Conecte-se conosco

Receitas

Guia ensina a diminuir o consumo de proteína animal no dia a dia

A Mercy for Animals disponibiliza caderno de receitas gratuito em comemoração ao Dia Mundial do Veganismo, no dia 1° de novembro

Publicado

em

Guia ensina a diminuir o consumo de proteína animal no dia a dia

Em comemoração ao Dia Mundial do Veganismo, a Mercy for Animals (MFA), está disponibilizando um guia que ensina o passo a passo para se preparar alimentos veganos, além de oferecer sugestões de receitas fáceis e práticas para o dia a dia.  O caderno de receitas é parte do projeto Feijão com Arroz, campanha realizada para estimular a adesão da população a um cardápio mais saudável, com uso exclusivo de ingredientes vegetais e de fácil preparo.

Pequenas mudanças podem contribuir, e muito, para tornar o mundo um lugar melhor. E o caminho para uma alimentação mais saudável, sustentável e sem sofrimento animal é possível e não depende de receitas complexas e nem ingredientes caríssimos. O bom e velho arroz e feijão já fornece todas as proteínas que o nosso organismo precisa.

O caderno de receitas desenvolvido pela MFA ensina a fazer um feijão saboroso, um arroz soltinho, e a proteína de soja sem complicações. O material também ensina a montar um prato balanceado sem produtos animais e enumera os principais alimentos usados para substituir o ovo e o leite, principalmente no preparo de bolos e pães.

Para colocar todos estes ensinamentos em prática, o livro também oferece receitas criativas e fáceis de fazer, para que você, no seu dia a dia, possa aumentar o consumo de cereais, verduras e legumes e diminuir o de proteína animal. Entre elas, o molho bolonhesa de lentilha, que é par perfeito para a macarronada; e o estrogonofe de grão-de- bico com creme de leite de inhame, que além de saboroso, é muito nutritivo.

Dia Mundial do Veganismo

O Dia Mundial do Veganismo é comemorado em novembro desde 1994. A data foi escolhida por Louise Wallis, presidente da The Vegan Society, na Inglaterra, para homenagear o 50º aniversário de fundação da organização e a invenção dos termos vegano e veganismo.

Embora não existam dados oficiais que estimem o número de veganos e vegetarianos no mundo, segundo algumas pesquisas independentes sugerem um crescimento significativo destes números. De acordo com o site Veganbusiness, há cerca de 5 milhões de veganos e vegetarianos no Reino Unido (o que corresponde a 7% da população). Nos Estados Unidos, este número sobe para 11 milhões de pessoas; e no Brasil, dados apontam que 7 milhões de pessoas se declaram veganas.

Para ter acesso ao caderno de receitas Feijão com Arroz, basta acessar o site feijaocomarroz.org.br e fazer o seu cadastro. No perfil do MFA no Instagram (@mfabrasil), é possível encontrar mais informações e receitas para quem já é vegano ou para quem quer diminuir as quantidades de proteína animal de sua alimentação.

Estrogonofe de grão-de-bico com creme de leite de inhame 
Ingredientes: 
• 1/2 xícara de chá de grão-de-bico cru
• 1 xícara de chá de molho de tomate
• 1 inhame pequeno
• 1 cenoura pequena
• 1/2 cebola
• Cerca de 1/8 de xícara de chá de água (para ajustar o ponto do creme de leite de inhame)
• 1 dente de alho
• Um fio de óleo vegetal
• Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto
Rende quatro porções.
Modo de Preparo: 
Creme de inhame:
1- Higienizar os inhames;
2- Cozinhá-los com casca e cortados pela metade até ficarem bem macios;
3- Descascar e processar os inhames com um pouco de água até atingir a textura de um creme liso. Reservar.
Estrogonofe:
1- Higienizar os legumes e cortar a cebola e o alho em cubos e a cenoura em meia-lua;
2- Cozinhar o grão-de-bico na panela de pressão até que esteja cozido, mas ainda firme;
3- Numa panela, refogar a cebola, o alho e a cenoura até dourar;
4- Adicionar o grão-de-bico cozido, o sal e os temperos e refogar por alguns minutos;
5- Incorporar o molho de tomate, um pouco de água, se necessário, esperar ferver e cozinhar a cenoura;
6- Adicionar aos poucos o creme de inhame até atingir a cor e textura desejada;
7- Apurar por alguns minutos, finalizar com cheiro verde.
Dicas:
• Cuide para não cozinhar demais o grão-de-bico. Queremos o grão al dente e não se desmanchando. Observe que o grão terminará de cozinhar no molho de tomate.
• Ajuste a cremosidade do prato adicionando água, se necessário.
• A cenoura pode ser substituída por diversos outros legumes ou cogumelos.

 

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *