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‘IA é muito cara’ – Em nova pesquisa, executivos de comércio eletrônico brasileiros citam custos da ferramenta como principal barreira para crescimento 

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Quase metade (43%) dos executivos brasileiros de comércio eletrônico acha que a Inteligência Artificial é “muito cara”, citando esse como o principal motivo para não usar ferramentas de IA para impulsionar o crescimento dos negócios, de acordo com a última pesquisa da Yandex Ads. Isso ocorre apesar de um quarto (25,6%) dos entrevistados dizer que usaria a IA para “otimizar o ROAS (Return on Ad Spend) para o tráfego gerado”, e outro quarto (24,6%) revelar que usaria a mesma tecnologia para “prever tendências de vendas” – se a tecnologia fosse mais acessível.

A pesquisa foi realizada com mais de 200 profissionais de comércio eletrônico no Brasil, divididos igualmente entre homens e mulheres com idades entre 18 e 65 anos.

“Sabemos que os brasileiros são alguns dos usuários mais entusiastas do ChatGPT em todo o mundo, ocupando o quarto lugar no ranking, com 34% dos brasileiros já tendo conversado com IA por meio de seus smartphones e 82% dos brasileiros dizendo que estão satisfeitos com o ChatGPT, além de outras ferramentas de IA”, comenta Fernanda Vargas, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Yandex Ads no Brasil. “O que torna isso ainda mais surpreendente é um número tão alto de profissionais citar o custo como o principal obstáculo para alcançar o crescimento do mercado impulsionado pela IA.”

A pesquisa conduzida pela Yandex Ads também aborda as maiores preocupações e desafios dos profissionais brasileiros de comércio eletrônico no mercado, suas métricas mais importantes para o sucesso e onde eles gostariam de expandir no futuro. “O perfil do profissional de comércio eletrônico brasileiro que a pesquisa revelou é altamente adaptável, inovador e experiente”, acrescenta. “Mas atualmente está sentindo a pressão dos altos custos e da incerteza a longo prazo.”

Quando questionados sobre sua maior preocupação com o trabalho no presente e num futuro próximo, a maior proporção (34,3%) dos entrevistados citou “turbulência geopolítica e econômica, o que dificulta o planejamento de longo prazo”, seguida por “mudanças tecnológicas instantâneas” (31,4%). Preocupações menos populares, mas ainda significativas, citadas pelos entrevistados foram “estagnação dos negócios” (17,4%) e “dificuldade de adaptação e integração das tecnologias atuais” (15,9%).

O aumento dos custos e a redução dos orçamentos também pesam muito na mente de muitos profissionais brasileiros de comércio eletrônico quando se trata de limitações de crescimento. A maior proporção de entrevistados (34,8%) cita um “aumento no custo de aquisição em marketing digital” como o principal obstáculo que os impede de expandir seus negócios e demonstrar crescimento contínuo. Além disso, quase metade (43%) de todos os entrevistados afirma que os “limites orçamentários” são os “principais desafios na execução do marketing digital”.

Quando se trata de quais estratégias estão funcionando para os profissionais brasileiros de comércio eletrônico no momento, 68,6% escolhem a mídia social como a principal estratégia de marketing digital para impulsionar o crescimento. Já 35,7% dos profissionais de marketing têm “três ou mais” plataformas pagas em seu mix de marketing atual, em comparação com 33,8%, que têm dois, e 30,4%, que têm um.

“Mais de dois terços (69,5%) dos profissionais brasileiros de comércio eletrônico que optaram por várias plataformas de marketing pago parecem estar muito satisfeitos com sua expansão”, explica ela. “Quando perguntados sobre os resultados que obtiveram com o uso de mais de uma plataforma de marketing pago, uma grande maioria (68,1%) disse que notou um ‘crescimento imediato’ em vendas, receita, tráfego e outras métricas.”

Outros insights revelados pela pesquisa foram que a maior proporção (34,8%) dos entrevistados escolheu, de longe, o ROAS – retorno sobre o gasto com publicidade – como a métrica mais importante na publicidade digital, com o CPA – custo por ação/custo por conversão – em um distante segundo lugar como a métrica preferida de 17,9% dos entrevistados. Por fim, olhando para o futuro, a maior proporção de entrevistados (35,7%) gostaria de experimentar a mídia varejista como um canal de marketing adicional, sendo a segunda opção mais popular os anúncios em aplicativos (26,6%).

“Esperamos que essa pesquisa ajude tanto os profissionais brasileiros de comércio eletrônico quanto as empresas que fazem negócios com eles a entender melhor o ambiente atual do mercado, e quais são as principais preocupações e prioridades dos profissionais”, diz ela.

“Além disso, temos ótimas notícias para os profissionais de marketing que procuram uma ferramenta acessível com IA que possa aumentar as conversões e prever as tendências de vendas, porque a Yandex está introduzindo seu produto Ads Ecomm+ no mercado brasileiro”, acrescenta.

O Yandex Ads Ecomm+ é um produto personalizado que usa algoritmos de IA para prever e aumentar as conversões em um estágio inicial, ajudando os profissionais de comércio eletrônico a executar campanhas orientadas por resultados, não com base em cliques ou impressões, mas em conversões.

“Introduzimos soluções de ponta desenvolvidas por uma das maiores empresas de tecnologia da Europa em um dos mercados de comércio eletrônico que mais cresce no mundo. Estamos animados em ver essa combinação única entre inovação brasileira e tecnologia europeia com IA para produzir resultados espetaculares”, conclui Fernanda.

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