Durante a COP30, que será realizada em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro, o Brasil deve receber mais de 40 mil visitantes, segundo estimativas da Fundação Getúlio Vargas. Esse movimento internacional deve impulsionar setores como hotelaria, gastronomia, transporte e comércio.
Diante desse cenário de visibilidade global e intensa atividade econômica, a Getnet, fintech global de meios de pagamento do Grupo Santander, reforça a importância do Conversor de Moedas (DCC – Dynamic Currency Conversion), solução que permite que turistas realizem pagamentos diretamente em suas moedas de origem, como dólar, euro e libra, no momento da compra. Atualmente, mais de 30 moedas estão disponíveis para conversão online nas maquininhas da empresa.
Lançado em fevereiro, o DCC tem ganhado força no mercado, registrando um crescimento de 17% no volume total de pagamentos em julho, consolidando sua relevância no portfólio da companhia e reforçando compromisso da Getnet com inovação e excelência na experiência do cliente.
“O Conversor de Moedas é muito mais do que uma funcionalidade; é uma ferramenta criada para atender às demandas de um mercado globalizado, onde praticidade e transparência são indispensáveis. Queremos apoiar empreendedores locais e fortalecer o comércio nacional em um momento estratégico, em que o Brasil estará sob os holofotes do mundo”, afirma Miguel Ramirez, Superintendente de produtos da Getnet.
Disponível nas maquininhas POS Smart e POS Clássica, o DCC pode ser utilizado em transações de crédito à vista com cartões internacionais das bandeiras Visa e Mastercard. Entre os principais diferenciais estão a simplicidade operacional, a transparência na conversão de valores e um benefício adicional para os lojistas: não há qualquer custo extra para utilizar a funcionalidade, já que as taxas de transação e os prazos de liquidação permanecem inalterados.
Além disso, os lojistas que usarem o DCC recebem cashback sobre os recebíveis na plataforma, funcionando como uma espécie de comissão pelo uso da solução, um diferencial que reforça o compromisso da Getnet com a valorização dos parceiros comerciais.
A tecnologia também melhora a experiência de compra dos turistas, que visualizam no momento da transação o valor da compra tanto em reais quanto em sua moeda de origem. O valor convertido é fixado na hora, evitando surpresas com variações cambiais na fatura do cartão. E ao optar pelo pagamento na moeda de origem, o visitante se livra da incidência de impostos sobre operações financeiras, tornando a compra ainda mais vantajosa.
Mais do que uma solução tecnológica, o DCC é um instrumento de inclusão econômica, que conecta negócios locais ao mercado global e potencializa as vendas em períodos de alta demanda, como a COP30, fortalecendo o turismo e impulsionando o desenvolvimento regional.
Sobre a Getnet Brasil
A Getnet é uma fintech global de pagamentos, com presença no Brasil, México, Chile, Argentina, Uruguai, Espanha e Portugal. É a segunda maior adquirente da América Latina e está entre as dez maiores do mundo em volume de transações. Projetada para comércios, ISVs, PayFacs, orquestradores e plataformas, a Getnet conecta tecnologias e mercados por meio de uma experiência unificada e multicanal, impulsionando o desempenho e o crescimento dos negócios. Seu portfólio completo inclui gateway de pagamento online, adquirência para lojas físicas e e-commerce, processamento de transações, prevenção de fraudes, serviços financeiros e soluções de valor agregado, personalizadas para setores como varejo, alimentação e bebidas, hotelaria e turismo. Em 2024, processou mais de €222 bilhões em 9 bilhões de transações, atendendo 1,3 milhão de clientes. Com mais de 20 anos de atuação no Brasil, é parte do Grupo Santander e integra a lista do Great Place to Work (GPTW).
Mais informações em https://getnet.com.br