que é marketing digital e por que ele é essencial para qualquer empresa

Leia Mais
IA revoluciona o turismo no Brasil e no México em temporada de férias histórica

IA revoluciona o turismo no Brasil e no México em temporada de férias histórica

Leia Mais
Por que aprender inteligência artificial desde cedo é essencial para o futuro profissional

Por que aprender inteligência artificial desde cedo é essencial para o futuro profissional

Leia Mais
App brasileiro usa inteligência artificial para transformar mobilidade urbana de pessoas com deficiência visual

App brasileiro usa inteligência artificial para transformar mobilidade urbana de pessoas com deficiência visual

Leia Mais
Como organizar sua biblioteca digital no Kindle e ler com mais produtividade

Como organizar sua biblioteca digital no Kindle e ler com mais produtividade

Leia Mais
Envie